TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cronologia do desenvolvimento do rádio

Abstract: Cronologia do desenvolvimento do rádio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  Abstract  •  1.957 Palavras (8 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 8

História do Rádio

1844

Samuel Finley Breese Morse foi um inventor, físico e pintor de retratos e cenas históricas estadunidense. Tornou-se mundialmente célebre pelas suas invenções: o código Morse e o telégrafo com fios, em 1844. Em 24 de Maio, a primeira mensagem à distância através do Telégrafo – aproximadamente 40 milhas.

A mensagem -“Que Deus seja louvado!" O Telégrafo através de fios e o Código Morse é o primeiro sistema de comunicação a longa distância que o mundo conheceu.

1850

Daniel Ruhmkoff, mecânico Alemão, constrói um aparelho de indução que transforma a baixa tensão de uma pilha em alta tensão. Foi utilizado como primeiro emissor de ondas eletromagnéticas.

1853

Julius Wilheim Gintl, físico australiano, demonstra que é possivel enviar através de uma linha telegráfica, várias mensagens simultaneamente.

1863

Em Cambridge, Inglaterra, James Clerck Maxwell, professor de física experimental, demonstrou teoricamente a provável existência das ondas eletromagnéticas, sem constatação prática.

Foi o primeiro a estabelecer o conceito fundamental de ondas eletromagnéticas por pura dedução matemática. Do seu trabalho resultaram em 1864 as Equações de Maxwell que indicavam a existência de ondas eletromagnéticas que mais tarde foram demonstradas em laboratório por Hertz.

Através destas equações, Maxwell demonstrava a velocidade da luz que estabeleceu em 3 x 1010cm/s. Maxwell acreditava que a luz era uma forma de radiação eletromagnética.

1865

Mahlon Loomis transmite mensagens telegráficas sem fios entre duas montanhas em Virgínia.

1867

Werner Siemens constroe o primeiro dínamo.

1875 - Surge o primeiro serviço permanente de notícias por cabo. No mesmo ano, Alexandre Graham Bell inventa o transdutor magnético, ou microfone.

1877 - Emile Bertiner torna o microfone um equipamento personificado e Thomas A. Edison registra som em cilindros. A primeira gravação - “Mary tem um pequeno cordeiro”.

1887

Heinrich Hertz prova a teoria de Maxwell que a eletricidade pode viajar pelo espaço em forma de ondas. Ele demonstrou que estas ondas compartilham as mesmas propriedades físicas da luz.

Hertz detectou, fazendo saltar faíscas através do ar que separavam duas bolas de cobre, o princípio da propagação radiofônica. As ondas antigamente identificadas como "quilociclos" passam a se denominar "ondas hertzianas". Heaviside consegue estabelecer comunicação entre a superfície da terra e uma câmara subterrânea.

1890

Heinrich Rudolf Hertz foi um físico alemão. Hertz demonstrou a existência da radiação electromagnética, criando aparelhos emissores e detectores de ondas de rádio.Hertz pôs em evidência em 1888 a existência das ondas eletromagnéticas imaginadas por James Maxwell em 1873.

1923

Edgard Roquete Pinto considerado "O pai do rádio brasileiro" E Henry Morize fundam em 20 de abril, a primeira rádio brasileira: Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Surge o termo/conceito rádio sociedade ou rádio clube, em que os ouvintes, associados contribuíam com mensalidades capazes de acorrer aos custos operacionais e de manutenção. Era voltada a cultura sem fins comerciais.

1931

As rádios Record e América foram fundadas no Brasil.

1932

A propaganda na rádio foi liberada no Brasil. Ademar Casé fez o primeiro Jingle brasileiro.

1933

O norte americano Edwin Armstrong. ...desenvolveu modulação de amplitude, ou como nós chamamos hoje, AM.

1935

Criação da “ A voz do Brasil “.

1939

O norte americano Edwin Armstrong inicia operação da primeira FM em Alpine, New Jersey.

1945

O FCC muda a banda de FM de 50 MHz para os atuais 88 - 108 MHz

1951

É inaugurada a TV Tupi no Rio de Janeiro.

1961

As emissoras de FM são autorizadas a transmitir em estéreo. A holandesa Philips lança seu primeiro receptor profissional de SW, o Magnavox AL990, que não foi aceito pelo mercado por ser incompatível aos padrões da época.

1965

O Brasil é integrado no Sistema Intelsat. Receptores valvulados são quase inexistentes nos EEUU, em seu lugar, aparecem os rádios transistorizados.

1967

É criado o Ministério das Comunicações, dia 25 de fevereiro.

Radio e TV nos anos 70

Nos anos 70 o que mais se ouvia era o radio,praticamente todas as casas tinha um radio -vitrola ou um receptor,naquela época as pessoas tinham costumes de cumprir seu afazeres domésticos sempre com um radio ligado.alguns ouviam a famosa radio prk 30 programa humorístico criado em outubro de 1944 na radio Mayrink e que permaneceu no ar ate 1964.

Nos anos 60 os poucos programas infantis dirigidos para crianças não prendiam a atenção, e assim foi com o radio que essas gerações acostumaram a ouvir e imaginar ao invés de receber tudo pronto como na TV. Antes de dormi os mais velhos tinham costumes de ouvir bandeirante o programa Moraes sarmento naquela época as noticias chegavam aos ouvintes de radio na hora certa. Entre as emissoras de radio mais ouvidas entre os mais velhos, uma era a radio panamericano.

As festas de aniversários os festejos de natal e ano novo, eram comemorados com as musicas de Ray conniff glen muler tocados nas radio-vitrola Philips.

A Rádio Liberal também sofreu com a vinda da TV. Por causa disso, tentava ganhar audiência com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com