TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teste de Caminhada de Seis Minutos uma Normatização Brasileira

Por:   •  3/6/2015  •  Resenha  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  687 Visualizações

Página 1 de 3

SOUSA, LAP; BRITTO, Raquel. Teste de Caminhada de Seis Minutos uma Normatização Brasileira. Fisioterapia em Movimento. Curitiba, v.19, n.4, p. 49-54, out./dez., 2006.

Resenha Crítica

Os testes de caminhada são amplamente usados desde os anos 60, mostrando-se um instrumento confiável para mostrar o volume máximo de oxigênio atingido durante o teste em pessoas saudáveis. Hoje o teste mais usado no meio clínico é o teste de caminhada de seis minutos. Porém, não são encontrados atualmente muitos trabalhos que propõem uma sistematização em português para a aplicação do teste, e é este o objetivo do autor.

Tempos atrás este teste era realizado com duração de 12 minutos, o que levava a alguns problemas principalmente na prática clínica, por conta da sua grande duração, muitos pacientes mais debilitados tinham dificuldades para cumprir essa tarefa que os levava até a exaustão. Após alguns anos, Butland propôs um estudo em que o teste de caminhada teria 3 níveis de duração diferentes,  2, 6 e 12 minutos, com o objetivo de verificar a correlação entre eles e tentar propor um tempo menos de teste para que se adequasse melhor a prática clínica. Os resultados desse estudo provaram uma alta correlação entre as velocidades de 6 e 12 minutos. Após este estudo o teste de caminhada de seis minutos fortaleceu-se como o método de avaliação do desempenho cardiorrespiratório em pacientes com pneumopatias crônicas.

O teste deve ser realizado em no mínimo duas horas depois das refeições, antes do início do teste o paciente deve fazer um período de repouso de no mínimo 10 minutos, durante esse tempo são avaliados as contraindicações, oximetria de pulso, pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória, nível de dispneia. O teste deve ser realizado num corredor de pelo menos 30 metros e sem circulação de pessoas. Segundo o protocolo feito pela ATS, o avaliador não deve caminhar junto ao paciente, a não ser em casos em que o paciente possua algum déficit de equilíbrio, geralmente idosos, ou quando o avaliador precise carregar fonte de oxigênio.

Serão realizados 2 testes com o paciente em um intervalo de 15 minutos, caso ocorra uma diferença maior que 10% entre os 2 testes, um terceiro deverá ser realizado. Em alguns casos em que a oximetria do pulso do paciente estiver abaixo de 85%, a oxigênioterapia pode ser instituída. Após o término dos testes todos os dados vitais do paciente coletados no início, deverão ser avaliados novamente e também será calculada a distância percorrida pelo paciente.

São usados formulas para se chegar aos resultados finais do teste, contudo, não dispomos de formulas com dados normativos brasileiros para a obtenção de resultados.

Seria ideal calcular as distancias por meio de equações desenvolvidas em populações parecidas às do sujeito avaliado, isso deixa claro a necessidade de trabalhos que formulem dados normativos brasileiros.

Portando conclui-se que o teste de caminhada de seis minutos é uma importante ferramenta para avaliação do desempenho cardiorrespiratório, além de ser bastante fidedigno, é de baixo custo e não necessita de instrumentos de alta complexidade, porém é preciso que este seja aplicado de forma padronizada para tornar seu resultado ainda mais confiável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (96.2 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com