TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TUBERCULOSE PULMONAR ABANDONO DO TRATAMENTO

Por:   •  17/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.813 Palavras (8 Páginas)  •  1.358 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE DO LITORAL SUL PAULISTA – FALS

ELAINE DE SOUZA SILVA

LILIANE SOARES FERREIRA

PROJETO DE MONOGRAFIA

TUBERCULOSE PULMONAR

ABANDONO DO TRATAMENTO

PRAIA GRANDE - SP

ABRIL/2016

ELAINE DE SOUZA SILVA

LILIANE SOARES FERREIRA

TUBERCULOSE PULMONAR

ABANDONO DO TRATAMENTO

Projeto de Pesquisa apresentado a Faculdade do litoral Sul Paulista – FALS, como requisito para elaboração da monografia de conclusão de curso.

Professor orientador: João Fernando Cesar Gonçalves do Nascimento

PRAIA GRANDE - SP

ABRIL/2016

Sumário

1.        TEMA        4

2.        DELIMITAÇÃO DO TEMA        4

3.        PROBLEMA        4

4.        HIPÓTESE DE ESTUDO        4

5.        OBJETIVOS        4

5.1        Objetivo Geral        4

5.2        Objetivo específico        5

6.        JUSTIFICATIVA        5

7.        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        5

8.        PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS        7

10. CRONOGRAMA DA PESQUISA        8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        11

  1. TEMA

Abandono do tratamento na tuberculose pulmonar.

  1. DELIMITAÇÃO DO TEMA

A pesquisa enfatiza a problemática em torno do abandono do tratamento por vários motivos que impedem a cura da tuberculose pulmonar, aumentando assim, o número de casos recidivos resistente, que implica na administração de outras drogas e um tempo maior de tratamento, assim como suas consequências.

  1. PROBLEMA

Quais motivos, situações e condições levam o paciente que está realizando o tratamento de tuberculose, a abandoná-lo?

  1. HIPÓTESE DE ESTUDO

A motivação para o abandono do tratamento da tuberculose pulmonar parece ser multifatorial, onde se destacam: A dependência química (álcool e/ou drogas); tratamento paralelo com outra moléstia de igual ou maior gravidade (ex.: tratamento com antirretroviral); melhora significativa dos sintomas da tuberculose nas primeiras semanas de tratamento; falta de informação sobre a doença e suas consequências de não concluir o tratamento no tempo especificado; mudança de endereço constante sem prévia comunicação ao serviço de saúde; o fato do tratamento ser supervisionado, levando o indivíduo a ter que comparecer todos os dias no serviço de saúde; o constrangimento e preconceito social.

  1. OBJETIVOS

  1. Objetivo Geral

O objetivo geral da pesquisa tem como princípio fundamental, abordar pacientes que abandonaram o tratamento, investigar essas causas, comentar sobre os riscos e consequências da evasão ao tratamento.

  1. Objetivo específico

  1. Esclarecer as causas que levam ao abandono do tratamento;
  2. Alertar para os riscos da interrupção;
  3. Propor ações que propiciem a adesão ao tratamento.

  1. JUSTIFICATIVA

Ressaltar a importância do tratamento contínuo e sem interrupção, para com isso diminuir o número de abandonos evitando pacientes recidivos e a transmissão da tuberculose pulmonar resistente.

O abandono do tratamento da tuberculose pulmonar favorece a manutenção da cadeia de transmissão, assim como o aumento das populações bacterianas resistentes.

A resistência ocorre por seleção de mutantes preexistentes na população bacteriana original, por "pressão antimicrobiana". Ao iniciar o tratamento da tuberculose pulmonar, serão eliminados os bacilos sensíveis ao esquema medicamentoso e, aqueles aleatoriamente mutantes resistentes sobreviverão e com a interrupção ou abandono do tratamento, vão continuar multiplicando-se, assim, o paciente fica colonizado apenas com os bacilos mais resistentes à quimioterapia de primeira linha, ocorrendo então, transmissão da tuberculose resistente.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A tuberculose é uma doença infecciosa que atinge principalmente os pulmões. Ela existe desde a antiguidade e até em múmias do antigo Egito foram encontradas lesões características da tuberculose. Mas só em 1882 o médico alemão, Robert Koch, conseguiu identificar o tipo de micróbio que causa esta doença.

Na maioria dos casos, as lesões da tuberculose se localizam nos pulmões, mas a doença também pode ocorrer nos gânglios, rins, ossos, meninges ou outros locais do organismo. (www.cve.saude.sp.gov.br/htm/cve_tb.html).

A Tuberculose tem cura em praticamente 100% dos casos. Uma estratégia fundamental para assegurar a cura do doente se dá pelo Tratamento Diretamente Observado (TDO), que consiste no tratamento contínuo, sem interrupção, durante o tempo determinado (mínimo de seis meses) e até que os testes laboratoriais excluam a existência da doença.

O tratamento consiste na combinação de quatro medicamentos: Rifampicina, Isoniazida, Etambutol e Pirazinamida, em doses fixas, sendo necessário seu uso diário em uma única tomada. (Gomes, A. A. et al.)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (167.8 Kb)   docx (32.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com