TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Mitose E A Formação De Tumores

Ensaios: A Mitose E A Formação De Tumores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  1.349 Palavras (6 Páginas)  •  7.372 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

A mitose é um processo de divisão celular, característico de todas as células somáticas vegetais e animais. É um processo contínuo que é dividido didaticamente em cinco fases: Prófase, metáfase, anáfase, telófase, nas quais ocorrem grande modificações no núcleo e no citoplasma. A mitose ocorre em todas nossas células com exceção das células reprodutoras que são meioses. Ela serve para repor células velhas e/ou danificadas e para formar células reprodutivas que serão capazes de originar um novo ser.

Câncer é o termo usado para designar um conjunto de mais de cem doenças caracterizadas pela proliferação descontrolada de células, o que leva à formação de um tecido anormal: o tumor. Quando há disseminação de células cancerosas para outras regiões do corpo e formação de tumores secundários, trata-se de uma metástase.

2 MITOSE

Quais são as três principais finalidades da mitose?

A mitose é o processo pelo qual uma célula passa quando se divide em duas novas. O objetivo principal da mitose é o crescimento, pois é através desse processo que um organismo passa de uma única célula para trilhões. Em um organismo multicelular completamente desenvolvido, a mitose também serve para reparar células danificadas. Além disso, existe um terceiro objetivo mais específico, que consiste em criar células específicas para reprodução, através de um processo chamado "meiose".

Finalidade da mitose: crescimento

Em organismos multicelulares, a mitose é essencial para o seu crescimento. Ela faz um organismo ir de uma única célula, fundida a partir de um espermatozoide e um óvulo, até bilhões de células, todas com o mesmo código genético. Entretanto, células diferentes de outras partes do corpo possuem algumas partes desse código ligadas ou desligadas de acordo com a sua função. Organismos unicelulares também passam por um processo similar de mitose, mas, nesse caso, é estritamente para reprodução; como todo o organismo é uma célula, criar uma nova é o mesmo que fazer um novo organismo. Esse processo é chamado de "fissão binária".

Finalidade da mitose: reparar

De acordo com a Universidade Estadual do Arizona, em média, um ser humano adulto possui entre 60 e 90 trilhões de células. No entanto, a mitose não para quando um organismo está completamente desenvolvido, pois a outra finalidade desse processo é reparar e substituir continuamente as células danificadas para garantir a função saudável dos órgãos. Por exemplo, o tempo de vida médio de uma hemácia é de cerca de 4 meses; portanto, devem ser substituídas continuamente.

3 CÂNCER

Câncer é o termo usado para designar um conjunto de mais de cem doenças caracterizadas pela proliferação descontrolada de células, o que leva à formação de um tecido anormal: o tumor. Quando há disseminação de células cancerosas para outras regiões do corpo e formação de tumores secundários, trata-se de uma metástase.

Em um organismo saudável, há equilíbrio entre o número de células mortas (por morte celular programada, doenças ou lesões) e a proliferação de novas células. Isso garante a integridade de tecidos e órgãos. Entretanto, mutações no DNA – alterações no código genético que “dita” as regras do corpo – podem perturbar os processos, fazendo com que células não morram no tempo certo, levando à formação de tumores benignos (que não se espalham) e malignos (câncer). Alguns tipos de câncer, como a leucemia, não formam tumores.

A formação do câncer pode ser induzida por fatores internos (herança genética) ou externos (exposição a agentes cancerígenos, hábitos alimentares, entre outros) ou por ambos simultaneamente.

A menor parte dos casos é relacionada a influências genéticas, que tornam o organismo incapaz de se defender de uma ameaça. Na maioria das vezes, a doença está associada a fatores ambientais, como o tabagismo, exposição prolongada e frequente aos raios solares e a infecções virais.

O que causa o câncer?

As causas de câncer são variadas, podendo ser externas ou internas ao organismo, estando ambas inter-relacionadas. As causas externas relacionam-se ao meio ambiente e aos hábitos ou costumes próprios de um ambiente social e cultural. As causas internas são, na maioria das vezes, geneticamente pré-determinadas, estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas. Esses fatores causais podem interagir de várias formas, aumentando a probabilidade de transformações malignas nas células normais.

De todos os casos, 80% a 90% dos cânceres estão associados a fatores ambientais. Alguns deles são bem conhecidos: o cigarro pode causar câncer de pulmão, a exposição excessiva ao sol pode causar câncer de pele, e alguns vírus podem causar leucemia. Outros estão em estudo, como alguns componentes dos alimentos que ingerimos, e muitos são ainda completamente desconhecidos.

O envelhecimento traz mudanças nas células que aumentam a sua suscetibilidade à transformação maligna. Isso, somado ao fato de as células das pessoas idosas terem sido expostas por mais tempo aos diferentes fatores de risco para câncer, explica em parte o porquê de o câncer ser mais freqüente nesses indivíduos.Os fatores de risco ambientais de câncer são denominados cancerígenos ou carcinógenos. Esses fatores atuam alterando a estrutura genética (DNA)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com