TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALONGAMENTO

Resenha: ALONGAMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  Resenha  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 2

De acordo com o ortopedista Fernando Garcia, a musculatura se contrai nas atividades que fazemos

diariamente ou pela postura incorreta. O alongamento vai justamente relaxar o stress muscular, causado por um trabalho repetitivo ou por exercícios. Segundo Garcia, pessoas de todas as idades podem fazer alongamento, mas, como tudo que se refere ao corpo, é preciso consultar um médico antes de começar.

Praticá-lo é muito comum em atividades físicas esportivas como ginástica e corrida, atividades não esportivas como a ioga e o balé, e em reabilitação como a fisioterapia. Os exercícios de alongamento devem ser realizados, preferencialmente após um bom aquecimento, como corrida leve ou exercícios calistênicos, pois a temperatura muscular geral ou específica afeta a flexibilidade.

É recomendado fazer o alongamento antes dos exercícios, por proporcionar maior agilidade e melhor condicionamento físico, ele também ajuda a impedir lesões musculares. Para se fazer o alongamento não é preciso habilidades atléticas. Para quem tem algum problema específico, basta apenas diminuir a intensidade do alongamento para não forçar asarticulações e os músculos.

Entretanto, devido à vida sedentária, posturas inadequadas, estresse diário e a não realização de alongamentos, o ser humano pode ter estruturas do corpo comprometidas pelo desalinhamento ou sobrecarga que sofrem. Com os músculos tensos ou encurtados, não haverá amplitude normal de movimentos, nem uma boa circulação sangüínea, além de causar desconfortos e até dores.

Estudos recentes indicam que o alongamento muscular não é um fator que previne lesões e sua indicação antes e depois do exercício é controversa. Essencial antes de qualquer prática esportiva é realizer um aquecimento com movimentos diversos e amplos de todos os segmentos corporais. Uma pequena caminhada também é interessante. Assim você sinaliza para seu corpo que irá utiliza-se dos músculos e das articulações. O corpo fica alerta para estes segmentos além de direcionar mais sangue para o local. Para praticar qualquer esporte, de baixo ou alto impacto, essas duas características são super importantes. Por isso, todo cuidado é pouco na hora de preparar o corpo para o treino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com