TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANATOMIA E PATOLOGIA ASSOCIADA

Por:   •  1/12/2020  •  Artigo  •  5.969 Palavras (24 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1]

 FAVENI

FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE – PÓS GRADUAÇÃO

ANATOMIA E PATOLOGIA ASSOCIADA

Fabiana Ferreira Claro Lima

Rosácea uma patologia epidermica/dérmica e sua correlação aos impactos emocionais no estado evolutivo da dermatose.

Maringá

2020

ROSÁCEA UMA PATOLOGIA ASSOCIADA AO SISTEMA TEGUMENTAR

Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de violação aos direitos autorais.

RESUMO-   A rosácea é uma patologia extremamente agressiva e que acomete principalmente a face do indivíduo portador dessa dermatose, essa disfunção epidérmica/dérmica ainda sem causas elucidadas até o presente artigo leva-nos a uma discussão não apenas ao contexto patológico mas também a analisar sua correlação aos impactos emocionas/socioculturais em um indivíduo acometido pela doença. Portanto, seguindo esta linha de pensamento que o artigo conseguinte estará analisando conteúdos bibliográficos, sisudos de respeitados autores, a respeito da patologia em si, dos sinais, assim como os tratamentos pertinentes aos sintomas e aos impactos emocionais do paciente acometido de rosácea. Neste estudo de revisão bibliográfica podemos ainda observar as relações da patologia com a autoimagem no que se refere ao impacto sociocultural; além de que ainda  com intuito de enriquecer o contexto exploratório um questionário desenvolvido fará parte do enunciado artigo a fim de promover uma avaliação dos parâmetros da doença e do preconceito. Ao que se dá por concluinte o fato de que uma patologia com sintomas e sinais visíveis e involuntários pode causar  o desconforto e a distorção da autoimagem assim como desencadear outra patologia de cunho emocional, sendo dessa forma todas as revisões bibliográficas referenciadas salvaguardando o direito dos respectivos autores, salvo a análise do produtor  deste artigo.

PALAVRAS-CHAVE:  Rosácea. Dermatose. Patologia. Autoimagem. Emocional.

ABSTRACT- The rosacea is an extremely aggressive pathology and that affects mainly the face of the individual with this dermatosis, this epidermal / dermal dysfunction still without clear causes until the present article leads us to a discussion not only in the pathological context but also to analyze its correlation to emotional / socio-cultural impacts on an individual affected by the disease. Therefore, following this line of thinking, the following  will be analyzing serious bibliographic content from respected authors, regarding the pathology itself, the signs, as well as the treatments relevant to the symptoms and emotional impacts of the patient affected by rosacea. In this bibliographic review study, we can also observe the relationship between pathology and self-image referring to socio-cultural impact; besides, in order to enrich the exploratory context, a questionnaire developed will be part of the stated article in order to promote an evaluation of the parameters of the disease and prejudice. As a conclusion, the fact that a pathology with visible and involuntary symptoms and signs can cause discomfort and distortion of self-image as well as trigger another pathology of an emotional nature, thus all bibliographic reviews will be referenced, protecting the rights of the respective authors, except for the analysis of the creator of this article.

KEYWORDS: Rosacea. Acne. Pathology. Self Image. Emotional.

INTRODUÇÃO

Existe uma preocupação muito grande no ser humano com seu aspecto físico como também com sua aparência e essa preocupação cresce cada vez mais hodiernamente. Uma autoimagem considerada boa e equilibrada proporciona autoconfiança e segurança, enquanto que o sentimento insatisfatório com a própria aparência, só traz perda à autoestima e inseguranças, acarretando em dificuldades relacionais, psicossociais e sociais. Para conquistar a boa saúde física, psicossocial e mental o indivíduo precisa de certa forma estar satisfeito com sua autoimagem.

 Muitas vezes os distúrbios epidérmicos/dérmicos interligados aos estéticos não permitem que o indivíduo tenha uma autoimagem positiva. Devido alguns fatores patológicos, eles necessitam de uma atenção maior visto que as dermatoses não se resumem somente à beleza física.

A patologia estudada neste artigo é a rosácea; e sua correlação aos impactos emocionais no estado evolutivo da dermatose; essa patologia é considerada uma afecção da pele de estado crônico muito comum em pessoas adultas na meia idade à frente e que afeta principalmente a face, geralmente nas regiões centrais. Segundo os autores Martins e Lopes em seus estudos; a rosácea é considerada por muitos como antiestética, e apesar de suas causas primárias serem ainda desconhecidas nesse processo patológico surge o aparecimento de sintomas específicos de cunho evolutivo, como eritemas, edema, teleangectásia, pápulas e pústulas, isso devido uma alteração crônica na vasculatura facial.

Sabe-se que a etiologia dessa patologia é nórdica e segundo alguns estudos mais recentes é considerada como rara em peles negras; e em fases iniciais são predominantes em mulheres, no entanto, as alterações mais agressivas como as hiperplásicas e de glândulas sebáceas são mais comuns em homens. A rosácea pode se apresentar em três estágios; graus l, ll e lll para cada fase da patologia e seus respectivos graus afirma-se alguns estudos ter um tratamento específico; de cunho medicamentoso, cosméticos e estéticos, assim como cuidados com a higiene pessoal individualizada. (CAIADO, NETO, CAIADO, HAKME 2015). 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.1 Kb)   pdf (204.8 Kb)   docx (32.2 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com