TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo NHS e SICKO

Por:   •  16/6/2019  •  Resenha  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 2

NHS 60 Years: A Difficult Beginning

O documentário NHS 60 Years: A Difficult Beginning retrata o momento histórico enfrentado pela Grã-Bretanha posteriormente a segunda guerra mundial em que foi iniciado um processo de reforma social. Nesse contexto, surgiu a ideia da criação de um sistema de saúde público chamado National Health Service (NHS), que se assemelha ao SUS.

A situação da saúde britânica pós-guerra era trágica. Os índices de mortalidade infantil e doenças, causadas principalmente pelas condições precárias de saneamento, eram altíssimos e o tratamento era acessível somente a cidadãos cuja situação financeira permitia o pagamento pelo serviço médico.

Em 1948, o ministro da saúde Aneurin Bevan propôs a criação do sistema de saúde gratuito para toda a população e num período máximo de seis meses. Entretanto, a implantação deste sistema foi vista de forma negativa pelas pessoas necessárias para seu próprio funcionamento: dentistas, cirurgiões e médicos. Várias associações, como a BMA, se opuseram a sua criação com a afirmativa que se tornariam escravos de um governo socialista e perderiam sua liberdade como profissionais. Além disso, é necessário ressaltar o interesse capitalista que existia na em torno do exercício médico.

Em vista disso, foram realizadas muitas campanhas e ações com intuito de induzir os médicos a não aceitarem o novo sistema. Diante de votações e conferências, via – se a NHS perder espaço e possivelmente não se concretizar.

????????????????????????

Felizmente, num jogo político de interesses, o ministro Bevan conseguiu o apoio de um dos maiores médicos e presidente de uma das instituições de medicina mais influentes da Grã-Bretanha. Logo, em cascata, a visão de alguns opositores começou a mudar e o projeto do NHS começou se tornou palpável com o recente apoio de novos agregados.

Desta forma, foi dada largada para concretização do NHS. Com objetivo de assegurar seu funcionamento foram realizados treinamentos a enfermeiras, aquisição de equipamentos hospitalares e reforma de instituições, antes destruídas pela segunda guerra mundial. Foi surpreendente e imediato como o serviço conseguiu funcionar bem e atender a população. Houve um aumento na expectativa de vida, redução da mortalidade infantil e de óbitos por doenças infecciosas. A população estava satisfeita e finalmente se tornando saudável.

Considera – se que o NHS foi a maior conquista política da Grã-Bretanha do século.

Sicko SOS Saúde

O documentário Sicko SOS Saúde dirigido por Michael Moore realiza uma comparação entre o modelo de saúde adotado pelos Estados Unidos da América em relação aos sistemas de saúde públicos gratuitos disponíveis em países como Canadá, França, Inglaterra e Cuba.

Diferente do que se imagina o sistema de saúde ofertado pelos Estados Unidos da América é falho e capitalista. Além de não contar com uma organização de atendimento público, milhares de cidadãos americanos pagam quantias absurdas a seguros de saúde para que tenham direito a assistência e constantemente têm seus pedidos negados. O documentário ilustrou bem esta situação mostrando casos em que vidas foram comprometidas devido à negativa de procedimentos, muitas vezes de alto risco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (35.5 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com