TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atenção Primária à Saúde

Por:   •  19/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  51 Visualizações

Página 1 de 3

  Em julho de 2022 houve as primeiras confirmações dos casos de Monkeypox no Brasil, essa doença assemelha-se à Varíola formando erupções na pele e sua transmissão ocorre através de contato com fluidos corporais contaminados. Nesse contexto, convém analisar qual é o papel da Atenção Primária em relação a Monkeypox, tendo como base a Nota Técnica emitida pela Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal.

  A Atenção Básica é regida pelos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo compostos pelos princípios doutrinários (Integralidade, Universalidade e Equidade) e pelos princípios organizativos (Regionalização, Descentralização, Hierarquização, Participação e Controle Social, Resolutividade e Complementariedade do Setor privado).

  São identificados na Nota Técnica o princípio da integralidade que visa a atenção integral do indivíduo bem como ações preventivas para que este não adoeça, isso é evidente na atenção primária devido ao papel dos profissionais dessa área de informar os indivíduos sobre como ocorre a transmissão de doenças no geral e quais deverão ser os comportamentos dos pacientes uma vez que se encontrarem no estado de suspeita ou estejam de fato contaminados pelo vírus responsável pela Monkeypox. Outro princípio relatado no texto é o da Regionalização, em que os agentes comunitários de saúde realizam a territorialização da área que a Unidade Básica de Saúde (UBS) abrange, observando os aspectos socioeconômicos, demográficos e epidemiológicos para que o tratamento e o diagnóstico de doenças ocorra de forma mais precisa e para que as necessidades desse território sejam todas atendidas na UBS, no caso da nota, a Regionalização ajuda no sentido de que se houver um registro epidemiológico da população presente naquele local permite que os profissionais de saúde consigam eliminar suspeitas de Monkeypox ou confirmá-las, dependendo da incidências de determinadas doenças naquele local. Também é citado no texto o princípio da hierarquização, que divide a organização do SUS em níveis crescentes, sendo esses a Atenção Primária, Atenção Secundária e Atenção Terciária (ou hospitalar). No contexto da Monkeypox, a Atenção Primária é a porta de entrada do SUS, sendo responsável pelo primeiro contato em que ocorre a avaliação do paciente e de suas queixas e podendo ou não ocorrer encaminhamento para um especialista, no caso da Atenção Secundária são responsáveis por identificar os casos suspeitos e prestar os cuidados necessários e em casos graves ou com potencial de agravamento deverá ser encaminhado para a Atenção Hospitalar, onde terão mais recursos para cuidar da melhor forma do paciente. Percebe-se também o princípio da Resolutividade que fica evidente no momento em que é citado no texto que o paciente deverá ser encaminhado de maneira responsável para um serviço que poderá resolver de maneira efetiva o problema independente de qual seja este. É notável também o princípio da universalidade, em que a nota deixa claro nas considerações finais que qualquer indivíduo que procurar um serviço de saúde deverá ser atendido e acolhido da maneira que for necessária, se enquadrando também no atributo de acessibilidade da Atenção Primária.

   Ademais, fica evidente na Nota Técnica em questão alguns atributos da Atenção Básica como a Coordenação do Cuidado, em que o paciente deverá ser provido de todas as informações necessárias sobre a doença, como se prevenir, qual o tratamento e as precauções que deverão ser levadas em consideração.

        Em suma, as ações desenvolvidas pela Atenção Básica, desde o primeiro contato com o paciente, fornecendo todas as informações, promovendo o cuidado tanto do paciente quanto das pessoas que este teve contato e alertando acerca das precauções que ambos deverão tomar para evitar a transmissão de Monkeypox para outras pessoas e respeitando e efetivando os princípios do SUS conferem a extrema importância da Atenção Primária para o cuidado do paciente de forma integral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (42.3 Kb)   docx (248 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com