TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância dos Multimídia na Educação

Artigo: A Importância dos Multimídia na Educação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/2/2015  •  Artigo  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  555 Visualizações

Página 1 de 2

A Importância das Multimídias na Educação

Na atualidade é muito comum o uso de diferentes ferramentas digitais de comunicação, ocorre interação entre pessoas de diversos lugares do planeta em diferentes idiomas, o mundo está interligado. Através das multimídias, as informações circulam na velocidade de um pensamento, e isto ao alcance de todos, ou quase todos.

As diversas mídias disponíveis oferecem todo tipo de informação trazendo consigo boas e más influencias, razão pela qual o professor e a sociedade devem trabalhar em conjunto em seu gerenciamento, para que estas sejam positivas na formação do indivíduo. Neste interim atuam as multimídias, com uso combinado de diversas modalidades como imagens, sons vídeos todos interagindo simultaneamente em movimento, em aplicativos integrados a programas inclusos em equipamentos de diversos preços tamanhos e aplicabilidade; em sua maioria digitais e integrados, cada vez mais utilizados.

Multimídias na educação estimulam aprendizagens significativas, pois dialogam de forma criativa, inovadora e atraente, além de atuar como meio de socializar, por intermédio de construções em grupos facilitando aprendizagens. Em sua amplitude de alcance estimulam redes de conhecimentos e saberes, já que não se limitam a fronteiras, ampliando cada vez mais as interações sociais; possibilitando pesquisas por meio de metodologias diferenciadas; além de oferecer suporte para registro e transmissões de projetos, dramatizações e pesquisas.

São importantes ferramentas, pois auxiliam no planejamento das aulas tornando-as mais significativas, competentes e atraentes oferecendo excelentes atrativos, pelas incontáveis possibilidades inerentes aos seus contextos, cabendo ao professor o desafio de utiliza-las como mecanismos de alcance construtivos de interação com seus alunos, bem como com a sociedade.

Temas transversais, como notícias veiculadas nas mídias globais: a crise hídrica em São Paulo, ou a redução no nível de água potável no planeta, disponível à população, por exemplo, assuntos de vasta abrangência, além de fonte inesgotável de inspiração para o desenvolvimento de projetos e trabalhos com o envolvimento de todos, também desempenha o papel de informar e conscientizar. Bem como muitos outros assuntos atuais ou históricos, que podem também colaborar como matéria prima na elaboração e desenvolvimento, pois dialogam com a realidade cotidiana da sociedade, facilitando o entendimento e a interação de todos.

Neste contexto a Secretaria da Educação do estado de São Paulo por exemplo, através de seu site oficial, http://www.educacao.sp.gov.br,oferece várias informações e conteúdos de fácil acesso e utilização, além de muitos outros endereços na web, criados por profissionais da educação em todo o mundo, que muito auxiliam o professor a desenvolver seus trabalhos, baseados em fatos concretos e experiências consolidadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com