TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALCOOL ETILICO

Artigos Científicos: ALCOOL ETILICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  1.030 Visualizações

Página 1 de 3

ALCOOL ETILICO:

O álcool etílico, também conhecido como etanol, é composto por dois átomos de carbono, cinco átomos de hidrogênio e uma hidroxila (C2H5OH), sendo obtido dos produtos como: cana-de-açúcar, mandioca, milho, batata, eucalipto, beterraba, etc. Utilizado como combustível nos motores de ciclo Otto, especificamente no setor de transporte rodoviário.

É utilizado na síntese de várias reações orgânicas na obtenção de diversos produtos, tais como: solvente para resinas, gorduras, óleos, ácidos graxos, hidrocarbonetos, hidróxidos alcalinos; meio de extração; fabricação de intermediários, derivados orgânicos, corantes; drogas sintéticas, elastômeros, detergentes, produtos de limpeza em geral, cosméticos, fármacos, dentre outros.

Conhecido desde a antigüidade o álcool ocupou lugar de destaque em culturas as mais variadas. Como produto resultante da fermentação do arroz, na China, e do milho, no Império Inca no Peru, o conhecimento envolvido na sua fabricação era guardado a sete chaves, uma vez que usado na produção de bebidas, como também de remédios, especialmente na conservação de plantas medicinais.

EFEITOS POTENCIAIS PARAA SAUDE:

 Por inalação: irritação das vias respiratórias, tosse,dispneia,possibilidade de edemas de diversas gravidades em função da concentração e do tempo de exposição.

 Por ingestão: irritação das vias digestivas, náuseas, vomito,hipermotilidade intestinal,diarreia.

 Contato com os olhos: ação irritante

 Exposição crônica: possibilidade de alteração da função hepática, alteração do sistema nervoso central com cefaleia, estado de depressão geral, torpor, vertigem, sonolência.

ESTABILIDADE E REATIVIDADE:

É termicamente estável em condições normais de uso e estocagem. Evite contato com material comburente. O produto pode se inflamar. Pode inflamar-se em contato com ácido mineral oxidante, metais elementares, nitritos, peróxidos e hidroperoxidos inorgânicos. Pode dar produtos tóxicos com ácidos fortes.

MECANISMO DE AÇÃO:

O álcool é uma droga psicotrópica, isto é, uma substância que atua no sistema nervoso central do organismo, causando modificações fisiológicas ou de comportamento. É considerado uma droga dose-dependente por apresentar diferentes ações em diferentes dosagens. Em quantidades moderadas, essa droga apresenta uma função estimulante que causa euforia, desinibição, alegria; porém, é verdadeiramente encaixada na classe de drogas depressoras, pois bloqueia consideravelmente o funcionamento normal do sistema nervoso.

O fenômeno da excitotoxicidade resulta da ativação excessiva da neurotransmissãoglutamatérgica, onde pode ocorrer degeneração neuronal em algumas regiões específicas do SNC.

A administração aguda de etanol produz uma diminuição significativa na concentração de Ca2+, enquanto o uso crônico dessa droga sensibiliza neurônios hipocampais.

Muitos compostos novos como, por exemplo, abecarnil e tiaprida têm sido desenvolvidos para ajudar no tratamento da síndrome de dependência ao etanol. Essas drogas atuam, respectivamente, como agonista parcial na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com