TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funções comuns das vitaminas

Tese: Funções comuns das vitaminas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  Tese  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 3

Funções gerais das vitaminas

As vitaminas são substâncias importantes para nosso metabolismo. Elas ajudam a prevenir doenças, mas, a maioria não é produzida pelo nosso corpo. As exceções são a vitamina D, que é sintetizada no organismo em uma escala limitada, e as vitaminas B12 e K, as quais são sintetizadas pela flora bacteriana no intestino. Vitaminas e minerais são nutrientes necessários ao organismo e devem ser ingeridos diariamente. Esses nutrientes são encontrados nos alimentos em pequena quantidade, mas indispensáveis para o funcionamento normal do organismo.

As vitaminas desempenham a função de catalisadores no organismo humano. Por este motivo, são incluídas no grupo dos biocatalisadores, juntamente com as enzimas, os hormônios e os oligoelementos.. Da mesma forma os minerais, que são utilizados pelo organismo em pequenas quantidades participam das reações químicas do corpo e sua falta ou deficiência pode atrapalhar as funções. Apresentamos as principais vitaminas e minerais.

 A vitamina A é essencial para a visão humana, mantém a saúde da pele, dos cabelos e das mucosas em geral. É encontrada na cenoura, espinafre, peixe, brócolis e verduras verdes, etc.

 A vitamina B1 é essencial para a multiplicação celular, ajuda na eliminação de substâncias inúteis ao organismo, estimula o apetite, favorece o desenvolvimento físico e regula o sistema nervoso. É encontrada no arroz integral, amendoim, aveia, farinha de arroz, feijão, castanha-do-pará, etc

 A vitamina B2 preserva as mucosas, participa do metabolismo das proteínas e dos carboidratos, da formação do hormônio do crescimento, da insulina, tiroxina e crescimento fetal. É encontrada no arroz integral, carne, milho, brócolis, espinafre, etc.

 A vitamina B6 age sobre as células nervosas e sobre os tecidos da pele e dos vasos. As fontes são as mesmas das duas anteriores.

 A vitamina B12 age como coenzima na síntese dos ácidos nucléicos, proteínas, produção de glóbulos vermelhos. Fontes: cereais integrais, carne, batatas, leite, verduras verdes, etc.

 A vitamina C é essencial a produção da cortisona, no metabolismo dos aminoácidos, aumenta a elasticidade arterial, resistência capilar e outras ações. Fontes: legumes, laranja, acerola, limão, abacaxi, espinafre, caju, goiaba, etc.

 A vitamina E é responsável pelo fortalecimento do sistema muscular e reprodutor. Previne doenças graves. Fontes: Germe de trigo, abacate, amendoim, banana, etc.

Funções bioquímicas das vitaminas.

Vitaminas são compostos orgânicos de natureza e composição variada. Embora sejam necessárias em pequenas quantidades, são essenciais para o metabolismo dos organismos vivos. Sua importância bioquímica reside no fato de que muitas vitaminas originam as coenzimas de muitas enzimas. Outras delas são precursores de hormônios. As necessidades vitamínicas variam de espécie para espécie, com a idade e com a atividade.

Os vegetais, fungos e microrganismos são capazes de sintetizá-las; já os animais, salvo algumas exceções, não possuem essa capacidade, motivo pelo qual devem obtê-las a partir dos alimentos da dieta. Em alguns casos, os animais obtêm algumas vitaminas através de suas paredes intestinais, cuja flora bacteriana

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com