TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnicas de massagem de Beard

Pesquisas Acadêmicas: Técnicas de massagem de Beard. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.080 Palavras (9 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 9

Técnicas de massagem de Beard

O exército profissional da manipulação do tecido mele (incluindo a massagem) requer a consideração de vários requisitos essências. O toque inapropriado e a exposição desnecessária devem ser evitados a todo momento.

O terapeuta deve estar relaxado em sua postura e movimentos, o que permite que ele se concentre no tratamento, existe um risco considerável de arranhar o paciente se o terapeuta estiver usando joias, como relógios e anéis (com grandes pedras e detalhes), nos punhos ou dedos. Em relação a isso, os terapeutas são orientados a trabalhar sem joias. Além dessa qualquer joia que o paciente esteja usando deve ser removida da parte do corpo a ser tratada.

É essencial que o terapeuta mantenha a confidencialidade da informação relacionada a saúde de cada paciente.

O uso efetivo das técnicas de manipulação dos tecidos moles exige um conhecimento completo e a aplicação prática da anatomia superficial. As mãos no terapeuta estarão se movendo sobre os tecidos do paciente, e necessário que o profissional esteja familiarizado com as estruturas anatômicas envolvidas. Como a manipulação dos tecidos moles é realizada com as mãos, as mãos do terapeuta devem estar limpas e bem cuidadas, ainda que fortes e flexível. As unhas devem ser mantidas curtas, e as pontas arredondadas, e não deve causar qualquer dano ao paciente em qualquer dos movimentos. As mãos ideais para a prática da massagem são macias, quentes, flexíveis e secas. Elas deem expressar sensibilidade e suavidade, firmeza e força. As mãos que apresentam cortes feridas abertas, verrugas e outras lesões cutâneas não são adequadas para o tratamento através da massagem. As mãos devem ser completamente lavadas antes e depois do tratamento e devem estar sempre cuidadosamente limpas.

Nos tratamentos por massagem, as mãos desempenham funções: dão movimento a pele, tecidos subcutâneos, músculos e outras estruturas e, ao mesmo tempo, fornecem informações sobre o estado destes tecidos.

OBS: áreas das mãos usadas na massagem

- Toda a superfície palmar de um ou das duas mãos

- A borda ulna da eminência hipotênar

- Uma ou mais pontais dos dedos

- Uma ou mais polpas digitais

- Uma ou ambas polpas dos polegares

- A região das articulações metacarpofalângicas dos dedos

Uso de lubrificantes, pós, cremes e óleos

Embora a massagem seja amplamente considerada como um tratamento muito seguro, pequenos problemas podem surgir com o uso de vários tipos de lubrificantes. Alguns terapeutas desenvolvem uma reação alérgica, assim como o paciente.

Hoje em dia, provavelmente, o talco neutro para o uso infantil é o pó mais apropriado para a massagem. Os pós muitos perfumados devem ser evitados, porque pode trazer algum tipo de alergia ao paciente. Os pós têm grande vantagem se comparado aos diversos óleos e loções, por permitirem que o terapeuta manipule o tecido muscular profundo sem risco das mãos escorregarem numa superfície oleosa. Ele deve ser usado com cuidado, pode cair em toda a área do tratamento.

Vários tipos de cremes podem ser usados: por exemplo, lanolina, vitamina E ou hidratante. O problema e sobre a sua absorção pela pele durante a massagem, deixando uma superfície cutânea pegajosa. Esta viscosidade pode torna a massagem difícil para o terapeuta, e pode ser desconfortável para o paciente. O creme de ser do tipo que é ligeiramente absorvido pelo, mas que não seja tão oleoso a ponto de restar uma grande quantidade na pele depois de ter terminado a massagem. Devem ser usadas apenas em quantidade suficiente que permita o deslizamento suave das mãos sobre a pele, porque uma quantidade demasiada de lubrificante impede que o massagista possa manipular firmemente os tecidos e deixar uma quantidade excessiva desde material na pele do paciente.

Muitos tipos de óleos podem ser usados para massagem. Eles são muito uteis nos tratamentos da pele e tecidos subcutâneos, especialmente cicatrizes, pele seca e área deficientemente nutridas. A massagem profunda com esse tipo de método com óleos já não se pode ser efetiva devido ao escorregamento que o óleo dá a pele.

Quando o paciente acaba de retirar algum gesso de uma parte do corpo, se usa sabão e a água para a pele suja, seca devido ao gesso que foi removido.

