TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saúde do trabalhador

Por:   •  23/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 2

• INTRODUÇÃO

Segundo Oliveira (2007), a atuação do fisioterapeuta no trabalho é de extrema importância, uma vez que o profissional está habilitado a estabelecer medidas de tratamento preventivo e corretivo, realizando um programa específico às necessidades da empresa, com vista às suas características próprias e interferindo satisfatoriamente na saúde do trabalhador.

Também, devem-se considerar as vantagens de uma empresa que mantém serviço de fisioterapia na saúde coletiva, como: o atendimento realizado no local de trabalho faz com que o funcionário não perca tempo em grandes deslocamentos e reduz as faltas no emprego por doenças musculoesqueléticas; diminuição de gastos com planos de saúde e rápida recuperação motora funcional; aumento da disposição e motivação para o trabalho, melhora da saúde física e mental e contribuição para a adoção de hábitos de vida mais saudáveis, com consequente aumento na produtividade da empresa.

Segundo Wisner (1987), ergonomia é um conjunto de conhecimentos científicos relativos ao homem e necessários a concepção de instrumentos, maquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo de conforto e segurança.

Existe dois tipos de ergonomia, a ergonomia física e cognitiva. A ergonomia física estuda a adaptação do trabalho as atividades físicas realizadas, como exemplo a saúde dos operadores. A ergonomia Cognitiva, estuda as relações entre as pessoas e outros elementos de um sistema, como exemplo o estresse e tomada de decisões.

A análise ergonômica de trabalho AET, são analises quantitativas que permitem a descrição e interpretação do que acontece na realidade da atividade enfocada, onde se avalia a demanda e o funcionamento da empresa, identificando as exigências e consequências nas atividades desenvolvidas, para então, propor melhorias.

Benefícios que podem ser obtidos com a Análise Ergonômica do Trabalho:

• Redução e eliminação de multas trabalhistas ou ações movidas por funcionários que tiveram problemas de saúde decorrentes de suas atividades e postos de trabalho; • Aumento da satisfação interna; • Reconhecimento por parte dos colaboradores em relação à preocupação da empresa por eles; • Elevação dos padrões de qualidade e de segurança do trabalho adotado pela empresa; • Aumento da produtividade, devido tanto a satisfação dos funcionári

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com