TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dosagem de Bilirrubina Total – Kit Labtest

Por:   •  5/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  628 Visualizações

Página 1 de 3

Dosagem de Bilirrubina Total – Kit Labtest

1. Introdução

Bilirrubina é o principal produto do metabolismo da hemoglobina, mais especificamente do grupo heme. Portanto, ela é uma substância formada a partir da destruição dos eritrócitos. Sua síntese se da pela destruição das hemácias, que por sua vez possui a proteína hemoglobina onde sua função é transporte dos gases, porem ela é constituída pelo grupo heme ( onde o ferro se liga a quatro nitrogênios), por meio da ação da Heme oxigenasse o grupo reage e se transforma em biliverdina, com isso vem a enzima Biliverdina redutase e a transforma em bilirrubina não conjugada que não é solúvel em água. Logo após ela é ligada a albumina e enviada para o fígado. Nos hepatócitos ela sofre reações e se torna conjugada, ficando solúvel em água. Logo após o seu trajeto é o intestino formado o Urobilinogênio através da redução da bilirrubina e reabsorção de bactérias, uma parte dele é reabsorvida e levada a circulação, onde posteriormente será eliminada pelos rins, e quando nas fezes conferindo coloração marrom.

Esta é um dos marcadores de problemas da função hepática, vias biliares, e também é usado para avaliar anemias hemolíticas. Quando o médico suspeita de algum problema hepático, é solicitado a dosagem de Bilirrubina, bem como de outros marcadores, e outras enzimas como Fosfatase Alcalina, Gama-GT, ALT, AST.

1.1. Patologias relacionadas

Várias patologias podem ser relacionadas com a deficiência de funcionamento da Bilirrubina. Hiperbilirrubinemia pode ser da bilirrubina direta ou conjugada onde está presente em doenças hereditárias como Síndromes de Dubin-Johnson e Rotor, lesão de hepatócitos seja de origem viral, medicamentosa ou alcoólica, e obstruções biliares.

A bilirrubina indireta podem ser devido a anemias hemolíticas, doenças hereditárias como Síndrome de Gilbert, Cliger-Najar, hemólise autoimune.

Icterícia é causada pelo excesso de bilirrubina, com isso há a coloração do tecido, tornando pele, olhos amarelados. Portanto essa patologia indica que existem alterações na função hepática, vesícula biliar ou pâncreas. É bastante comum em recém nascidos pois eles possuem uma hemoglobina fetal, diferente dos adultos que possui a HbA, portanto, eles precisam transforma-las.

Há casos em que quando muito elevada, ela chega até o encéfalo e compromete funções do SNC podendo levar ao estado de coma.

1.2. Valores de referência

Bilirrubina Total

Adultos, Crianças e Adolescentes Até 1,2mg/dL

1.3. Princípio do método

A amostra é solubilizada em meio ácido e a bilirrubina direta medida por formação de azobilirrubina com dicloroalinina diazotada. A cor formada é proporcional a concentração de bilirrubina direta na amostra.

Materiais e Métodos

1.4. Materiais

• Reagente 1: Contém ácido sulfâmico ≥ 92 mmol/L e estabilizadores.

• Reagente 2: - Contém ácido clorídrico 680 mmol/L; dicloroanilina diazotada ≥ 47µmol/L e estabilizadores.

• Analisador bioquímico Bioplus;

• Banho Maria 37ºC

• 3 micropipetas de 50, 100, e 1000 µL;

• Ponteiras de 50,100 e 1000 µL;

• Amostra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (50.4 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com