TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Retórica nos Eventos Técnico Científicos

Por:   •  31/10/2018  •  Resenha  •  725 Palavras (3 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FACULDADE DE TECNOLOGIA DO IPIRANGA

CURSO DE EVENTOS

FABÍOLA FERREIRA

HENRIQUE XAVIER

IZABELA LUCATS

JULIANA SHIGEMURA

LETÍCIA CATARINA

A Importância da Retórica nos Eventos Técnico Científicos

SÃO PAULO

2018

A Importância da Retórica nos Eventos Técnico Científicos

 

Desde a Antiguidade, a retórica tem grande importância para o discurso. Aristóteles foi um dos primeiros a utilizar recursos de persuasão em diferentes dimensões argumentativas e, desde então, vários autores deram suas definições para o significado de retórica. Segundo a definição de Reboul (2004), a retórica concebe a argumentação como o ato de destinar a palavra a um auditório, submetendo a eles teses não necessariamente verdadeiras, mas verossímeis e razoáveis. Já para Amossy (2006), a característica da retórica se justifica porque interessa a ela o que faz parte do humano, e o que resulta do homem é quase sempre da ordem do verossímil, do opinável, do plausível. A partir disso, podemos dizer que a retórica permite ao homem expandir raciocínios e comunicar-se com mais segurança, sendo esse recurso exercitado em vários segmentos e áreas da comunicação, inclusive em diferentes tipos de eventos, incluindo os eventos técnico científicos.

O evento técnico científico tem como finalidade transmitir e debater sobre determinado assunto de interesse àqueles que participam do mesmo. A retórica aparece fortemente nessa tipologia, sendo essencial para que o objetivo do evento seja alcançado, pois uma vez que ela é bem utilizada, passa a informação de maneira clara, eficaz e de modo interativo fará com que o público, que normalmente já possui certo conhecimento no assunto, compreenda os ensinamentos passados e considere o tempo passado no evento proveitoso.

Este “falar bem” é uma das principais preocupações no momento de montar um discurso, considerando que tem por principal característica seu poder persuasivo. Em um evento técnico-científico, é necessário que aquele que irá compartilhar seus conhecimentos e ideias tenha a retórica consigo, para que consiga convencer as pessoas de que domina aquele assunto, mesmo que só o conheça em partes, uma vez que, como disse Górgias na Grécia Antiga, "até em questão de saúde o orador é mais persuasivo do que o médico" quando utiliza-se da retórica. Esta tese foi contestada por Sócrates, que afirmou que isso só aconteceria com um público que tivesse pouco ou nenhum conhecimento acerca do assunto. Sendo assim, o uso de gestos, palavras, imagens e a retórica bem aplicada, auxiliam no convencimento - bem como na transmissão de confiança - de que o orador sabe o que fala, sendo o ouvinte conhecedor ou não do tema.

Esse recurso também é de grande importância na sintetização de ideias, que faz com que os textos sejam compreendidos com clareza, de forma que o discurso não fuja do foco principal do texto. A retórica é, então, de grande auxílio para a elaboração de textos sucintos e diretos, essencial para uma transmissão precisa da informação e conhecimento. Entretanto, é importante aprender a utilizar os diversos recursos retóricos para não causar exageros ou monotonia. Muitas vezes, de maneira errônea, o exagero na sua utilização causa desconforto aos ouvintes, não atingindo o objetivo proposto. A falta da retórica também é um dos erros mais comuns e amplamente visíveis.  Não conseguir argumentar e convencer o espectador causa problemas de comunicação, muitas vezes transmitindo mensagens erradas e causando impressões negativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (98.5 Kb)   docx (29.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com