TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AMINOACIDOS

Artigos Científicos: AMINOACIDOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2014  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  1.966 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Proteínas são macronutrientes constituídos por uma cadeia de aminoácidos unidos por ligações peptídicas. Possuem funções estruturais, de transporte, hormonal, de armazenamento e defesa. Diferenciam-se quimicamente das outras frações de nutrientes que constituem um alimento por possuírem um átomo de nitrogênio em sua composição, diferenciando-se entre si precisamente pelo tipo e qualidade dos aminoácidos que as formam e também pelo modo como estes se encontram unificados. O nosso corpo necessita fortemente de aminoácidos para conseguir sintetizar as suas proteínas, que podem ser de dois tipos distintos, os aminoácidos essenciais e os aminoácidos não essenciais. Aos aminoácidos que o nosso corpo não consegue produzir e que têm de ser ingeridos através dos alimentos, dá-se o nome de aminoácidos essenciais. Fazem parte a isoleucina, leucina, usina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano, valina e ahistidina (nas crianças). Aos aminoácidos que o corpo consegue produzir a partir de outras substâncias dá-se o nome de aminoácidos não essenciais.

OBJETIVO

Reação do Biureto: Esta reação é utilizada para verificar a presença de peptídios com 3 ou mais resíduos de aminoácidos. As proteínas ou peptídeos, quando tratados por uma solução diluída de sulfato de cobre em meio alcalino, apresentam uma coloração púrpura característica.

Reação da Ninhidrina: Esta reação é utilizada para verificar a presença de aminas em solução, dando positivo para proteínas, peptídeos, aminoácidos, aminas primárias e amônia. Foram pipetados 2 ml da solução de ninhidrina (0,1% de ninhidrina em tampão fosfato

Sabendo que o reagente biureto identifica presença de proteínas e que o reagente ninhidrina identifica a presença de aminoácido, o objetivo da aula prática em laboratório foi determinar em qual dos alimentos (água, albumina, glicina, leite sem ferver, leite fervido, amido, suco de frutas, óleo de soja) havia presença de proteínas , ao acrescentar o reagente biureto, e identificar se havia presença de aminoácidos nos mesmo alimentos ao acrescentar o reagente ninhidrina.

Materias utilizados

 Proveta

 Tubos de ensaio

 Pipetas

 Reagentes : ninhidrina e biureto

 Alimentos

Tubos de ensaio Reagente- Ninhidrina Reagente- Biureto

Alimentos/ pipetas

Proveta

Procedimentos

Foi acrescentado 1ml de alimento em tubos de ensaio separados. Logo, em cada tubo, foi acrescentado 1ml de reagente Biureto para identificar presença ou não de proteínas.

Os resultados obtidos foram :

REAGENTE BIURETO

TUBOS DE

ENSAIO ALIMENTOS PRESENÇA (+) OU NÃO (-) DE PROTEÍNAS

1 ÁGUA -

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com