Acessórios

Na maioria dos casos o paciente deita-se ou senta-se numa mesa terapêutica apropriada. Idealmente, a altura da mesa deve ser ajustada a uma posição confortável para o terapeuta. Extremamente importante o apoio de cabeça, os ombros e outras partes do corpo do paciente, sobretudo quando ele está deitado de bruços (decúbito ventral) a maca também pode ser ajustada individualmente para o conforto do paciente. Um dos acessórios que pode usar e o travesseiro para alívio da região cervical. Este objeto é colocado sobre a mesa terapêutica, com o objeto de sustentar a cabeça e os ombros do paciente quando ele está em decúbito ventral. Outro equipamento útil é uma almofada em formato de triângulo, um apoio habitualmente aplicado de forma que o paciente posso recostar-se nele

Cobertura e posicionamento do paciente e mecânica corporal do terapeuta.

O paciente pode ser coberto com qualquer material adequado. Provável mente o mais versátil é um lençol comum. Um lençol dobrado pode servir para cobrir o paciente para tratamento em qualquer parte do corpo que se queira. Não devemos usar as roupas do paciente para cobri-lo, por que o uso de lubrificante na massagem pode manchar a roupa.

O terapeuta deve ter cuidado e precisão os movimentos, o que é essencial para reduzir o estresse ocupacional, riscos de lesão a coluna e tensão em outras regiões vulneráveis, especialmente os punhos e as mãos. O pé direito do terapeuta é alinhado com os pés do paciente e aponta na direção deles. O pé esquerdo do terapeuta a ponta na direção da cabeça do paciente e é alinhado com o joelho do paciente. A altura da mesa terapêutica é muito importante para a redução de ricos de alguma lesão na coluna do terapeuta. Neste tocante, as mesas terapêuticas de altura ajustável foram um progresso significativo. A altura da mesa deve ser tal que o terapeuta possa atingir a parte do corpo em questão, ao mesmo tempo em que mantém sua coluna reta.

Técnicas de massagem

Um importante componente da manipulação de tecidos moles está relacionado ao nível de relaxamento do paciente no momento do tratamento. O relaxamento pode ser de dois tipos: o geral e o local. O relaxamento geral descreve o estado de toda a pessoa; o relaxamento local refere-se a uma parte especifica do corpo.

O contraste para o relaxamento é a técnica que pede para o paciente contrair grupos de músculos com a máxima intensidade possível por cerca de 3ª5 segundos. O paciente é, então, instruído a “relaxar” e “sentir” a diferença os dois estados. Embora essa técnica seja mais usada para provoca o relaxamento geral, também pode ser usada para o relaxamento local.

Pressão do movimento

A pressão exercida a cada movimento individual varia, dependendo da finalidade especifica do movimento e do problema físico do paciente. Algumas vezes, a pressão é constante, mas em outros movimentos variável. A escolha da pressão depende amplamente do objeto da massagem. O movimento sempre termina próximo ou num grupo de linfonodos superficiais.

Velocidade e ritmo do movimento

A velocidade com que cada movimento de massagem é realizado depende da função específica do movimento. Os movimentos de massagem são realizados de formas relativamente lenta, técnicas de massagem (exceto percussão) devem ser lentas, suaves e rítmicas. Em termos gerias, os movimentos que são efetuados lentamente tende a ser mais relaxantes, enquanto os movimentos rápidos são mais estimulantes.

A duração e frequência do tratamento

A duração de um tratamento varia de acordo com o tamanho da área a ser tratada, a patologia especifica e as técnicas escolhidas. Os tratamentos por massagem podem ser administrados diariamente, se necessário, ou até mesmo algumas vezes por dia. A massagem como muitos outros procedimentos reabilitadores, não deve ser realizada de modo prescritivo. Mais comumente, a massagem terapêutica é efetuada como parte de plano de tratamento total, o objetivo da massagem determina qual a duração do tratamento a ser realizado e durante quantas sessões, dependendo dos objetivos específicos do tratamento.

Efeitos mecânicos1

As forças mecânicas associadas a compressão, tração, estiramento, pressão e fricção afetam os tecidos de diversas maneiras. Os efeitos principais de cada uma das técnicas de massagem. Embora seja importante a identificação dos efeitos mecânicos da massagem, são os efeitos fisiológicos que devem ser levados em consideração com certo detalhe, visto que eles dão origem ao potencial terapêutico da massagem.

Efeitos no sangue

As pessoas saudáveis como anêmicas, a contagem eritrocitária aumentava após a massagem. Em indivíduos anêmicos, o aumento é maior uma hora após o tratamento, a massagem abdominal era aumentar a hemoglobina e a contagem eritrocitária no sangue coletado de dode, sob pressões barométricas comuns.

