TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO

Por:   •  6/10/2015  •  Resenha  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 3

DADOS GERAIS:

Nome completo do paciente: T. P. C

Idade: 5 anos, 6 meses e 3 dias                  Data de nascimento: 26/03/2010      Sexo: ( ) F (x) M

Número de irmãos: 1/ Sexo masculino- Gestante 7 meses.

Queixa principal: Mãe não refere queixa.

RELATÓRIO DE TRIAGEM E AVALIAÇÃO INFANTIL

Durante a anamnese foi relatado pela mãe que o paciente foi amamentado até o quarto dia após o nascimento e sendo ofertado complemento de leite (leite artificial), fazendo uso de mamadeira até o quarto mês de nascimento. Fez uso de chupeta normal até os dois meses de nascimento (SIC mãe). Não possui hábito de sucção digital, onicofagia, bruxismo, apoio de cabeça inadequado ou de morder objetos. Costuma morder a mucosa oral (lábio, bochecha). Sua dentição não está em boa conservação geral, apresentando cáries dentárias. Os primeiros balbucios começaram aos 09 meses, e nunca realizou tratamento fonoaudiológico (SIC mãe). Ingressou na escola aos 04 anos de idade e no momento está na creche, seu relacionamento com as outras crianças é normal. Seu comportamento em geral é agitado e desatento. A mãe refere ter tido pré-eclampsia durante a gravidez. A gestação passou dos 9 meses e teve quer ser realizado parto cesárea. Já realizou consulta com o otorrinolaringologista devido a bronquite e apresenta resfriados constantes.  Seu sono é agitado, ingerindo água durante a noite, ronca e acorda com a boca seca, costuma dormir na posição supina (barriga para cima). Em relação a audição o paciente ouve bem e compreende bem o que escuta. Não apresenta histórico de otite ou qualquer outra comorbidade e exposição a agentes que possa ter interferido e/ou interferir na sua audição.

Durante a avaliação de língua foi observado postura, forma, tônus adequados (normais), com tremor ausente, mobilidades e frênulo de língua normal.

No que diz respeito à avaliação os lábios, apresentam postura adequada, selados, com tônus superior e inferior normal, tremor ausente e mobilidade de lábios dentro dos padrões de normalidade. Realiza a contenção de líquido (água) em média por 02:15 min/s, com pouco escape extra oral.

 As bochechas apresentam simetria, não existindo diferença de tônus entre as mesmas. A mobilidade de inflar as duas, uma de cada vez e sugar apresentam-se normais.

Sua respiração é predominantemente nasal como observado durante a avaliação.

Sua oclusão dentária é um indicativo de Classe I, apresentando diastemas. O palato duro apresenta largura e profundida adequados. O palato mole não apresenta nada digno de nota.

Quanto ao modo de deglutição, foi ofertado consistência liquida (água) para avaliar o paciente. O mesmo não apresentou contração do músculo orbicular. Foi observado acentuada contração do músculo mentual e escape extra oral de água. A postura da língua estava contra os dentes. Apresentou movimento de cabeça no momento da deglutição, em geral podendo estar associado à má mastigação, já estando adaptado a essa condição.

Durante a observação de fala de nomeação utilizando as figuras do MBGR, T. conseguiu dizer os nomes das imagens corretamente, somente em duas imagens não soube fazer o reconhecimento: cruz e placa. Nas palavras de repetição observou-se substituição/troca/omissão nas palavras: ônibus [obzu], prego [plegʊ], plástico [ʹpɾastʃkʊ] e pastel [pastɛuɐ]. Em fala espontânea não se observou qualquer tipo de alteração de fala.

Avaliação vocal do tempo de sustentação de A: 4 segundos; S: 5 segundos; I: 7 segundos; Z: 6 segundos; U: 7 segundos. Resultando em TMF: 0,83, dentro do padrão e normalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (180.1 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com