TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MEDICINA PELO OLHAR DOS CALOUROS DA FCM

Por:   •  17/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA PARAÍBA

CURSO DE MEDICINA

A MEDICINA PELO OLHAR DOS CALOUROS DA FCM

CABEDELO

2018

THALITA FERREIRA CAMPOS

A MEDICINA PELO OLHAR DOS CALOUROS DA FCM

Trabalho destinado a avaliação final do módulo de Introdução ao Curso de Medicina na Faculdade Ciências Médicas.

CABEDELO - PB

2018

                                                                                                                                                       

                A Faculdade de Ciências Médicas3 da Paraíba (FCMPB) no início do ano letivo de 2018.1, em seu módulo Introdução ao Curso de Medicina, entre os dias 01, 02 e 06 de fevereiro, realizou diversas atividades e palestras que impactou de forma significativa os novos discentes.

                A atividade de integração dos calouros realizada pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAPP), nas pessoas de Clecy Alves e Betina Fabel, foi de uma importância incalculável, proporcionando aos calouros uma sintonia e uma leveza. Segundo Harley Sato, diretor pedagógico do Colégio Anglo 21, no período de adaptação, as atividades para integração são necessárias para um bom acolhimento e adaptação, como também, implicará num trabalho educacional eficiente. Dessa forma, as atividades de adaptação favoreceram um clima ameno e descontraído entre os calouros.

                O professor Eduardo Simon realizou uma simulação de atendimento “Anamnese” para depois iniciar uma roda de conversa com os calouros. Essa ação proporcionou aos novatos diversas sensações, pois foi o primeiro contato “mais próximo” da atuação médica que sentiram esses dias. Sentimentos estes: angústia, preocupação, solidariedade foram colocados em pauta nessa atividade pelos discentes, como também foi uma roda de conversa muito participativa. O professor debateu que podemos ser médicos mais humanos ao mesmo tempo que podemos ser racionais ao ponto de não deixarmos os sentimentos atrapalhar nossa atuação na profissão. Isso é um dos princípios adotados no Projeto Pedagógico da FCMPB, que relata que o perfil médico trabalhado pela instituição requer uma formação humanística e consciente da responsabilidade social.

                Outra atividade muito relevante foi a apresentação da infraestrutura do Campus e a visita técnica aos laboratórios.  A cada Laboratório que os calouros entravam existia uma grande expectativa. O procedimento de engasgamento demonstrado pelo Flávio Evangelista foi de uma grande relevância e participação de grande parte dos alunos. Essa atividade mostra como a faculdade possui uma grande estrutura e preza por qualidade e excelência e isso só confirma que está em concomitância com o seu projeto pedagógico.

                Portanto, esses dias impactou de forma significativa os calouros. Dessa forma, o acolhimento, a anamnese, a apresentação da infraestrutura e a visita aos laboratórios foram ações que deixaram marcas importantes em cada aluno.

Referências Bibliográficas

SATO, Harley. “A importância da adaptação e integração dos alunos no ambiente escolar”. 2017. Disponível em: http://educacao.estadao.com.br/blogs/colegio-anglo21/a-importancia-da-adaptacao-e-integracao-dos-alunos-no-ambiente-escolar/.Acesso em:08/02/2018 ás 20:00 horas'.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (122.5 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com