No passado, a massagem era amplamente utilizada no tratamento das fraturas, sendo então considerada benéfica por ajudar no reparo das lesões dos tecidos moles ocorridas com constantemente. Não foi estabelecido se, na verdade, a massagem ajuda na consolidação óssea. A opinião do Fracture Commitee of the American College of Surgenons era que, no processo de reparo ósseo normal, após a fratura, “a e ficaria e a rapidez do crescimento do tecido dependente da circulação eficiente nas partes, A tendência para a formação do calo ao longo das linhas dos novos vasos sanguíneo formados no local das fraturas, qualquer tratamento que melhorasse a circulação na área fraturada sem produção de movimento dos fragmentos deveria promover a deposição do calo.

Efeito mecânico do tecido cicatricial tem evidente utilidade na restauração da amplitude de movimentos normais e indolores em uma articulação afetada. As técnicas de massagem apropriadas podem ajudar a alivia-a dor e restaurar a amplitude de movimento nesta circunstancias.

Efeitos no sistema nervoso

É possível descrever alguns efeitos prováveis, com base no que se sabe da neurobiologia do sistema nervoso. Por exemplo, sempre que a pele é tocada, ou os tecidos subjacentes são manipulados, são ativados diversos receptores sensitivos em vários tecidos. Sinais aferentes avançam até a medula espinhal, formam sinapses com diversos neurônios medulares e terminam encontrando seu caminho até o córtex sensitivo e outros centros cerebrais.

Diversos estudos e mostraram que, de fato são possíveis muitos efeitos diretos. Evidência bastante clara, oriunda de vários estudos bem controlados, demonstra que a massagem (amassamento) realizada diretamente no músculo causa uma depressão significativa da amplitude de resposta do reflexo H (reflexo de Hoffman), mas apenas durante o período da massagem. Esse efeito também foi registrado em pacientes com lesão na medula espinhal.

Dor

A Fricção da pele estimula mecanorreceptores mecânicos, e estes sinais aferentes são capazes de bloquear a transmissão e ´possivelmente, a percepção dos sinais nociceptivos (dolorosos). Este efeito é facilmente demonstrável e a maioria das pessoas já experimentou.

Os efeitos da massagem na circulação sanguínea e linfática também podem contribuir para o alivio da dor. As massagens exercem um efeito significativo sobre a circulação, promovem a remoção de metabolismo da dor da região de uma área afetada.

O alivio da dor também provem do efeito relaxante produzido por certas técnicas de massagem. Se o espasmo muscular é causa significativa da dor, então fica evidente que a redução do espasmo muscular ajudará a aliviá-la. Esse efeito foi bem conhecido por Lucas-Championniere, técnicas de obter o relaxamento dos músculos em espasmo após a fratura, somente pelo deslizamento superficial. O relaxamento mais generalizado também pode contribuir para o alivio da dor.

Os efeitos terapêuticos principais da massagem são baseados em efeitos mecânicos, fisiológicos e psicológicos. O relaxamento local ou geral, alivio da dor, mas mobilidade das articulações e membros, estimulação da circulação sanguínea e linfática, e facilitação da cura estão entre os principais. Cada técnica tem sua própria lista particular de efeitos e resultados.

Os usos terapêuticos da massagem são baseados nos seus efeitos fisiológicos mecânicos e psicológicos, embora alguns desses usos sejam comuns a todos os movimentos de massagem.

A massagem é um tratamento relativamente seguro. No entanto, pacientes podem sofrer alguns danos se o tratamento não for aplicado de forma adequada. O fisioterapeuta deve avaliar de forma geral seu paciente antes de aplicar qualquer tratamento.

Algum contra indicações

Manipulação de Pressão: não pode áreas com feridas abertas especialmente se tiver infectada, câncer na pele ou em qualquer outro tecido, infecções graves no tecido, patologia arterial ou venosa, membros hiper ou hipotônicos

Manobras de Percussão: sobre o tórax caso haja valência cardíaca ou embolia pulmonar aguda e hipertensão grave, Tecido recém cicatrizadas, fraturas graves na costela, membros hiper ou hipotônicos, infecções graves.

Fricção profundas: câncer na pele ou qualquer outro tecido, membros hiper ou hipotônicos, áreas de hiperestreita, inflamação aguda, lacerações, equimoses, Infecções ou corpos estranhos.

Deslizamento: Edema externo, câncer na pele, infecções graves, lacerações, áreas extremamente pilosas.

...

Baixar como  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »