TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Fonoaudiológico Final

Por:   •  8/11/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 3

                        [pic 1][pic 2]

Dados de identificação

Nome: Davy Barroso Rodrigues

Idade: 7 anos

Data de Nascimento: 14/12/2015

Avaliadora: Sintia Almeida de Azevedo

Prof.ª. Supervisora: Ísis Pereira Dutra

RELATÓRIO FONOAUDIOLÓGICO FINAL

Paciente, Davy Rodrigues foi submetido à avaliação fonoaudiológica quanto aos aspectos miofuncionais orofaciais e dos processos fonológicos.

Durante avaliação, realizada de 27 de fevereiro a 06 de marco deste ano, obteve-se o diagnóstico fonoaudiológico sindrômico de Transtorno Fonológico.

Os diagnósticos fonoaudiológicos de manifestação são os processos fonológicos: Frontalização de velar, ensurdecimento de fricativa, encontro consonantal.

Durante o primeiro semestre de 2023, foram pretendidas 26 (vinte e seis) sessões, o qual compareceu em 22 (vinte e duas) sessões. Objetivou-se na terapia:

  • Demonstração de ponto articulatório;
  • Exercícios para produção dos fonemas defasado com (simulação de tosse, engolir a agua, gargarejo, estalar a língua no palato, simulação de gargalhada);
  • Eliminar os processos fonológicos em atraso;
  • Instalação e automatização dos fonemas;
  • Estimular a produção de fala do paciente;
  • Exercícios para casa com fonemas alvos.

Para trabalhar esses aspectos foram desenvolvidas atividades lúdicas com o paciente, integrando-os, tais como: jogos da memória, foi apresentado em um notebook uma roleta com os fonemas alvo, jogo pula pirata, pula batata, canção de músicas com os fonemas alvo.

Foi utilizada utilizado jogo da memória com os fonemas /K/ e /G/, primeiro o terapeuta deu o modelo e o paciente imitou, cada vez que o terapeuta virava uma peça com a figura do fonema algo ele (a) nomeava, em seguida o paciente repetia o nome da figura, em seguida o paciente realizou o jogo sem o modelo do terapeuta com nomeação espontânea, cada vez que o mesmo virava a peça nomeava de forma espontânea.

Foi apresentado um jogo de roleta fonêmica através de um notebook no site: (wordwall. Doutora das palavrinhas) o mesmo envolve os fonemas trabalhados durante as sessões, primeiro o terapeuta deu o modelo, clicava no play e a cada vez que a roleta parasse encima de uma figura o mesmo a nomeava o paciente imitava o som da figura junto com o terapeuta de forma articulada, em seguida a criança realizava a nomeação espontânea, caso a criança tivesse dificuldade o terapeuta auxiliava.

Utilizou-se o jogo do pula pirata, foi levado figuras com palavras alvo, primeiro o terapeuta deu o modelo, com figuras virada para baixo a cada vez que o terapeuta virava uma figura nomeava e em seguida a criança imitava de forma verbal, emitindo o nome da figura em colocava a espada no barril do pirata, logo depois, o jogo aconteceu de forma espontânea com a criança nomeando a figura e espetando o pirata.

Foi apresentado à musica com o fonema trabalhado em terapias, cai, cai balão, o terapeuta colocou em uma caixinha de som, apenas o toque sonoro da música e a criança de forma espontânea e sempre articulando bem, cantava a musiquinha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (195.7 Kb)   docx (613.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com