TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UTILIZAÇÃO DAS ÓRTESES DE PVC EM TRAUMA ORTOPÉDICOS

Por:   •  18/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.903 Palavras (12 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 12

CRISLANE BENEVIDES BARBOSA

CRISTIANE FERREIRA DE OLIVEIRA

DIEGO VINICIUS DE SOUSA

DULCIANE FREITAS DA SILVA

JANDERLANE ROSA DA COSTA

JULIANA DA SILVA LINS

LARA REGINA PEREIRA DOS SANTOS

SÓRIA CRISTINA DA SILVA ALVES

THAYNÁ OLIVIERA DOS SANTOS

UTILIZAÇÃO DAS ÓRTESES DE PVC EM TRAUMA ORTOPÉDICOS

ALTAMIRA- PA

2019

 CRISLANE BENEVIDES BARBOSA

CRISTIANE FERREIRA DE OLIVEIRA

DIEGO VINICIUS DE SOUSA

DULCIANE FREITAS DA SILVA

JANDERLANE ROSA DA COSTA

JULIANA DA SILVA LINS

LARA REGINA PEREIRA DOS SANTOS

SÓRIA CRISTINA DA SILVA ALVES

THAYNÁ OLIVIERA DOS SANTOS

UTILIZAÇÃO DAS ÓRTESES DE PVC EM TRAUMA ORTOPÉDICOS

Trabalho realizado para obtenção de nota referente à Semana Acadêmica, desenvolvido na Unidade de Ensino Serra Dourada.

Professores:

Aline Patricia Silva Da Luz Pereira

Barbara Cristina Amorim Ferreira

Fabyane Rabelo Dias

Willias Moreira Lopes

                                                                             

                                                                                         

ALTAMIRA-PA

2019

INTRODUÇÃO

Órteses refere-se unicamente aos aparelhos ou dispositivos ortopédicos de uso provisório, destinados a alinhar, prevenir ou corrigir deformidades ou melhorar a função das partes móveis do corpo. (BARBIN; ISABEL, 2017). Com origem na Grécia o termo Orthos (órtese), significa “endireitar”, de modo que um aparelho ortopédico seja projetado para apoiar as articulações ou músculos fracos ou ineficazes e ortopedia seria "um ramo da mecânica e da ciência médica que lida com o apoio e sustentação de articulações ou músculos fracos ou ineficazes" (PARRY; SALTER; MILLAR, 1981, p.85).

Para Rodrigues, Jakaits e Santos (2008, p.112), no atual contexto histórico: [...]as órteses não são utilizadas com o único objetivo de corrigir determinado segmento, mas vão além, com a intenção de transformar o indivíduo e adaptá-lo novamente dentro de suas funções do dia-a-dia, por meio de correções baseadas em suas necessidades.

Quanto aos materiais utilizados na confecção das órteses, existem diversos, por exemplo: Couro, ligas metálicas, termoplásticos, espumas, polímeros viscoelásticos e fibras de carbono (BARBIN; ISABEL, 2017).

JUSTIFICATIVA

Sentido a necessidade de conhecer mais sobre o assunto de órteses, resolvemos fazer esse trabalho. Visando adquirirmos conhecimento sobre qual o material tem o menor custo e eficiência para as pessoas, principalmente para a nossa região. Pois havendo um material de qualidade e baixo custo muitos pacientes poderiam ter um tratamento adequado, sem passar anos em uma fila de espera no Sistema Único de Saúde (SUS).

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

Propor o desenvolvimento de uma órtese de PVC, com o mesmo efeito fisioterapêutico das demais, porém com custo mais acessível.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Pesquisar e estudar sobre o surgimento de órteses e como se deu a ideia de órtese de PVC;

- Estudar as características do material utilizado, analisando se o material realmente é apropriado, eficaz ou viável para ser utilizado;

- Procurar saber qual o tipo órtese, que é mais recomendada por Médico, Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais.

REFERENCIAL TEÓRICO

O Brasil possui Leis e Políticas determinadas a prestar assistência aos pacientes portadores de deficiência, as três esferas de Governo estão envolvidas no que diz respeito ao cumprimento destas Leis, sem dúvida o paciente tem este direito assegurado por Lei, porém o tempo que leva este processo depende de cada localidade, e o tempo para conclusão desta órtese depende do local onde a mesma será inserida e das condições do paciente. A seguir um breve trecho da Política Nacional de Saúde da Pessoa Portadora de Deficiência Portaria n.º 116/93, que inclui a concessão de órteses e próteses na tabela de procedimentos ambulatoriais do SUS; e a Portaria n.º 146/93, que regulamenta a concessão de órteses e próteses visando a reabilitação e a inserção social. Apesar de todas as medidas até então levadas a efeito, ainda persistem fatores que dificultam o alcance de melhores resultados na atenção à saúde da pessoa portadora de deficiência e o efetivo aproveitamento dos recursos financeiros, técnicos, materiais e humanos, entre os quais destacam-se: a desinformação da sociedade em geral, a precária distribuição dos recursos financeiros, a visão limitada dos serviços sobre como e em que poderiam contribuir para a independência e a qualidade de vida destas pessoas.

As órteses são dispositivos que exercem funções específicas em um determinado segmento corpóreo, agindo como reorganizadores funcionais. (BARBIN; ISABEL, 2017). Segundo Carvalho (2013), o primeiro registro de utilização de órteses foi encontrado por volta de 2750-2625 a. C., em pinturas arqueológicas que ilustravam homens usando órteses, provavelmente para tratar fraturas dos membros. Caelius Aurelianus, em 400 d.C., utilizava órtese no tratamento de paralisia. Paul de Aegina (625-690 d.C.) escreveu um capítulo de seu tratado sobre o tratamento de fraturas por meio de gesso. Na Idade Média (séculos V-XV), já se utilizava órtese em diversas doenças. Guyde Chauliac (1330-1368) escreveu sobre o tratamento de fratura de fêmur com a utilização da tração. Ambroise Paré (1510-1590) publicou, em 1575, trabalhos sobre próteses e órteses metálicas para vários tipos de correções ortopédicas, inclusive colete para coluna e bota para pé torto congênito (CARVALHO, 2013).

Segundo a Fisioterapeuta Fernanda Capato Feitosa da Associação Flávia Cristina, a ideia de fazer órteses de PVC surgiu da necessidade de manter a qualidade na reabilitação. “Não são raros os casos de pacientes que ficaram quase um ano ou mais esperando pela órtese fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Sem essas órteses, grande parte do tratamento realizado pela instituição acabava se perdendo”, comenta.

Quando falamos sobre a história da órtese, não podemos esquecer de outro fator importante de se discutir: o tipo de material, que vem se desenvolvendo e evoluindo tanto no quesito tecnológico quanto no material de confecção. Antigamente as órteses eram confeccionadas por material de plástico denso e pesado; atualmente, são utilizados polímeros e metais leves, como alumínio, o que deixa as órteses mais confortáveis e estéticas (BARBIN; ISABEL, 2017). As vantagens de usar o material termoplásticos é que ele é um polímero que, em determinada temperatura, permite ser moldado e transformado, e os mais utilizados na confecção de órtese é o Policloreto de vinil ou polipropileno por possuir alta resistência química e a solventes, baixo custo, facilidade de moldagem e de coloração, alta resistência a fraturas, a impactos e fadiga, e boa estabilidade térmica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (173.8 Kb)   docx (37.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com