TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípios da individualidade biológica

Artigo: Princípios da individualidade biológica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Artigo  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 2

Princípios da individualidade biológica

Cada pessoa possui uma estrutura física e psicológica individualizada ou diferenciada dos outros, o que sugere que cada um de nós seja um ser único. O princípio da individualidade biológica diz que cada organismo reage de formas DIFERENTES ao MESMO estímulo aplicado, gerando adaptações específicas.

EX. se um personal trainer prescrever EXATAMENTE o mesmo treinamento para dois irmãos gêmeos, as respostas e adaptações deles serão diferentes, por mais que eles sejam muito semelhantes fisicamente, da mesma forma pode se prescrever pra um obeso sedentário um treino utilizado com um indivíduo mais ativo fisicamente.

Principio da Adaptação

O Princípio da Adaptação é um dos tipos (princípios) da fisiologia de esforço, princípios esses que são aplicados com o objetivo de maximizar o desempenho para uma atividade específica. O da Adaptação ocorre quando os tecidos são estimulados, produzindo tanto adaptações metabólicas quanto fisiológicas.

EX. A utilização de estímulos Muito Fortes é necessária para a ultrapassagem das barreiras que surgem no decorrer dos treinamentos dos atletas de alto nível. Atletismo por exemplo.

Princípios da interdependência

Quando o organismo é submetido a um esforço de alta intensidade, o tempo de duração do exercício será reduzido, e vice-versa. É esse princípio que nos diz quando deve haver aumento por conta do volume e o aumento da intensidade.

EX. Quando os alunos treinam futsal com pouca intensidade durante uma hora e o professor aumenta a intensidade e diminui o tempo para 30 minutos.

Princípios da Continuidade

Processo de continuidade no crescimento de cargas e/ ou repetições.

EX. Quando um grupo de alunos treina futsal uma vez por semana, estiver pronto para treinar 2 vezes.

Princípios da sobrecarga

A sobrecarga é um dos fatores mais importantes na hora da prescrição e de execução. nosso organismo tem um mecanismo chamado de supercompensação ou assimilação compensatória. Neste processo, após uma sobrecarga mais elevada que a que o corpo esteja adaptado, o corpo, com um processo de recuperação eficiente, o corpo aumenta tanto as reservas energéticas, como prepara a parte fisiológica e muscular em níveis maiores do que antes da sobrecarga.

EX. Elevar o número de repetições em um treino de musculação, ou aumentar a intensidade do esforço, como o aumento de carga nos exercícios de musculação.

Princípios da especificidade

O princípio da especificidade determina que todo treinamento deve ser elaborado respeitando a individualidade biológica. Se refletindo em duas categorias de fundamentos fisiológicos: os metabólicos e neuromusculares. Deve haver um treinamento específico da modalidade.

EX. Imagine a seguinte situação: você quer hipertrofiar, obter bons ganhos de massa muscular e melhorar sua proporcionalidade muscular. Ai então você vai praticar corrida. Creio que o resultado não vai ser nada satisfatório. Encontrar uma atividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com