TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AVALIAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA

Por:   •  3/6/2021  •  Abstract  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 2

AVALIAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA

Nome: M. M

Idade: 3 anos e 6 meses

Avaliador: Jamille Rodrigues

O processo de Avaliação Fonoaudiológica tem como principal objetivo identificar as habilidades e as fragilidades do aprendiz em determinada etapa do desenvolvimento. Busca a compreensão dos processos de aprendizagem em suas amplas possibilidades: o que se aprende, como se dá essa aprendizagem e o porque, em alguns momentos, o processo não ocorre de forma satisfatória.

A linguagem possui relação direta em seu desenvolvimento com a construção do conhecimento e da cognição.

MOTRICIDADE OROFACIAL

O palato duro é normal e permite o acoplamento da língua.

Comissuras, orelhas, nariz, bochecha e lábios simétricos.

Quanto aos lábios, o lábio superior cobre os incisivos em 2/3 e o inferior é mediano de coloração rosada. A postura em repouso é ocluída. O frênulo labial superior e inferior tem fixação e espessura normais.

A língua apresenta morfologia normal, frênulo e posição habitual não foi possível ser visualizado na avaliação.

O palato mole é simétrico, de extensão adequada, mobilidade normal e úvula normal.

As bochechas têm tensão muscular flácida, mucosa e praxia normais.

LINGUAGEM E FALA

Foram avaliadas habilidades de linguagem e cognitivas por meio de jogos de encaixe, pareamento e jogos de letras e números, onde foram analisadas habilidades de linguagem que referem-se à competência do paciente em compreender e formular os sistemas simbólicos convencionais. Além disso, foram avaliadas habilidades de intenções comunicativas que são competências em fazer o uso da linguagem como um instrumento efetivamente interativo com outros contextos sociais.

Foram observadas interações comunicativas como: Pedido de objetos (PO): atos ou emissões usadas para solicitar um objeto concreto desejável. Pedido de ação (PA) atos ou emissões usadas para solicitar ao outro que execute uma ação incluindo pedidos de ajuda e outras ações envolvendo outra pessoa, ou outra pessoa e um objeto. Pedido de rotina social (OS): atos ou emissões usadas para solicitar ao outro que inicie ou continue um jogo de interação social e Comentário (C): atos ou emissões usadas para dirigir a atenção do outro para um objeto ou evento sócio-cognitivos e

perfil funcional da comunicação como: apontar, mostrar, descrever, informar e nomear de forma interativa.

Durante a interação entre terapeuta e paciente, foi observado que M. entendeu comandos simples de forma oral, porém com dificuldade nos comandos complexos, evidenciando ruína na compreensão linguista.

Paciente verbal, mostrando a utilização simbólica da linguagem, porém com déficits em fonemas, apresentando trocas e distorções. Forma frases orais simples e complexas, porém apresenta uma inteligibilidade por conta da velocidade falada e alterações fonêmicas.

VOZ

R:2 Rugosidade

A:0 Aspereza

S:1 Soprosidade

A:0 Astênia

T:2 Tensão

Pitch: Agudo

Loudness: Adequado para o local

Referente à percepção auditiva da voz, M. apresenta alterações vocais, sendo necessário realização de exame de videolaringoscopia para definição das pregas vocais.

AUDIOLOGIA

Não há indícios de perda auditiva.

CONCLUSÃO

Dentro do que foi avaliado sugiro que M. inicie o tratamento fonoaudiológico para:

• Aumento de vocábulos

• Adequação de fonemas

• Discurso narrativo

Conclusão: É necessária a intervenção fonoaudiológica, 3 horas por semana, a fim de estimular as demandas acima apresentadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (35 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com