TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO FONOAUDIOLÓGICO

Por:   •  17/4/2019  •  Relatório de pesquisa  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  649 Visualizações

Página 1 de 2

RELATÓRIO FONOAUDIOLÓGICO[pic 1]

A paciente ******, 69 anos, compareceu a clínica dia 2 de abril de 2018 para avaliação de deglutição, devido a um histórico de AVE hemorrágico (18/01/18). A mesma manteve alimentação via oral após o AVE, relatou um quadro de engasgo e soluço após a alimentação.

Foi avaliada a deglutição com alimentos sólidos (pão e biscoito), pastosos (iogurte em duas consistências) e liquido (água).

Nos alimentos sólidos não houve alteração no tempo de transito oral nem escape oral anterior, o mesmo realiza amassamento de língua para formar o bolo alimentar. Realiza múltiplas deglutições para completo clareamento das vias de deglutição. Elevação laríngea adequada. Após as deglutições não houve engasgo, tosse ou estase alimentar.

Para alimentação pastosa não houve alteração no tempo de transito oral nem escape oral anterior. Realiza múltiplas deglutições para completo clareamento das vias de deglutição. Elevação laríngea adequada. Após a deglutição não ocorreu nenhum engasgo, tosse ou estase alimentar.

Na avaliação de deglutição de liquido houve escape oral anterior, tempo de transito oral adequado. Elevação de laringe adequada. Após a deglutição não ocorreu nenhum engasgo, tosse ou alteração no padrão vocal.

  • Antes da avaliação: SpO2 96% e 72bmp.
  • Após a avaliação:  SpO2 97% e 69bmp.

Conclui-se que a paciente está em Nível II - Deglutição funcional.  Apesar das leves alterações, não resulta em aspiração ou redução da eficiência da deglutição, sendo possível manter adequada nutrição e hidratação por via oral. São esperadas compensações espontâneas de dificuldades leves, com ausência de sinais de risco de aspiração. Recomendo alimentação via oral completa, mas pode ser necessário um tempo adicional para esta tarefa.

****, 10 de abril de 2019

______________________________

Fga*******

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (59.2 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com