TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Radio Biologia No Desenvolvimento

Por:   •  8/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.993 Palavras (8 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 8

         2.  DESENVOLVIMENTO

          Antes de falar sobre os danos que as radiações ocasionam,a ideia é partir da definição da radiação,ou seja,é uma energia em movimento, uma propagação de energia transferida de um lugar a outro podendo ser no vácuo,onde se deslocam na velocidade da luz, ou em um meio material qualquer.

                     Há dois tipos de radiações ,as corpusculares e as eletromagnéticas.Ambas possuem energia de ionização e se diferenciam porque as corpusculares tem massa e a eletromagnética não,outra diferença é que mesmo ambas tendo uma energia de ionização ,as radiações eletromagnéticas, não são ionizantes,ou seja,elas não vão desencadear o processo de ionização,apenas a excitação das moléculas.São as radiações corpusculares a alfa e a beta,as radiações eletromagnéticas são as gama e radiação X. As radiações gama e X não possuem massa mas possuem uma alta energia não só de ionização mas também de penetração.Numa escala crescente de ionização temos a gama,X,beta e alfa,sendo a alfa a mais ionizante,mas ela só vai oferecer uma risco direto ao indivíduo se penetrar no organismo do indivíduo, não vai ter um poder de penetração suficiente para interagir e nem transferir energia para a matéria, diferente do poder de penetração que, numa escala crescente, temos a alfa,beta,X e gama, sendo a gama a mais penetrante.

                 Radiação gama é uma onda eletromagnética,ou seja,é uma radiação sem carga e sem massa,se movimenta à velocidade da luz(300.000 Km/s),possui um alto poder de penetração conseguindo penetrar profundamente na matéria,podendo ser blindada com uma placa de 5 cm de chumbo.Apesar de ser altamente penetrante é a radiação menos ionizante,então um indivíduo quando bombardeado várias vezes por uma intensidade baixa causa danos de altíssima gravidade.

                Radiação beta é corpuscular, possui massa, tem um médio poder de penetração mas é de 5 a 100 vezes mais penetrante que a alfa. A radiação alfa é a mais energética,é muito pesada,vai se locomover lentamente,tem pequeno poder de penetração e elevado poder ionizante.

                   Na medicina são usadas vários tipos radiações,como exemplo temos a radiação X usada em  radiodiagnóstico, que por sua vez compreende as técnicas de raio X, mamografia, densitometria, tomografia computadorizada, entre outras. Já a radiação gama é utilizada na medicina nuclear e a beta na radioterapia.

                Quanto à classificação,as radiações se dividem em:ionizantes e não-ionizantes.                           Uma radiação ionizante tem energia suficiente para ionizar um átomo,ou seja,arrancar elétrons desse átomo.A radiação não-ionizante não tem energia suficiente para arrancar elétrons.

           A radiação pode passar pelo corpo de um indivíduo sem causar nenhuma alteração.Quando o dano é pequeno,o organismo pode se recuperar sem sentir os efeitos,uma vez que os seres vivos têm sistemas de identificação e reparo de danos ao material genético.Esse dano pode ser direto ou indireto.

          No dano direto,a radiação interage diretamente com a alguma molécula vital do organismo vivo tal como o DNA,proteína.No dano indireto,a radiação interage com a molécula de água promovendo radicais livres e estes,afetam o DNA ou proteínas.Como a água constitui cerca de 70% das nossas células,o efeito indireto tem maior probabilidade de acontecer.

         A transformação de uma molécula vital(proteína,água,DNA,etc)pela ação da radiação pode levar a consequências graves na célula, podem ocorrer radiolesões, que são lesões causadas pelas radiações nos tecidos vivos.

               Quando há a interação das radiações com as moléculas do corpo de um indivíduo irradiado ,as células seguem alguns estágios:

               Estágio físico:é o tempo em que a radiação vai provocar uma ionização no corpo do indivíduo e depositar energia,tem duração muito pequena,pode ser evitada com o uso de blindagens apropriadas para cada tipo de radiação.

         Estágio físico-químico:é quando vai haver quebra de ligações químicas das moléculas,a formação da radiólise(modificação da molécula de água), dos radicais livres e estes radicais vão atacar as principais células do corpo,danificando o DNA,RNA,proteínas,enzimas,etc.

            Estágio biológico:é quando o dano já está instalado,as células com defeito vão formar outras células com defeito,uma mutação genética.

          Então,os efeitos biológicos são consequências do dano celular causado pelas radiações.Quanto ao tempo que esses efeitos podem aparecer,temos:os efeitos imediatos e os tardios.Os efeitos imediatos são os característicos de exposições a doses elevadas de radiação,e os efeitos biológicos se manifestam num curto tempo,como por exemplo,a radiodermite(lesão ocasionada pelo tecido por conta do excesso de radiação) ou a síndrome aguda da radiação que podem ser,náuseas,dor de cabeça,tontura,fraqueza,entre outros.Os efeitos tardios são os característicos de exposições a doses pequenas de radiação,então uma vez que a célula sofreu um dano na irradiação,os efeitos biológicos desta só vão aparecer a longo prazo,anos depois,como exemplo,o câncer.

            Quanto ao tipo de célula que as radiações ionizantes vão danificar, os efeitos podem ser: estocásticos e hereditários.

                Os estocásticos são os relacionados a doses baixas de radiação,vai surgir quando o indivíduo recebe baixas doses de radiação que vão se acumulando e futuramente podem desenvolver uma neoplasia,como o câncer.Os determinísticos é quando o indivíduo é exposto a altas doses de radiação,ultrapassando o limiar de doses que um indivíduo pode receber e nesse caso,o dano é dado como certo.  Não existe uma dose segura de radiação,tanto ela baixa quanto alta podem causar danos às células do organismo.

                Os efeitos biológicos que podem surgir nas células somáticas são : a catarata,mal formação congênita,síndromes agudas da radiação(náuseas,vômitos,dores de cabeça,etc) e podem surgir diminuição da longevidade,envelhecimento precoce e a indução do câncer.O indivíduo irradiado que sofreu um dano ele pode perder a capacidade de reprodução,pode ser temporário ou permanente,dependendo da dose.Uma radiodermite e descamações podem aparecer depois de algumas semanas após a radiação.

             Os tecidos que têm uma probabilidade alta de ocorrer um dano biológico,por serem mais radiossensíveis são:medula óssea,tecido linfoide, os órgãos genitais maculino e feminino,o sistema gastrointestinal(baço e pâncreas);os tecidos que tem uma radiosensibilidade média são a pele e os pulmões e os que têm radiosensibilidade baixa são as células do sistema nervoso,por serem mais densos,como os ossos,então a probabilidade de dano é menor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (76.9 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com