TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A icterícia neonatal

Pesquisas Acadêmicas: A icterícia neonatal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.848 Palavras (12 Páginas)  •  580 Visualizações

Página 1 de 12

1 INTRODUÇÃO

A icterícia neonatal é a manifestação visível, na pele e escleróticas, de níveis séricos de bilirrubina superiores a 5 mg/dL. Embora seja conhecida desde o tempo de Hipócrates e Galeno, a icterícia foi mencionada pela primeira vez como icterícia neonatal em 1943, por Bartholomeus Metlinger. A icterícia neonatal continua a ser um tema atual e de grande importância pela elevada incidência desta patologia entre os recém-nascidos e por se tratar de uma situação clínica muitas vezes não tratada, pode evoluir para sua forma mais grave (SILVA, 2011).

Após o nascimento o recém-nascido tem que ativar os seus próprios sistemas excretores, ocorrendo geralmente um atraso na sua maturação, o que se traduz na icterícia fisiológica que aparece por volta do terceiro ao quinto dia de vida. Se a bilirrubina total sérica exceder os 5 mg/dL no primeiro dia de vida, 10mg/dL no segundo dia, mais de 13mg/dL nos dias seguintes, ou se os sinais clínicos de icterícia persistirem para além de uma semana pode-se excluir a icterícia fisiológica como diagnóstico, sendo necessário investigar outra possível causa de hiperbilirrubinemia no recém-nascido (KRAUZER, 2009).

Dentres os fatores que resultam em icterícia neonatal estão: um aumento da síntese de bilirrubina, devido ao maior número de eritrócitos e à menor semi-vida destes nos recém-nascidos; diminuição da capacidade de ligação e transporte da bilirrubina, pelo facto das concentrações séricas de albumina nos recém-nascidos serem mais baixas; captação hepática prejudicada devido aos níveis diminuídos de ligandina; aumento da absorção da bilirrubina através da circulação entero-hepática uma vez que o intestino do recém-nascido tem beta-glucuronidase, a enzima responsável pela conversão da bilirrubina conjugada em não conjugada, mais facilmente absorvida pela mucosa intestinal e conjugação e excreção hepáticas menos eficazes devido a um atraso na maturação do fígado e dos seus sistemas enzimáticos (SILVA, 2011).

A bilirrubina é um antioxidante que pode ser benéfico no recém-nascido com deficiência de substâncias antioxidantes, como a catálase e a vitamina E, mas, quando os níveis séricos se apresentam elevados, pode provocar toxicidade no sistema nervoso central do recém-nascido (Kernicterus) ou ser um sinal clínico de doença hepática ou sistémica graves com necessidade de avaliação adicional (SILVA, 2011 apud THILO; ROSENBERG, 2005).

O tratamento da icterícia neonatal baseia-se no tratamento realizado por vários profissionais capacitados, o enfermeiro como parte dessa equipe multiprofissional necessita desenvolver uma assistência de qualidade e sistematizada. A sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é uma metodologia para organizar e sistematizar o cuidado, com base nos princípios do método científico. Tem como objetivos identificar as situações de saúde-doença e as necessidades de cuidados de enfermagem, bem como subsidiar as intervenções de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde do indivíduo, família e comunidade (KRAUZER, 2009).

A SAE é um instrumento privativo do processo de trabalho do enfermeiro, a qual possibilita o desenvolvimento de ações que modificam o estado do processo de vida e de saúde-doença dos indivíduos. Portanto, permite que se alcance resultados pelos quais o enfermeiro é responsável. A sua implementação proporciona cuidados individualizados. É composta pela documentação das etapas do processo de enfermagem, a fase do histórico, do diagnóstico de enfermagem, do planejamento e a avaliação de enfermagem. Esta divisão tem cunho apenas didático, uma vez que na prática assistencial a SAE é um processo com etapas interrelacionadas e dinâmica (TRUPPEL et al., 2009).

2 DELIMITAÇÃO DO TEMA

Dada à elevada incidência da Hiperbilirrubinemia no período neonatal conforme descrito nas literaturas e sabendo da extrema importância da SAE para que haja uma assistência de qualidade aos pacientes portadores dessa patologia, verificou-se a necessidade de realizar um estudo acerca dessa problemática com o seguinte tema: “A implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem em Recém-nascidos portadores de icterícia neonatal” na Santa Casa de Misericórdia de Rondonópolis – MT.

3 OBJETIVO GERAL

Investigar como é realizada a sistematização da assistência de enfermagem ao RN portador de Icterícia neonatal na Santa Casa de Misericórdia de Rondonópolis – MT.

3.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Verificar se na unidade há instrumento para o desenvolvimento da Sistematização da Assistência de enfermagem;

• Averiguar se a equipe de enfermagem realiza e utiliza a SAE como instrumento para a implementação dos cuidados aos recém-nascidos com icterícia neonatal;

• Avaliar se os cuidados prescritos e realizados para os portadores de icterícia neonatal condizem com o preconizado pela literatura.

4 JUSTIFICATIVA

A Icterícia neonatal é um problema de alta incidência e que atinge recém- nascidos entre o primeiro e quinto dia de vida, podendo trazer sérios riscos à saúde do neonato. Podendo levar a severas complicações, aumentando os riscos de óbito. É essencial que os profissionais identifiquem o mais rápido possível o problema para que seja iniciado um tratamento eficaz, realizado por uma equipe multiprofissional. A equipe de enfermagem como parte importante da equipe necessita saber realizar cuidados segundo recomendações baseadas em evidências científicas válidas, de forma sistematizada e de qualidade.

Diante dessa realidade consideramos ser de grande relevância realizar um estudo abordando o tema “A implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem em Recém-nascidos portadores de icterícia neonatal”, pois permite abordar o respectivo tema como foco do Trabalho de Conclusão de Curso e irá contribuir para a nossa formação acadêmica preparando- nos para exercer com maior eficácia nossa profissão de enfermeiras. Além disso, irá permitir ampliar nosso conhecimento sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e como esta é utilizada de um modo geral na prática profissional pela equipe de enfermagem.

5 PROBLEMATIZAÇÃO

• Há um instrumento para o desenvolvimento do processo de enfermagem dos profissionais no campo em que irá desenvolver-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com