TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc Tratamento Tuberculose

Trabalho Escolar: Tcc Tratamento Tuberculose. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  771 Visualizações

Página 1 de 2

A tuberculose é uma doença grave, porém curável em praticamente 100% dos casos novos, desde que obedecidos os princípios da moderna quimioterapia. A associação medicamentosa adequada, as doses corretas, o uso por tempo suficiente, com supervisão da tomada dos medicamentos são os meios para evitar à persistência bacteriana e o desenvolvimento de resistência às drogas, assegurando, assim, a cura do paciente. A descoberta e o consequente tratamento adequado do paciente são considerados a principal estratégia de intervenção na tuberculose. Dessa forma, se reduz as fontes de infecção e o impacto da doença na comunidade (MINISTÉRIO DA SAÚDE; MANUAL TÉCNICO PARA O CONTROLE DA TUBERCULOSE 2002).

9.1 PRINCÍPIOS BÁSICOS DO TRATAMENTO

Para prevenir a falência do tratamento dos bacilíferos, a atividade prioritária de controle da tuberculose, fase inicial, a fase de ataque. Uma vez quepermite anular rapidamente as maiores fontes de infecção. Poucos dias após o início da quimioterapia correta, os bacilos da tuberculose praticamente perdem seu poder infectante. O prolongamento da terapia, fase de manutenção, tem como objetivo eliminar os germes persistentes e a prevenção de recaídas e recidivas. Assim, os doentes“pulmonares positivos” não precisam nem devem ser segregados do convívio familiar e dacomunidade (MINISTERIO DA SAUDE; MANUAL TECNICO PARA O CONTROLE DA TUBERCULOSE, 2002).

O bacilo pode manifestar resistência, quando não exposto anteriormente as drogas, por resultados de mutação randômica, resistência natural, e de utilização inadequada, por abandono ou irregularidade, da terapêutica, resistência adquirida. Estas podem infectar pessoas não tratadas anteriormente, levando ao aparecimento de formas clínicas multirresistentes por resistência primaria (MINISTERIO DA SAUDE; MANUAL TECNICO PARA O CONTROLE DA TUBERCULOSE 2002).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com