TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UTA- LINGUA ORAL FASE I

Pesquisas Acadêmicas: UTA- LINGUA ORAL FASE I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  964 Palavras (4 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 4

Livro: Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa

Atividade aplicada à prática: pág.: 133

1- Analise em um livro didático atividades de compreensão de leitura. Procure exercícios com modelos ascendentes e descendentes. Discuta com seu grupo.

No modelo ascendente a leitura é apenas uma questão de decodificação.

A criança aprende as letras consequentemente juntam formando palavras, depois juntam as palavras formando frases e depois formarão textos, sem entender realmente o sentido do texto.

A criança aprende a letra A e B, mas aquilo não faz nenhum sentido para ela.

Ao se referir a este modelo GOMES (2011 pg.111) afirma:

O leitor constrói o texto de forma linear, a partir das pequenas partes para chegar ao todo- das palavras, depois para as sentenças, até o texto completo. E cita (Aebersold; Frield, 1997 p.18). A compreensão se faz por analise e síntese de cada uma das partes para chegar a significação global. Esse tipo de leitor faz pouco uso de deduções e de inferências, além de ser lento e pouco fluente.

Um exemplo esta na Cartilha Caminho Suave que já foi muito usada nas escolas de alfabetização, esta cartilha foi criada em 1930 (pic) (pic).

Nesta atividade preocupa-se com o código sem interesse se a criança conseguiu interpretar o que leu. Ela consegue apenas decodificar, ou seja, juntar letras lê sem saber o que está lendo, ela apenas vai decorando tudo o que lhe é ensinado.

O que não acontece com o modelo descendente, pois a leitura interage com o mundo da criança levando em conta o conhecimento que ela já possui. O professor alfabetizador procura trabalhar a criança com temas que tem um significado para elas, um bom exemplo é o nome da criança e o nome de seus familiares e colegas. Assim causa certa curiosidade e faz com que a criança queira aprender ainda mais, pois o nome é muito importante para a criança.

Ao se referir a este modelo GOMES (2011 pg. 111) afirma:

Aqui o leitor traz o seu conhecimento do mundo para a compreensão do texto que esta lendo. Os seus conhecimentos linguísticos e extralinguísticos o fazem ler o texto com expectativas e suposições que o levam a conversar com o texto. Esse leitor é fluente, veloz e capta sem dificuldade as principais ideias do texto. É capaz de ler nas entrelinhas e não se preocupa com detalhes. No entanto pode ser contaminado por preconcepções e não se preocupa em confirmar dados obtidos com a leitura, o que pode leva-lo a uma má interpretação do conteúdo do texto.

Existem muitas formas do professor trabalhar o nome da criança, seja em crachás, lista de nomes, caça palavras e outras atividades que envolvem a criança e que faz com que ela aprenda.

Interagir a criança com o mundo em que ela vive a faz pensar, o contexto é muito importante, pois envolve a criança com sua história, levando em conta sua cultura. A criança faz relação de sua leitura com seu cotidiano, ao fazer esta relação ela estará se desenvolvendo.

O professor também pode usar jornais e revistas para que a criança se interesse pela leitura, pedindo para ela que procure as letras do seu nome. É uma atividade que emociona e deixa a criança muito criativa e curiosa.

Atividade aplicada à prática: pág. 064

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com