TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dinâmica da Deglutição: Fases Oral e Faríngea

Por:   •  27/10/2022  •  Resenha  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]Matéria: Fonocologia

Discente: Luciana Lima de Souza Barbosa

Docente: Anderson G. Fernandes

RESUMO

Dinâmica da deglutição: Fases Oral e Faríngea

Milton Melciades Barbosa Costa

Costa, M.M.B. Dinâmica da deglutição : fases oral e faríngea. In: Costa, Lemme & Koch, Deglutição e disfagia abordagem multidisciplinar. SUPRASET, Rio de Janeiro - RJ, p 01- 11. 1998.

INTRODUÇÃO

[pic 2]

Importante ressaltar que o controle voluntário é uma fase que mesmo sendo voluntária acontece pela interação do que está sendo deglutido, onde os receptores orais vão determinar as ações qualificando e influenciando sobre elas. E no controle involuntário, mesmo que exista o desejo de intervenção, nessa fase não é possível.

FASE ORAL DA DEGLUTIÇÃO

        Nessa fase existem 4 estágios e cada um irá descrever o que acontece na deglutição.

  1. Preparação: trituração e umidificação do bolo alimentar. Destaque para os músculos mastigadores, articulações temporo-mandibulares e os dentes. A mandíbula também tem um papel muito importante por se móvel e ser responsável pelos movimentos de elevação, abaixamento, projeção, retroprojeção e lateralidade. Esses movimentos irá garantir uma trituração do alimento, juntamente com a saliva, produzida pelas glândulas parótida, submandibular, sublingual, lingual e os ácinos salivares que ficam na mucosa que forra a cavidade bucal.
  2. Qualificação: análise do bolo alimentar de acordo com suas características físicas e químicas.  Nessa etapa tem o preparo do bolo alimentar com a ação dos músculos e dentes. Importância nessa fase se dá aos nervos glossofaríngeos (IX par craniano), trigêmeo (V par craniano) e facial (VII par craniano) que são responsáveis pela parte sensitiva e sensorial.
  3. Organização: quantificação e posicionamento do alimento sobre a língua. Ajuste  de toda a musculatura para acontecer a ejeção oral.
  4. Ejeção oral: com o aumento da pressão que acontece na cavidade bucal e posicionamento do bolo sobre a língua ocorre a ejeção oral. O bolo é ejetado para a faringe.

FASE FARÍNGEA DA DEGLUTIÇÃO

Inicia-se a fase involuntária da deglutição onde acontece à dinâmica que direciona o bolo alimentar da cavidade oral para o esôfago. Acontece o bloqueio das vias aéreas que impede que aconteça penetração/aspiração. Para que não aconteça o escape nasal ocorre o fechamento da comunicação entre a orofaringe e a rinofaringe.

O fechamento da região supra glótica e glótica evita que o alimento vá para a via aérea, a laringe e a traqueia. Quando a região supra glótica é vedada acontece a anteriorização do osso hioide e da laringe que afasta a cartilagem cricóide da coluna cervical.

FUNÇÃO ESFINCTÉRICA

Controle feito devido à anatomia existente que variam em organização e vai depender da complexidade das funções. Essa dinâmica se baseia em abertura e fechamento e varia a resistência e a pressão que se comunica uns entres os outros (vizinhos).

Na cavidade bucal e orofaríngea chama-se atenção à organização esfinctérica que é demarcada pelo arco palatoglosso, onde durante a ejeção a língua se ondula posteriormente e enquanto se projeta expande seu contorno dorsal, garantindo a pressão que ejeta o bolo alimentar para a faringe, evitando escapes e evitando ineficiência da ejeção oral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (166.9 Kb)   docx (52.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com