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Tipos de Aasi

Por:   •  26/6/2018  •  Resenha  •  1.624 Palavras (7 Páginas)  •  532 Visualizações

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Francine

Os aparelhos auditivos têm um papel fundamental no processo de retomada da qualidade de vida das pessoas com perda auditiva. Nas últimas décadas, as próteses auditivas passaram por verdadeiras revoluções tecnológicas e, hoje, oferecem mais conforto, potência e conectividade.

Tipos

COMPLETAMENTE NO CANAL (CIC) 

[pic 1]

Indicado para perdas auditivas leve a moderada

- Um aparelho auditivo muito pequeno em uma única peça

- Todos os componentes dentro de uma cápsula moldada e customizada

- Ajusta-se dentro do canal auditivo

- Pouco visível ou não visível no conduto auditivo

MINI-CANAL (MC)

[pic 2]

Indicado para perdas auditivas leve a moderadamente severa

- Um aparelho auditivo pequeno em uma única peça

- Todos os componentes dentro de uma cápsula moldada e customizada

- Ajusta-se quase completamente no canal auditivo e se estende levemente para fora do conduto

- Pouco visível

INTRA-CANAL (ITC) 

[pic 3]

Indicado para perdas auditivas leve a moderadamente severa

- Um aparelho auditivo pequeno em uma única peça

- Todos os componentes dentro de uma cápsula moldada e customizada

- Ajusta-se fora do canal auditivo

- Levemente visível

MEIA-CONCHA (HS)

[pic 4]

Indicado para perdas auditivas leve a severa

- Aparelho auditivo maior em uma única peça

- Todos os componentes dentro de uma cápsula moldada e customizada

- Preenche uma parte da concha da orelha

- Visível na orelha

INTRA-AURICULAR (ITE)

[pic 5]

Indicado para perdas auditivas leve a severa

- Aparelho auditivo maior em uma única peça

- Todos os componentes dentro de uma cápsula moldada e customizada

- Preenche uma parte da concha da orelha

- Visível na orelha

RETROAURICULAR (BTE) 

[pic 6]

Indicado para perdas auditivas leve a profunda

- Aparelho auditivo maior, duas partes.

- Todos os componentes dentro de uma caixa que é usado atrás da orelha

- Uma caixa-plástica é usada atrás da orelha e um molde auricular é usado dentro do canal auditivo

- Pode ser pouco visível dependendo da cor da caixa e da cor do molde

 

ADAPTAÇÃO ABERTA 

[pic 7]

Indicado para perdas  auditivas em rampa leve a moderadamente-severa

- Todos os componentes dentro de uma caixa que é usado atrás da orelha

- Uma caixa-plástica é usada atrás da orelha e um tubo transparente e fino se estende dentro do canal auditivo

- Pouco ou quase nada visível.

RECEPTOR NO CANAL (RIC)

[pic 8]

Indicado para perdas  auditivas em rampa leve a moderadamente-severa

- Todos os componentes dentro de uma caixa que é usado atrás da orelha

- Uma caixa-plástica é usada atrás da orelha e um tubo transparente e fino se estende dentro do canal auditivo

- Pouco ou quase nada visível.

 

APARELHO INVISÍVEL LYRIC

[pic 9]

Indicado para perdas  auditivas  leve a moderada

Inserido dentro do canal auditivo, ele pode ser usado 24h por dia, não precisa ser retirado na hora de tomar banho ou dormir.

Dentro do canal auditivo ele pode ficar por até 3 meses, sem necessidade de troca de pilha. Nesses casos a substituição é feita imediatamente, o paciente já sai do consultório com o Lyric funcionando normalmente, o que dispensa a longa espera pela manutenção.

Invisível

 

SISTEMA FM

Quem utiliza as próteses auditivas convencionais, sistema BaHa ou implante coclear, certamente já ouviu falar no Sistema FM. Mas, quem não é familiarizado com a coisa, pode estranhar o termo. “Ué, mas isso não é coisa de estação de rádio?”
Ao contrário do que se pensa, quem não ouve naturalmente e depende de próteses auditivas internas ou externas, sofre muito mais que ouvintes em ambientes barulhentos.
Pensa assim, você que tem audição natural, já sofre com ambientes barulhentos, tipo acompanhar o que a professora diz numa sala de aula onde outros alunos cochicham, onde dá para ouvir também o barulho do trânsito, das outras salas, etc
Agora, some isso ao fato que qualquer sistema de reprodução de um sentido tem limitações. O IC, por exemplo, filtra parte dos barulhos ambientes, porque simplesmente não consegue processar todos os sons reproduzidos, muito menos separadamente, então o jeito é buscar alternativas para driblar esse impasse.
Por mais que a tecnologia venha avançando nas últimas décadas, ela está longe de reproduzir fielmente inclusive a capacidade cerebral de abstrair o excesso de informações que chegam ao mesmo tempo no córtex cerebral auditivo, além do fato que os aparelhos captam todos os sons ambientes, sem necessariamente conseguir reproduzir fielmente a altura exata de cada um deles, os sons muitas vezes ficam próximos demais e acabam meio mesclados…

A opção foi pensar uma maneira de restringir a quantidade de sons captados pelos aparelhos, de modo que os usuários possam ouvir apenas o necessário na ocasião. Seja a voz do professor numa sala de aula, seja o som que vem do telefone ou da televisão, etc. Para que isso seja possível, foi criado alguns aparelhos como por exemplo, o Sistema FM e o Hearing Loop, aqui chamado de “arco auditivo”.
Apesar de serem sistemas diferentes, ambos fazem a mesma coisa: captam o som e os convertem em ondas específicas para serem captadas por próteses como os AASIs, os Implantes Cocleares e o BaHa, através da bobina magnética (uma peça específica de captação de sons).
No caso do Sistema FM, trata-se de uma opção individual. O usuário pede para o professor, por exemplo, pendurar um pequeno microfone no pescoço e acrescenta uma peça no aparelho que utiliza (receptor). O som ambiente deixa de ser captado, dando ênfase exclusiva à voz do professor. Isso permite que alguém com limitação auditiva drible os ruídos e tenha facilidade de ouvir o que o professor diz.

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