TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DA MEDICINA NO OLHAR DE NICOLAU VERGUEIRO NOS ANOS DE 1935-1937

Por:   •  20/4/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.659 Palavras (11 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO

INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIENCIAS HUMANAS

CURSO DE HISTÓRIA

RAFAEL JORGE

HISTÓRIA DA MEDICINA NO OLHAR DE NICOLAU VERGUEIRO NOS ANOS DE 1935-1937

PASSO FUNDO

2018

SUMÁRIO

1. Introdução

01

2. Objetivos

03

3. Fontes

04

4. Referências

05

1 - INTRODUÇÃO:

O primeiro médico que temos registros em Passo Fundo é o cidadão Casemiro Antônio Bastilde aproximadamente entre os anos de 1842 e 1845. Naquela época, a medicina ainda era uma atividade muito caseira. Passo Fundo era atendido por práticos, que conseguiam licenças para exercer a medicina.

O primeiro médico passo-fundense a se fixar na cidade foi Nicolau Araújo Vergueiro. Nascido em Passo Fundo no dia 7 de março de 1882. Filho de João Campos Vergueiro, político importante da cidade e de Carolina Araújo Vergueiro. Nicolau Vergueiro iniciou seus estudos em Passo Fundo, teve como seu professor o Sr. Eduardo de Brito.

Em 1893, Nicolau mudou-se para São Leopoldo e ingressou no Colégio Nossa Senhora da Conceição. No ano de 1900, mudou-se para Porto Alegre e matriculou-se na Faculdade de Medicina e Farmácia de Porto Alegre, que havia sido criada um ano antes, em razão de uma disputa que ocorria entre os médicos formados e os licenciados. Após a adoção da Constituição Rio-Grandense em 1892, quando qualquer pessoa podia exercer a medicina, tendo apenas que se inscrever na Diretoria de Higiene do Estado e pagar as taxas para o Governo, assim os licenciados puderam legalizar suas atividades e serem denominados de médicos, mas não poderiam receber o título de doutor.

Em Passo Fundo, segundo relatórios municipais, a saúde pública foi criada em 1902.[1] Um ano depois em 1903, Dr. Vergueiro formava-se em Farmácia e em Medicina no ano de 1905. O tema de sua tese de conclusão foi Contribuição ao Estudo da Anesthesia Geral Pelo Keleno, na qual estudava o uso de Cloreto de Etila em paciente.

De volta a Passo Fundo, que nesta época era muito grande e englobava áreas que hoje formam vários municípios.  Iniciou sua própria clínica que funcionava junto da Farmácia dos Pobres, que era do seu primo, onde desempenhou a atividade médica até o final dos anos 1940. Durante mais de 20 anos foi médico da Assistência Pública de Saúde e também foi o idealizador e o primeiro presidente da Sociedade Passo-fundense de Medicina, fundada em 1931.

Para Osvandré Lech, Dr. Nicolau Araújo Vergueiro, também foi um dos políticos mais influentes da história de Passo Fundo. Iniciando sua carreira política em 1908 sendo eleito, naquele ano, Conselheiro Municipal pelo Partido Republicano, e depois colocado no posto de Presidente desse partido político. Em 1909 foi eleito Deputado Estadual pelo Partido Republicano sendo reeleito por cinco vezes. Ainda quando deputado, Dr. Vergueiro destinou verbas públicas significativas para hospitais de Passo Fundo e região; trabalhou com persistência na construção de estradas e em escolas do ensino público; foi sócio honorável do Hospital Previdência, de Marau e do Hospital São José, de Sertão, além de ser delegado estadual de Higiene, cargo que hoje é chamado de Secretaria da Saúde. Em Passo Fundo no de 1921 havia registros de 07 Escolas, em 1922, dois anos após Dr. Vergueiro ser eleito Intendente de Passo Fundo, o número de escolas havia aumentado para 98 e, no ano de 1924, para 119. Em 1929 existiam 159 escolas, com um total de 8.029 alunos. 

Neste mesmo ano o Governador do Estado estabeleceu que todas as escolas do interior fossem fechadas, devido a dificuldades financeiras, mesmo com tal ordem, Dr. Vergueiro ordenou que as mesmas fossem abertas, comprometendo-se em obter, por parte do Estado, os devidos pagamentos. Caso contrário, o faria de seu próprio bolso, gesto muito aplaudido pelos passo-fundenses. (NASCIMENTO, 1995)

Esteve exilado na Argentina nos anos de 1933 e 1934 pois era solidário a revolução constitucionalista de 1932. Entre os anos de 1935 e 1937 redigiu alguns documentos manuscritos intitulados de Notas íntimas – algumas reminiscências clínica, Nicolau, nesses documentos escreve suas memórias desde sua formação até o ano de 1937.

        A história da medicina de Passo Fundo não pode ser contada sem tocar no nome de Nicolau Araújo Vergueiro. Aproveitando as memórias escritas por Nicolau Vergueiro, e também sua relevância histórica, além de se utilizar as escritas sobre a área na época, buscamos analisar as mudanças que ocorreram no cenário da medicina de Passo Fundo, e como estas mudanças foram representadas em suas memórias.

        Para compreender como estava esse cenário, vamos analisar a história da medicina através do olhar de Nicolau Vergueiro. Iremos iniciar analisando a formação do Dr. Nicolau Araújo Vergueiro, e utilizando suas memórias, identificaremos quais as áreas em que ele atuava. Também exploraremos como estava o cenário geral da medicina. Nas suas memórias, Dr. Vergueiro relatava com muitos detalhes como eram suas consultas medicas, utilizando-se dessas informações iremos identificar como ele retratava essas consultas, e como os pacientes e doenças eram tratadas.

        A relevância desta pesquisa, contribui, diretamente para a compreensão da história do desenvolvimento de Passo Fundo e para aprimorar o conhecimento sobre a área de atuação do Dr. Vergueiro. Além de identificar as mudanças das relações sociais e a evolução do sistema de saúde.

2 - OBJETIVOS

2.1 - Objetivo Geral:

-Entender o desenvolvimento do campo de atuação de Dr. Nicolau Vergueiro em Passo Fundo, utilizando suas memórias de 1935 até 1937.

2.2 - Objetivos específicos:

-Investigar a formação social e acadêmica e atuação do Dr. Nicolau Vergueiro;

-Analisar a atuação de Nicolau Vergueiro no cenário médico em Passo Fundo;

-Verificar os motivos que levaram Nicolau Vergueiro entrar na política.

        

3 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

        A palavra medicina vem do latim ars medicina que significa “arte de curar”, tem como definição um conjunto de conhecimentos relativos a manutenção da saúde, tratamento, cura a prevenção de doenças.

        Em História da medicina, William Bynum apresenta cinco “tipos” de medicina. Iniciando desde a Grécia antiga onde se estabelecem os pilares do que é a medicina tradicional ocidental. Os cinco tipos são: à beira do leito, teórica, hospitalar, social e laboratorial. Cada uma delas com seu objeto de pesquisa, forma e local de educação e objetivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (190.6 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com