TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Fonoaudiológico Identificação do Paciente

Por:   •  13/10/2022  •  Dissertação  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  4.098 Visualizações

Página 1 de 3

 [pic 1]                     Fonoaudióloga: Zahra Serruya R Harriprasad

Relatório Fonoaudiológico

Identificação do Paciente:

Nome: Ana Sophia Alves da Silva

Idade: 07 anos

HD: Dificuldade de aprendizagem /TDA

Anamnese:

Paciente faz acompanhamento semanalmente no setor de fonoaudiologia na clínica Amor Saúde, bairro centro, foi coletado informações com a responsável. Relato da mesma com queixa principal de investigação ou suspeita de Cid 10 F81.9 ,CID 10 F80.0 e CID 10 F90, a paciente apresenta repertorio de fala ótimo para a idade, porém com algumas trocas e omissões. Foi realizada avaliação do YAVAS e COGNITIVO-LINGUISTICO.

Achados fonoaudiológicos:

 Observou-se os aspectos cognitivo de compreensão verbal, ordens, comandos e prosódia, da linguagem receptiva e expressiva. Com objetivo de avaliar os aspectos dos OFAS (órgão fonoarticulatórios), o exame clínico compreende a observação da postura corporal, análise morfológica extra e intraoral, avaliação da mobilidade, tonicidade e sensibilidade orofacial, além das funções do sistema estomatognático. Paciente foi submetido ao protocolo MBGR, avaliação dos aspectos morfológico e funcional do sistema estomatognático. Onde apresentou moderada mobilidade de língua, boa mobilidade de bochechas inflar ou sugar, palato mole, arcada dentaria com elementos dentários permanentes, já em outros aspectos dos órgãos articulatórios possui integridade. Possui imprecisão articulatória sem muito amplitude de boca e lábios na pronuncia de palavras.  Aplicado avaliação de Vicente Martins, dislexia, apresentando um baixo rendimento na área da ortografia psicomotricidade e leitura, com dificuldades em lateralidade de espaço, esquerda – direita. Apresentando na fala (trocas e omissão de fonemas complexos vibrantes em determinadas palavras).

Aplicação de protocolo de registro- ABFW- Fonologia e imitação, na transcrição fonética através dos registros, paciente apresentou bons resultados, não houve trocas fonêmicas, como por exemplo (PETECA), (TIGELA), (FOGUETE), (MACHADO). Na síntese inventario fonético apresenta omissão nos fonemas complexos em 20% das palavras omitiu em algumas ocasiões, mas logo o paciente auto corrigia.

Observação nos aspectos gerais: 

Paciente Ana Sophia sempre comparece as sessões no período matutino, apresentando boa interação com o profissional, obedece a comandos quando solicitado, porem as vezes tem dificuldade de entender a atividade que lhe é proposta, responde verbalmente quando questionado ou perguntado. Nos níveis estruturais da linguagem escrita apresenta parcial fugas de atenção e concentração em algumas atividades propostas como no processo de ortografia, mas apresenta um bom interesse e habilidades em desenhos, possui bom desempenho em memorização sequencializada. Paciente conhece vogais e consoantes, mas está no processo de aprendizagem de leitura.

Nas sessões fonoaudiológicas está sendo aplicado exercícios de motricidade orofacial, vibração de lábios e fortalecimento do mesmo, automatização de fonemas complexos vibrantes através de exercícios de produção de fonemas que estimula a mobilidade de língua e da CPFA- coordenação pneumofonoarticulatorio. Estímulos cognitivos através de narrações de acontecimentos em linguagem escrita e manobras de psicomotricidade motora fina e grossa. Também é realizado exercícios para estimulação de raciocínio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (76.7 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com