TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Avaliação

Por:   •  11/1/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.697 Palavras (7 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 7

RELATÓRIO FONOAUDIOLÓGICO

1. IDENTIFICAÇÃO:

Nome: Gustavo Campos Conceição

Data de Nascimento: 13/08/2019

Idade: 03 Anos e 06 Meses

Mãe: Luana Sousa Campos

Pai: Leandro da Cruz Conceição

Finalidade: Auxiliar no Diagnóstico

2. PROCEDIMENTO:

Foram realizadas 6 sessões com duração de 30 minutos cada, divididas em 1 sessão de anamnese com a mãe, 4 sessões com a menor e 1 sessão de devolutiva com a mãe. Houve a utilização dos seguintes recursos técnicos-científicos:

• ANAMNESE COM A MÃE (Entrevista Inicial);

• AVALIAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA (Observações Clínica);

• CARS (Childhood Austim Rating Scale);

• ESCALA ATA (Avaliação de Traços Autísticos);

• PROTEA-R: (Sistema de Avaliação do Transtorno do Espectro Autista)

3. DESCRIÇÃO DOS RESULTADOS:

• ANAMNESE COM A MÃE (Entrevista Inicial)

Gustavo, compareceu ao consultório fonoaudiológico na companhia da mãe no mês de novembro de 2022 onde foi submetido à avaliação fonoaudiológica quanto aos aspectos de linguagem comunicativa mediante a queixa de atraso na fala.

Gravidez gemelar, não planejada, mas, foi desejada, com os devidos acompanhamentos de saúde, a mãe relata que teve deslocamento de placenta, necessitou tomar medicação para o amadurecimento dos pulmões dos bebês. Nascido à termo entre 37 e 38 semanas, parto cesáreo, filho de pais não consanguíneos, chorou ao nascer, realizou os testes neonatais, todos sem alterações.

Quando questionada por quando tempo a criança mamou exclusivo, a mãe respondeu que apenas um mês e meio, passando a usar fórmula. Aos seis meses iniciou a introdução alimentar sem queixas de resistência.

No que se refere ao seu desenvolvimento neuropsicomotor, Gustavo sentou-se com seis meses, engatinhou com 8 meses e andou com um ano, o menor teve a fase do balbucio, suas primeiras palavrinhas surgiram com um ano e meio (mama/papa).

Durante a anamnese sua genitora relatou que o filho só interage com os irmãos, brinca de forma simbólica e compartilhada, possui objetos de apego (bola e lápis), atende pelo nome, gosta de balançar seu próprio corpo, andou na ponta do pé, possui contato visual, tem preferência por brinquedos pequenos, fala por onomatopeias se referindo aos sons dos animais, não gosta de cortar o cabelo, unha e nem escovar. Aceita mudanças em sua rotina, porém, não gosta de ser frustrado.

O menor possui sono tranquilo, não acorda nas madrugadas, sobre sua autonomia é dependente ainda faz o uso de fraldas para dormir.

• AVALIAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA (Observações Clínicas)

Foi realizado avaliação comportamental, com o objetivo de analisar as funções comunicativas da linguagem, o paciente demostrou pouco interesse durante a relação terapeuta x paciente entre os dias de sessões.

Em referência aos comportamentos sociocomunicativos, a criança não possui iniciativa de atenção compartilhada, apenas responde, mas não inicia. Segue o mesmo foco de atenção da terapeuta, manipula e aciona os brinquedos, mas não coordena contato visual, gestos ou expressões afetivas o interesse das crianças está mais no objeto.

Gustavo reproduz gestos ou atividades demostradas pela mediadora, porém de forma repetitiva e não intencional, o interesse da criança está nas propriedades sensórias do objeto, não convida a terapeuta espontaneamente, mas aceita as brincadeiras e atividades, onde foi possível observar sorrisos em resposta as sorriso da mediadora de forma adequada ao contexto social. O infante busca contato físico, porém de forma atípica, durante a avaliação não se observou o comportamento de busca por assistência, mas foi possível ver que o menor tenta evitar a interação com a terapeuta de forma branda.

No que se refere a qualidade da brincadeira, Gustavo, explora poucos brinquedos, de formas variadas embora ocorram também explorações atípicas ou repetitivas. Possui o brincar funcional de maneira parcial, inicia, mas não completa a ação, apresenta indícios de brincadeira simbólica de forma limitada, não foi possível observar sequenciamento do brincar simbólico.

Acerca dos movimentos repetitivos e estereotipados do corpo, foi observado que o menor possui movimentos repetitivos de baixa intensidade, podendo ser facilmente distraído para outro estímulo.

· CARS (Childhood Autism Rating Scale)

A escala CARS avalia o comportamento em 14 domínios geralmente afetados no autismo. Seu ponto de corte indica de 15-30 sem autismo, de 30-36 autismo leve- moderado e 36-60 autismo grave. Obteve a seguinte pontuação:

Domínios Pontuação

1 – Relacionamento Interpessoal 2,5

2 – Imitação 2,5

3 - Resposta emocional 2

4 - Uso do corpo 2,5

5 - Uso de Objeto 2,5

6 - Adaptação a mudanças 2

7- Resposta visual 2,5

8 - Resposta auditivo 2

9

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (47.6 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com