TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fonética em Fonoaudiologia

Por:   •  15/9/2018  •  Resenha  •  1.604 Palavras (7 Páginas)  •  611 Visualizações

Página 1 de 7

Fonética em Fonoaudiologia

                                                                         Ana Cristina de Albuquerque Montenegro (UFPE)
                                                                          Stella Telles (UFPE;CNPq)

A fonética é a ciência que estuda uma parte da física relacionada a percepção de sons da fala, estudando como são produzidos e propagados. Segundo o dicionário de Linguística e Fonética, ela divide-se em três partes: fonética auditiva, acústica e articulatória que se complementam entre si. A auditiva é referente a percepção do ouvinte, sendo assim, o estudo interpretação dos sons. Acústica fica com a parte mais física que é analisar ondas sonoras do emissor e a articulatória tem o papel anatômico, estudando  as estruturas do aparelho fonador e suas configurações para produção de sons.

Como é visto na figura 1,  tudo está relacionado às ondas sonoras emitidas pelo aparelho fonador e a recepção dos sons pelo ouvinte. Nessa situação é situado também que a parte fonética auditiva é o engatilho para o conhecimento linguístico do ouvinte, e o emissor por sua vez tem um cuidado com a sua fala.

A fonética quando estuda os sons de si mesmo não possui relação com a fonologia, que por sua vez utiliza da fonética auditiva, acústica e articulatória para observar como os sons se organizam na língua.

Existe diferença fonética dos vários grupos que compoe a sociedade e o fator que diferencia isso na língua são os dialetos, existem vários motivos que contribuem para essas variações como fatores regionais, socioeconômicos e político. Isto ocasiona em duas características da língua: variabilidade e dinamicidade que possui uma abertura para os níveis fonéticos e fonológicos. No texto afirma que dialetos não possuem sons estritamente idênticos, isso indica que cada indivíduo pode realizar produção de fala diferente e o conjunto dessas características é denominada "idioleto" quando somente se refere a um indivíduo.

Numa comunidade os falantes nativos identificam e fazem o uso dos sons da língua de maneira mais fácil por conta da exposição a este idioma, portanto, crianças que distinguem a unidade sonora e fazem uso naturalmente no desenvolvimento da escrita.

A fonoaudiologia e a fonética estão relacionadas quando observa e detectam distúrbios da fala, fazendo uma investigação das diferenças de formação e percepção linguística, utilizando a fonética como apoio nas intervenções terapêuticas.

Fonética Articulatória

Trata-se da parte fisiológica que engloba sons produzidos pela cavidade bucal, cavidade nasal, faringe, laringe e os pulmões, deste modo, é  indispensável o conhecimento sobre a emissão de sons para o fonoaudiólogo. Sobre os pulmões, para a produção de fala existe um mecanismo de iniciação do sistema respiratório que é a corrente de ar expirada é uma das responsáveis pela produção de fala.

O ar que vem dos pulmões passa pela laringe onde ocorre a vibração e sons aspirados da pregas vocais, continua pela faringe podendo seguir dois caminhos cavidade oral ou nasal, sendo o mais natural para a produção de fala é a cavidade oral, onde possui: lábios, dentes,alvéolos, palatos duro e mole. Consequentemente os lábios e a língua possui caráter importante para produção de diversos sons de vários idiomas, nomeados de articuladores ativos. Possíveis desordens na estruturas fonoarticulatórias, podem causar transtornos na fala.

O ar que continua pela cavidade nasal onde encontra-se as fossas nasais é produzidos os sons nasais, onde possui segmentos vocálicos e consonantais que distinguem entre si na cavidade.

Sons da fala

Os sons são representados por uma carta de símbolos fonéticos IPA( Alfabeto Fonético Internacional) ela é recomendada por ajudar a manter o padrão para todos os idiomas. Podendo ser encontrada também no site da Associação Internacional de Fonética. Os diacríticos que são símbolos gráficos, como til e trema que modificam o valor de algum símbolo. Existe uma propriedade que que separa os sons da fala em dois grupos: consoantes e vogais essa separação é aceitada para a fonologia também.

Tanto para as vogais e consoantes suas diferenças estão na produção de sons, onde as consoantes possuem uma "redução sonora ao invés das vogais que ar passa livremente aonde o trato vocal é totalmente aberto.

Quando ocorre a emissão vocal a transição dos movimentos articulatórios faz com que as consoantes sejam audíveis por conta da fronteira entre as duas.

A classificação dos consoantes é dividida em: vozeamento, modo de articulação e ponto de articulação.

 Vozeamento consiste na vibração das pregas vocais.
Modo de articulação é como as consoantes são articuladas, sendo dividido em oclusivos quando tem um bloqueio do ar, podendo ser surdos ou sonoros [p,b,t,d,k,g]. Em fricativos quando acontece o bloqueio parcial do ar, em nasais permitindo a passagem de ar cavidade nasal e são sonoros e os laterais e quando ocorre o fechamento da cavidade oral e o ar é contínuo pelas laterais da língua, são sons sonoros. E por último os vibrantes consiste em rápidos fechamentos na passagem de ar na cavidade oral, que se dá quando a língua encosta em alguma parte dessa cavidade, resultando em [flap ou tap].

Ponto de articulação é onde acontece diferentes tipos de bloqueio da passagem do ar no período da fala. Os articuladores são denominados de ativos e passivos, sendo que há 12 identificados no mundo, sendo eles: bilabial, labiodental, interdental, dental,  alveolar, alveolar retro-flexo, alveopalatal, palatal, velar, uvular, faringal e glotal. São denominados de homorgânicos sons que são executados no mesmo ponto de articulação. Articuladores ativos: lábio inferior, língua, velo e as cordas nasais. Passivos: lábio superior, dentes superiores,alvéolos,  palato, velo e úvula. Para a exposição do som consonantal, as especificidades devem ser ordenadas na sequência: modo de articulação+ ponto de articulação+sonoridade+ coarticulação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (55.4 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com