TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese da história da saúde e dos princípios de Sua

Por:   •  12/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.176 Palavras (17 Páginas)  •  1.691 Visualizações

Página 1 de 17

Sintese sobre a historia da saude e os principios do Sus

O objetivo central desse texto é apresentar a historia das politica de saúde do Brasil, tendo como principal a analise do direito à saúde. Conhecer como e porque não tinha o direito à saúde atém o período da nossa historia quando isso mudou-a fim de avança em uma compreensão critica sobre os desafios e dilemas do SUS na atualidade

Introdução:

A fundamental referência regulatória da construção da saúde publica atual brasileira são a Constituição Federal de 1988 e o projeto da Reforma Sanitaria,Para melhor entender a situação atual da saúde no Brasil, é importante conhecer como de saúde eram atendidas. O início das políticas públicas de saúde no país, mesmo que de forma frágil, se deu com a vinda da família Real. Desde essa época, vários fatos marcaram a saúde pública. Nesse sentido, o objetivo deste breve sintese é realizar um breve histórico da saúde pública brasileira, recordando alguns fatos importantes que foram essenciais para determinar a saúde contemporânea.

1.A politica publica de saúde

1.1.Breve Historia da Saúde publica do brasil

A efetivação das politicas publicas de saúde no Brasil se deu no século XVI, com a vinda da família Real para o Brasil.Essa implementação sofreu dificuldade com a carência de profissionais e o medo da população em relação ao tratamento oferecido por esses profissionais, optando em serem tratados por curandeiros.Em 1892 foram criados os primeiros laboratórios Bacteriológicos que tinham a finalidade de gerar melhores condições sanitárias para a cidades urbanas. Com o aparecimento de epidemia de varias doenças, o então Presidente da Republica Rodrigues Alves nomeia como Diretor do Departamento Federal de Saúde Pública o Sr. Oswaldo Cruz, que implantou medidas de desinfecção sanitário e de vacinação obrigatória antivariólica que desagradou à população, causando um movimento que ficou conhecido como a Revolta da Vacina.

Na primeiras décadas do século XX, surgem as Caixa beneficentes, que eram uma espécie de poupança coletiva onde os trabalhadores depositavam uma quanta mensal e funcionavam como um seguro para a família dos mesmos. E no ano de 1934 para assegurar a força produtiva (que era essencial na época, pois havia crescente aumento do processo de industrialização e dos centros urbanos) foi preciso que a saúde da população fosse bem cuida.Nesse período a elaboração de programas e atividades auxiliares de assistência medica foi realização através de praticas clientelistas, típicas do regime populista que caracterizou a Era Vargas.

Em maio de 1953 foi criado o Ministério da Saúde - MS, que contou com verbas insignificantes, confirmando com isso o descaso para com a saúde da população. No ano de 1956 foi criado o Departamento Nacional de Endemias Rurais - DNERU,com o intuito de promover a educação sanitária da população rural.

No final da década de 1970,surgiu o Movimento pela Reforma Sanitarista, que buscou encontrar respostas para o dilema da politica da saúde nacional. O Programa Nacional de Serviços Básicos de Saúde - PREV-SAÚDE, o Conselho Nacional de Administração da Saúde Previdenciária - CONASP e as Ações Integradas de Saúde - AIS foram criados na década de 1980 e buscavam evitar as fraudes e lutar contra o monopólio das empresas particulares de saúde.

O sistema Unificado e Descentralizado de Saúde - SUDS, baseado no principio de ampliação de todos os serviços de saúde, foi o responsável pela municipalização à saúde. A Constituição federal de 1988 é um marco importante para os setores sociais definindo a saúde como de relevância pública, e todos os diversos segmentos da área da saúde conquistam o direito e o dever de juntos participarem da definição e avaliação da política de saúde no Brasil nos diferentes níveis (Federal, Estadual e Municipal). Assim o SUDS foi extinto, surgindo o Sistema Único de Saúde - SUS, encarregado de organizar no plano regional, as ações do Ministério da Saúde, dos serviços Estaduais e Municipais de saúde, sendo o SUS uma conquista da sociedade brasileira.

O SUS incorpora os princípios defendidos pela Reforma Sanitária, e seu tripé de sustentação se constitui nos princípios de Descentralização, da Integralidade, da Assistência e da Participação da comunidade. O SUS é um sistema público, ou seja, destinado a toda a população e financiado com recursos arrecadados através dos impostos pagos pela população.

É importante ressaltar que o SUS, mesmo originando expressivas mudanças em nível de organização e da gestão de serviços, em boa parte dos Municípios brasileiros, enfrenta grandes dificuldades. Neste aspecto, Polignano (s.d, p.24) afirma que:

Apesar das dificuldades enfrentadas pode-se afirmar que ao nível de atenção primária o SUS apresentou resultados significativos no setor público, mas enfrenta problemas graves com o setor privado, que detém a maioria dos serviços de complexidade e referência a nível secundário e terciário.

No Brasil, mesmo não oferecendo, na maior parte das vezes, um atendimento com a qualidade necessária para os brasileiros, o SUS ainda é um dos sistemas mais avançados, mas sua fragilidade coloca sua autenticidade política e social em risco. Para o SUS ter seu funcionamento de qualidade, depende diretamente de recursos das políticas econômicas e a insuficiência de hospitais públicos resulta no sucateamento da saúde.

2.3 Legislação das Políticas de Saúde

No ano de 1923, é aprovada pelo Congresso Nacional a Lei Elói Chaves e através dela as Caixas de Aposentadoria e Pensões - CAPS, sendo esse o primeiro sistema previdenciário brasileiro.

A constituição de 1934 passou a garantir assistência médica, licença maternidade remunerada e jornada de trabalho de oito horas para os trabalhadores. Nos anos seguintes foram incorporados outros benefícios como o salário mínimo e no ano de 1943 foi instituída a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, que agregou para os trabalhadores benefícios como a indenização aos acidentados, o tratamento médico aos doentes, o pagamento de horas extras, férias remuneradas, etc. Esses benefícios eram exclusivos aos trabalhadores portadores de carteira assinada.

No ano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)   pdf (75.9 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com