TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Enfermeiro

Dissertações: Enfermeiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2013  •  255 Palavras (2 Páginas)  •  848 Visualizações

Página 1 de 2

O que é?

Estufa é uma estrutura com o objetivo de acumular e conter o calor no seu interior, mantendo assim uma temperatura maior no seu interior que ao seu redor.

Normalmente composta de uma caixa e uma fonte de calor.

Funcionamento

Numa estufa elétrica a fonte do calor se da pela transformação da energia elétrica em energia térmica que se acumula dentro de um ambiente fechado.

Utilização

As estufas são utilizadas em laboratórios e também consultórios médicos e odontológicos, farmácias de manipulação, clínicas de estética, hospitais.

Tipos

Estufa de esterilização EL MAX: Estufa elétrica compacta utilizada para esterilização a seco de instrumental cirúrgico, médico, odontológico, esteticista, laboratorial, industrial e outros.

Estufa para cultura bacteriológica

Estufa para Esterilização e Secagem por Convecção Natural

Estufa para secagem com renovação de ar

Estufa para secagem com circulação mecânica de ar

Estufa de cultura com agitação e circulação de ar

Estufa de esterilização e secagem

Estufa bacteriológica

Recomendações

A estufa, na prática, ainda é o método de escolha para esterilização de instrumentais metálicos utilizados em odontologia, consultórios médicos, clínicas de estética. Através deste método não é possível esterilizar materiais plásticos ou outros materiais termossensíveis, assim como não é recomendável esterilizar roupas, papel, nem instrumentos metálicos cortantes.

• A esterilização pelo calor seco requer altas temperaturas e longo tempo de exposição, em virtude da lenta propagação de calor através do material. Portanto este agente esterilizante só deve ser utilizado quando o contato direto do material com vapor sob pressão é indesejável ou inadequado.

Estufa de ar quente: constitui-se no uso de estufas elétricas. É o método mais utilizado dentre os de esterilização por calor seco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com