TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Nanotecnologia

Por:   •  25/1/2018  •  Resenha  •  872 Palavras (4 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 4

  1. O que é a nanotecnologia?

O nome “nanotecnologia” foi criado e definido pela Universidade Científica

de Tóquio, no ano de 1974. Nanotecnologia é a  ciência que estuda a construção de sistemas diversos estruturados a partir do átomo e das moléculas e hoje associa-se a área de química, biologia e farmácia mostrando interessantes resultados de produção em escala nano. Apenas para lembrar a escala nano equivale a 1/1.000.000.000<http://1.0.0.0/>( bilhão ) ou seja, um nanômetro (nm ) equivale a  um bilionésimo de metro ou um milionésimo de milímetro.

2) Qual a aplicação desta ciência na medicina?

Provavelmente, a investigação e a prática médica serão mais eficientes.

Sistemas de investigação e diagnóstico serão mais  eficazes,  o que permitirá uma resposta mais rápida no tratamento das doenças. Diversos aparelhos de custo reduzido permitirão maior e melhor controle da saúde dos pacientes,  novos tratamentos provavelmente serão criados utilizando a nanotecnologia.

Na Medicina já existem várias aplicações na nanotecnologia (nano-medicina). Uma delas é o a terapia foto-dinâmica. Moléculas pela ação da luz emitem um oxigênio foto oxidativo que danifica as células ao redor,  e que acabam sendo substituídas por células normais. Na Odontologia já existem adesivos que se ligam  molecularmente ao dente. Nano robôs estão sendo pesquisados e desenvolvidos de dois tipos  *os orgânicos e inorgânicos.* fabricados a partir de estruturas de DNA e materiais orgânicos moleculares e com função de  identificar bactérias e vírus e destruí-los. Os inorgânicos serão fabricados com estruturas  mecânicas  e terão finalidades diferentes e mais complexas tais como realizar pequenas cirurgias e enviar medicamentos a locais de difícil acesso.

Concluindo, para a medicina a nanotecnologia não é simplesmente uma questão de fazer um pequeno objeto físico, mas na verdade é compreender como esse objeto ou como um proteína especializada pode ser modificada e usada para fazer interface com uma célula para benefício médico.

Nós prevemos diversas aplicações da nanotecnologia para oftalmologia:

1. Hidráulica / Biomecânica: Alguns de nossos mais preocupantes problemas cirúrgicos são muito semelhantes a problemas de engenharia hidráulica (ex., glaucoma, cirurgia vascular da retina). Precisamos trazer a oftalmologia para o mesmo ponto em que a radiologia intervencionista se encontra.  Novas tecnologias de drenagem do humor aquoso assim como endocirurgia vascular da retina (Criação de Micro-Nanotools na area Nanomedicina) estão em desenvolvimento podendo contribuir para uma quebra de paradigma terapêutico na área do glaucoma e cirurgia vítreo-retiniana.

2. Liberação controlada de droga: Na Oftalmologia, existem dificuldades fisiológicas impostas por mecanismos de proteção do olho que fazem com que apenas pequenas frações da droga aplicada consigam atravessar a córnea e atingir os tecidos intra-oculares. Esses mecanismos são principalmente a rápida drenagem ocular, o ato reflexo de piscar e a diluição da droga pela lágrima. A nanotecnologia pode vir a fazer com que moléculas antigas  sejam novamente viabilizadas e que novas moléculas sejam criadas, o que –com certeza- deve refletir numa melhora no arsenal terapêutico do médico. Já existem no mercado algumas soluções interessantes e que melhoram a ação de algumas drogas, como por exemplo o Restasys ( sistema de micro emulsão e o Betoptic S que é uma ligação da molécula de Bataxolol a micro-partículas de uma resina de troca iônica, o que dá  uma equivalência na biodisponibilidade do  produtos BETOPTIC S 0,25% ao BETOPTIC 0,5%. Outro produto, o TIMOPTOL XE é uma solução levemente viscosa e que forma um gel quando entra em contato com os cátions do fluido lacrimal , melhorando o tempo de permanência da droga com a superfície ocular. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (114.9 Kb)   docx (299.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com