TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alienação No Consumo

Trabalho Universitário: Alienação No Consumo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2013  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  1.251 Visualizações

Página 1 de 2

Alienação no Consumo

Hoje em dia em nossa sociedade o consumo excessivo e a mídia apelativa andam de mãos dadas.Para eles o lema do ser humano deveria ser comprar para sobreviver e sobreviver para comprar, pois as técnicas de propaganda atualmente , apenas não são mais explícitas porque temos algumas (poucas) regras que dizem que devemos respeitar a moral e os bons costumes, se não fosse por isso, em qualquer propaganda destinada ao público masculino, as modelos estariam nuas, em poses sensuais; e para o público feminino, modelos jovens, na “flor da idade”, exibindo seus bíceps, tríceps, e o que mais tiverem malhados em seus corpos.

Em muitas ocasiões, as pessoas compram apenas para se sentirem bem diante de um grupo de amigos, vizinhos, colegas de trabalho, ou em alguns casos até mesmo diante de sua família, isso tudo, apenas para exibir seu poder aquisitivo, mostrar à seus irmãos, primos, tios, que não é um derrotado, e que em muitos casos ele deixa de cuidar daqueles a sua volta (mulher e filhos), para ostentar esses “troféus”.

A maior incidência do “consumo alienado” se dá nas datas comemorativas, como: dias das mães, dia dos pais, páscoa, natal, dia das crianças entre outras. Nestas datas, as lojas batem deus recordes de venda, pois a propaganda que a televisão faz, é tanta que se não fizerem isso estarão sendo excluídas dos grupos aos quais pertencem.

Mas isso não quer dizer que não devemos comprar aquilo que gostamos, devemos sim, mas isso deve ser posto em segundo plano, pois devemos priorizar aquilo que nos é necessário, como um lugar para morar, alimentos saudáveis, roupas limpas, objetos de higiene pessoal etc. E quando for comprar o supérfluo, aquilo que é apenas para sua “diversão”, pesquise, e quando encontrar um preço acessível, pense bem, e se decidir que aquilo não fará um “rombo” em sua conta bancária, adquira-o, mas cuidado, porque, “um pouquinho aqui, mais um pouquinho ali”, poderá resultar em um valo exorbitante superando seu orçamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com