TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Síndrome de Bloom é uma outra condição hereditária

Por:   •  23/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  830 Palavras (4 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 4

A síndrome de Bloom é uma outra condição hereditária recessiva que reduz a reparação de danos do DNA e predispõe ao câncer. Os cânceres são de inúmeros tipos, mas o mais freqüente em crianças é a leucemia linfóide aguda. As células de pacientes com síndrome de Bloom demonstram índices de troca de cromatites irmãs, troca de cromossomo homologo e quebra de cromossomo. Defeitos na enzima reparadora, ligase I, tem sido encontrada. Esta enzima é necessária para reunir o fim do DNA depois de um segmento defeituoso que tenha sido retirado e atar o DNA reposto a um final quebrado. Dois processos genéticos são afetados pelo defeito, existe um aumento no índice de mutações somáticas por divisão celular, e no índice de recombinação somática por divisão celular. A propensão para quebra cromossômica poderia afetar a incidência de tumores causados pelo mecanismo de translocação. índices aumentados de mutação poderiam afetar ambos os passos no desenvolvimento de cânceres recessivos, enquanto a recombinação poderia aumentar o índice de segundo passo. Assim, uma variedade de cânceres poderia ser esperada.

Submetido a análise do cariótipo (46, XY). Ultrassonografia renal normal. Com hipogamaglobulinemia e intolerância à lactose. Os pais eram primos.

É uma doença autossômica recessiva caracterizada por deficiência de crescimento pré e pós-natal; pele com sensibilidade ao sol, com lesões teleangectasicas, hipo e hiperpigmentada; com alto risco para desenvolvimento de neoplasias e instabilidade cromossômica.

Os pacientes desta síndrome apresentam três características cardinais: eritema teleangectásico, que aparece na infância e afeta principalmente a face (na região da borboleta); sensibilidade à luz solar; e déficit de crescimento, que é a característica mais importante da síndrome. German, em 1969, observou que os pacientes apresentavam em comum consangüinidade dos pais (o que fala a favor de uma herança autossômica recessiva); e que dos 27 indivíduos, 22 indivíduos apresentavam quebras ou rearranjos na análise citogenética (alta incidência de aneuploidia); e aumento esperado de desenvolvimento de neoplasias malignas.

Os pacientes com síndrome de Bloom têm risco 150 a 300 vezes maior de desenvolvimento de neoplasias

Os pacientes apresentam deficiência de crescimento com início pré-natal: a estatura média do homem adulto é 151cm, e da mulher 144cm. Também apresentam retardo mental moderado, com dificuldade de aprendizado; dolicocefalia, microcefalia, face estreita, hipoplasia malar, orelhas proeminentes, nariz proeminente, ausência dos incisivos laterais superiores, broquiectasia, doenças pulmonares crônicas, azoospermia, criptorquidia, sindactilia, polidactilia, clinodactilia do 5º dedo, telangiectasia facial em face (exacerbação pela luz solar), manchas hipo ou hiperpigmentadas, manchas cafe-au-lait, hipertricose, fotosensibilidade são outros achados. Cerca de 8% desenvolvem diabetes não-insulino dependente. É observada deficiência de imunoglobulinas (IgA, IgG, IgM), e propensão à neoplasias (especialmente, leucemias, linfomas, adenocarcinoma, carcinoma de células escamosas).

A Síndrome de Bloom está relacionada a alterações no mecanismo de reparo do DNA. Além da SB, outras patologias estão relacionadas a defeitos no sistema de reparo do DNA: xeroderma pigmentoso; Síndrome de Cockayne; tricodistrofia; câncer colorretal hereditário sem polipose (HNPCC ou Síndrome de Lynch ); anemia de Fanconi; ataxia teleangiectasia; Síndrome de Li-Fraumeni; Síndrome de Werner; e Síndrome Rothmund-Thomson. As duas últimas, assim como a SB estão relacionadas a alterações em uma família de genes denominada RecQ (DNA helicases).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (69.3 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com