TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A NEUROLOGIA E CIÊNCIA

Por:   •  3/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  944 Palavras (4 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 4

 Tema: O impacto do Transtorno de Déficit de atenção e Hiperatividade na vida escolar das crianças.

Problema de pesquisa: Quais são os impactos do TDAH na vida escolar das crianças?

Objetivo Geral: Reconhecer os problemas escolares das crianças portadoras de TDAH.

Objetivos Específicos:

  • Verificar os aspectos neurobiológicos envolvidos no processo da aprendizagem e do TDAH
  • Apontar os sintomas e diagnósticos utilizados no TDAH;
  • Verificar as contribuições da Neuropsicologia para avaliação nos diagnósticos de TDAH;
  • Identificar os tratamentos empregados para o TDAH;
  • Enfatizar os problemas escolares das crianças portadoras de TDAH;
  • Apontar possibilidades interventivas nas escolas para alunos com TDAH.

Justificativa:

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) vem sendo muito discutido nos últimos anos por especialistas da área da saúde e educação. Apesar das divulgações recentes e aumento dos diagnósticos se faz necessário uma compilação dos estudos relativos ao tema.

Nos últimos anos de minha prática profissional como Orientadora Educacional, foi possível constatar o aumento considerável do número de crianças com diagnósticos de TDAH. Esse fato exigiu da escola determinadas mudanças, ainda que discretas, em relação ao desenvolvimento do processo ensino/aprendizagem das crianças. Os educadores, a comunidade escolar e os pais, passaram a incluir em seus discursos expressões relacionados ao TDAH. No entanto, o ambiente escolar apresenta muitas limitações sobre o assunto, algumas de ordem informativa e outras relacionadas a própria organização curricular quando se trata de crianças com TDAH. Não é incomum alguns professores  manifestarem suas dificuldades diante de alunos com TDAH, por não saberem muitas vezes dos reais comprometimentos causados pelo Transtorno, ou por não saberem como intervir diante de determinados  comportamentos .

O ambiente escolar configura uma complexidade de comportamentos que muitas vezes são mais claramente percebidos e ou manifestados no período em que a criança realiza suas atividades, embora alterações de comportamento aconteçam em outros espaços de pertencimento da criança, como por exemplo, na família.

A avaliação neuropsicológica disponibiliza instrumentos de muita relevância para uma investigação precisa para crianças com hipótese diagnóstica de TDAH. Essa contribuição traz a possibilidade de um plano terapêutico mais eficaz, que inclui orientações para escola e a família.

Revisão de Literatura:

O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é um dos transtornos mentais diagnosticados com maior frequência em crianças, sendo responsável por 30 a 40% dos encaminhamentos para clínicas de orientação infantil, pediátricas, de atendimento familiar e de clínica geral.  (Conners, p 9,2009).

Segundo Matos,2003 ( p. 91), para lidar com uma criança com TDAH, antes de mais nada, o professor precisa conhecer o transtorno e saber diferenciá-lo de “má-educação”, “indolência” ou “ preguiça”. A criança que apresenta comportamentos mais acentuados como desatenção, hiperatividade e impulsividade, pode ser facilmente rotulada e até rejeitada no seu meio social. Em muitos casos os sintomas do TDAH estão relacionados a outras co-morbidades clínicas.

Malloy e colaboradores trazem uma importante contribuição para a avaliação neuropsicológica através de estudos e pesquisas e ainda estudos de testes específicos para a população brasileira. A avaliação neuropsicológica proporciona a utilização de instrumentos que são fundamentais para o alcance de um diagnóstico diferenciado.

O DSM V (Manual de Estatística e Diagnóstica de Transtornos Mentais) frequentemente é utilizado por médicos como ponto de partida no processo de diagnóstico do TDAH. O manual  estabelece 18 sintomas , distribuídos em desatenção, hiperatividade e impulsividade, com divisões que possibilitam constatar existência  predomínios e a classificação do TDAH em Leve, Moderado e Grave.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (89.5 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com