TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Do Consumo Controlado De açucares

Trabalho Universitário: A Importância Do Consumo Controlado De açucares. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2014  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  2.299 Visualizações

Página 1 de 2

DISCIPLINA BIOQUÍMICA

TEMA: A IMPORTANCIA DO CONSUMO CONTROLADO DE AÇÚCARES COMO UM DOS FATORES QUE PODEM CONTRIBUIR PARA UM BOM FUNCIONAMENTO DO SISTEMA BIOQUÍMICO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE.

Os açucares ou carboidratos são muito importantes ao organismo por conferir a ele diversas funções. Mais importante ainda é o controle do consumo desses carboidratos. Seja ele o açúcar das frutas, a sacarose, o “açúcar invertido” ou os vários tipos naturais ou produzidos na indústria.

O controle é importante porque a ausência prejudica o organismo já que a função principal do carboidrato é gerar energia para o metabolismo. E o excesso pode trazer problemas à saúde geral gerando muitas doenças como: diabetes, doenças cardiovasculares, cárie dentária, obesidade, cancro, Alzheimer e morte prematura. A gengivite pode elevar o açúcar do sangue dificultando o controle da diabetes, sendo necessário o controle do nível de glicose no sangue (glicemia) e do acúmulo de placa bacteriana.

O açúcar refinado foi considerado o inimigo número um da boa saúde, as pesquisas mostram que o alimento em excesso causa muitos males, e é um alimento calórico e “sem valor nutricional”, Por isso a ingestão deve ser moderada. A ausência de nutrientes faz com que seja ingerido muito rápido, o que eleva os níveis de glicemia e otimiza o depósito de gordura nas células. E um dos perigos da subida rápida do índice glicêmico é o aumento da secreção de insulina pelo pâncreas. A insulina é fundamental para fazer com que a glicose seja metabolizada, e o nível de insulina em excesso baixa as taxas de glicemia rápido demais também o que faz com que a pessoa sinta fome e coma novamente. E quando a pessoa desenvolve uma condição de resistência a insulina, isso leva-se ao diabetes.

A identificação dos carboidratos, bem como o entendimento de como agem no organismo, auxiliam a controlar esse consumo, agindo na prevenção desses problemas. É recomendada a ingestão de carboidratos de baixa carga glicêmica, pois não se deve proibir a dieta de alimentos açucarados, pois o organismo necessita dos carboidratos, deve-se tomar cautela no tipo de açúcar a ser consumido, tomando escolhas mais saudáveis e mais vantajosas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com