TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TENS-Estimulação Nervosa Elétrica Transcutânea

Por:   •  22/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

A DTM e um termo genérico que descreve um grupo de doenças e sintomas relacionados à musculatura mastigatória, articulação temporomandibular e suas estruturas, Uma parte da população apresenta esse tipo de problema, o TENS serve como um recurso terapêutico, que promove o alivio das dores, e reestabelece as funções e desses músculos e articulares temporomandibulares, trata-se de uma forma de tratamento.

Objetivo

O Artigo Refere-se ao uso da estimulação elétrica nervosa transcutânea na DTM (disfunção temporomandibular), tem por objetivo mostrar a funcionalidade do aparelho TENS na DTM, revisar pesquisas em pacientes e mostrar sua funcionalidade e apresentar a eficácia deste tratamento.

Métodos

Foram realizados estudos e epidemiológicos, pesquisas em artigos científicos, realizados pesquisas em pacientes com DTM, e testado esses métodos de tratamentos, e foi comprovado que aproximadamente 75% da população apresentamos algum sinal de DTM, já 33% possuem alguns dos sintomas.

O uso da estimulação elétrica nervosa transcutânea na disfunção temporomandibular

A disfunção DTM (disfunção temporomandibular) e um termo na qual esta relacionada a um grupo infecções ou doenças, uma variedade de sintomas, sendo dor, nos músculos de mastigação, alteração ou limitação dos movimentos mandibulares, ruídos articulares, dores de cabeça, má qualidade de sono. Sabe se que por se tratar de dores e hiperirritabilidade, causam dores em local referido, conhecidos com ponto gatilho. Foram realizadas algumas pesquisas em uma serie de 86 pacientes com bruxismo cerca de 90% com sintomas de DTM, além disso, pacientes com DTM crônica sofrem de depressão, ha vários fatores que podem influenciar na disfunção temporomandibular, como por exemplo, imperatividade, traumatismo, e também estresse emocional, acabam por influenciar na evolução desse fator.

Dessa forma foram realizados estudos sobre a aplicação de TENS nas disfunções temporomandibular, esses recursos terapêuticos e m mostrado eficácia quanto à redução de dores e reestabelecido a função dos músculos mastigatórios. Considerando o TENS como uma forma de analgésico, e realizado em pacientes e testado, e comprovado que o TENS (estimulação elétrica nervosa), tem diminuído dores e a diminuição da atividade dos músculos mastigatórios em repouso em pacientes DTM. As técnicas de terapia manual, os métodos fisioterapêuticos têm em por objetivo diminuir efeitos de cargas, inflamação, e restaurar a função articular normal, como forca resistência e movimento. Para a aplicação do TENS, usa-se um aparelho que administra corrente elétrica de baixa voltagem pulsada, em forma de ondas bifásica , quando aplicada na superfície cutânea através de eletrodos , promove o relaxamento dos músculos hiperativos e proporciona o alivio da dor, Classificadas de diversas formas de frequência e intensidade e duração de pulso, como por exemplo, com alta frequência e maior que 50 Hz, já a de baixa frequência mens de 10 Hz, considerado que a abaixa frequência tem ação periférica, mais indicada para relaxamento muscular, e claro sempre regulando o aparelho de acordo com a sensibilidade do paciente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (79.1 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com