TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE REAVALIAÇÃO

Por:   •  16/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.384 Palavras (6 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 6

Paciente: Luan Stevan Sena Ribeiro

Idade: 7 anos e 9 meses

RG HUCAM: 31845530

Data: 10/04/2018

Terapeutas responsáveis: Aline F. Sopeletto e Vanessa dos Reis Barbosa

Orientador: Profª Trixy Cristina

Preceptora: Fga. Paula Gerszt

Período de vigência: 2018/1

RELATÓRIO DE REAVALIAÇÃO

Usuário Luan Sena Ribeiro dos Santos, sexo masculino, 7 anos e 9 meses, morador do bairro Marcílio de Noronha em Viana/ES. Reside com pai, mãe e dois irmãos.

Observação: Todas as perguntas foram respondidas pela acompanhante (mãe).

História clínica

Na investigação da história clínica do usuário, mãe relatou “Muito desligado, muito nervoso e dificuldade na escola”. Usuário nasceu de 8 meses, com falta de oxigênio e teve que fazer uso do CPAP. E no momento, faz somente acompanhamento fonoaudiológico. Em relação ao seu desenvolvimento motor, sentou com 7 meses de idade e começou a andar com 1 ano e 3 meses. Apresenta dificuldades motoras para amarrar sapato, se vestir sozinho e abotoar as roupas. Em relação à saúde, mãe relata que o paciente não possui queixas neurológicas, ortopédicas, metabólicas, digestivas ou hormonais.

Dentre os problemas respiratórios a acompanhante negou queixas respiratórias. Quando perguntada sobre o sono do filho, relata que o sono é agitado e fragmentado, com ronco em todas as noites, ressonando às vezes e dorme com a mão apoiada do lado direito sob o rosto. Amamentou até os 5 anos no peito e não mamou na mamadeira.

Em relação à sua alimentação atual não há restrições, relatando comer de tudo em casa, porém as refeições são realizadas no sofá assistindo televisão ingerindo predominantemente, alimentos sólidos.

Em seguida, quando perguntado sobre a mastigação da criança, a mesma referiu mastigar em ambos os lados. Não possui dificuldades para realizar a mastigação, sem sintoma de dor e sem escape de alimentos durante a mesma. No entanto, a velocidade da mastigação é devagar apesar de mastigar os alimentos de forma adequada relatando assim, que seu grau de satisfação com relação à sua mastigação é regular, e que às vezes tem episódios de engasgos ao deglutir.

Como hábitos orais, relatou onicofagia, ou seja, roer as unhas. Quanto à comunicação, mãe diz que o paciente demorou a falar, apresentando ausência de sons. Quando bebê, demorou a elaborar frases e possui dificuldade de compreensão. Na fala, o usuário às vezes apresenta algumas omissões, sua inteligibilidade de fala é prejudicada e possui salivação em excesso, apresentando às vezes rouquidão na voz e característica hipernasalizada. Contudo não há queixas em relação a problemas auditivos.

Na escola, tem dificuldades para escrever, de atenção/concentração e memória.

Aspectos avaliados

Ao avaliar a postura corporal na posição frontal, o ombro apresentou-se inclinado para esquerda e na posição lateral anteriorizada. Nas medidas de face com o paquímetro obteve os seguintes valores: Terço médio: 48mm; Terço inferior: 67,66mm; Altura: 109,66mm; largura: 93,33; Canto externo do olho direito a comissura do lábio esquerda: 64mm; Canto externo do olho esquerdo a comissura do lábio esquerdo: 67,66mm; Lábio superior: 17,33mm; Lábio inferior: 39,66mm. Trespasse vertical: 2mm; trespasse horizontal: 4mm; DIMA: 36mm; DIMA e TV: 38mm; DIMALP: 33,66;  O movimento mandibular de lateralidade a criança não conseguiu realizar.

No exame extra-oral, no que se refere a proporção facial numérica, observou-se o terço inferior menor tendo comissura direita e esquerda semelhante. Na análise facial subjetiva, observou-se assimetria para a esquerda em: plano infra-orbitário, região zigomática, asa do nariz, bochechas, comissura dos lábios, mandíbula, masseter em repouso e em apertamento. O masséter apresentou recrutamento isométrico primeiro para o lado esquerdo. Os lábios estavam entreabertos, saliva acumula-se no lábio inferior e comissuras direita e esquerda, apresenta lábios na forma de asa de gaivotas e eversão discreta. Seu tipo facial é convexo com ângulo nasolabial obtuso (>90°).

No exame intra-oral observou-se marcas dentárias na mucosa bilateralmente.  O palato duro é aumentado (alto) e reduzido (estreitado).

Na avaliação referente aos aspectos relacionados à mobilidade, foi visto que nos lábios conseguia realizar apenas movimentos normais como: protrair os lábios fechados e retração dos lábios abertos (necessitando de modelo para realizar os movimentos). Os movimentos de língua foram normais ou aproximados ao normal, porém a velocidade das ações estava alterada (necessitando de modelo para realizar os movimentos). Na musculatura das bochechas o paciente apenas conseguiu inflá-las e todos os outros movimentos solicitados pelas terapeutas, não foram realizados. Véu palatino normal e em relação à mandíbula, não foi possível ver para que tivéssemos uma conclusão.

Em relação ao tônus, foram avaliados os lábios, língua, assoalho da boca e bochechas apresentando tônus diminuído e o mento aumentado. Não houve presença/reclamação de dor durante o pedido de realização dos movimentos e durante as palpações.

Diante das funções orais, o paciente possui a respiração do tipo médio/inferior, oronasal, com fluxo nasal simétrico.

Para a avaliação de mastigação, foi utilizado biscoito waffer, no qual foi observada uma mastigação alterada de origem anatômica e funcional. Incisão anterior, trituração com os dentes posteriores e língua ineficiente, com padrão mastigatório com média de 12 mastigações em cada ciclo, sendo o lado predominante o esquerdo que se confirma quando perguntado ao paciente o lado de preferência para a mastigação. O fechamento dos lábios ocorreu de forma assistemática e velocidade mastigatória aumentada e não eficiente, com duração média por porção, de 25 segundos. Não há dor na articulação temporomandibular (ATM).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (177.3 Kb)   docx (195.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com