TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Analise Clinicas

Dissertações: Relatorio De Analise Clinicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  2.521 Visualizações

Página 1 de 2

Potencial antimicrobiano in vitro da cepa Amazônica Panus fasciatus, frente aos microrganismos Escherichia colli e Staphylococcus aureus.

Euler Trajano da Costa1; Andrey Azedo Damasceno2; Adriana da Silva Nunes3; Ceci Sales-Campos4; Ademir Castro e Silva; 5.

1 Aluno de Graduação da Universidade do Estado do Amazonas - UEA

2 Aluno de Doutorado da Universidade Federal do Amazonas - PPGBIOTEC - UFAM

3 Aluna de Doutorado da Universidade Federal do Amazonas - PPGBIOTEC - UFAM

4 Pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA

5 Pesquisador da Universidade do Estado do Amazonas - UEA

E-mail: agronoufam@yahoo.com.br

Muitos dos antibióticos utilizados para o tratamento de doenças foram extraídos de fungos a exemplo da Penicilina, substância produzida pelo fungo Penicilium notatum, descoberta por Alexander Fleming em 1928. Dentre estes cabe avaliar a atividade antimicrobiana da cepa Amazônica do fungo Panus fasciatus, frente a microrganismos Escherichia coli e Staphylococcus aureus. As coletas foram realizadas no perímetro rural do município de Tefé-AM, na estrada da EMADE km 6,5. Os exemplares foram desidratados a 35 °C por 24 horas, sendo triturados, para cada 30 gramas do material triturado foi acrescido 250 ml do solvente álcool 70%, utilizando o extrator Soxhlet. Para o extrato a frio utilizou-se as mesmas proporções de material biológico e de solvente, deixando em repouso por um período de 48h. As diluições dos extratos utilizadas foram 0,6 µg para ambos e diluídas separadamente em 20 µl de DMSO por uma questão de polaridade, posteriormente foi acrescido 1,80 ml de água destilada. Os microrganismos foram cultivados em meio nutriente (NA), por 24h em estufa a 37 °C. O crescimento das bactérias foi ajustado a partir da escala de Mac Farland, utilizando-se o tubo 0,5 da mesma concentração padrão, o que equivale a 1,5x108 bactérias/ml. As cepas de E. coli, e S. aureus foram semeadas nas placas de Petri 90x15 mm contendo meio nutriente Mueller Hinton. Adicionou-se em 80 µl dos microrganismos a serem avaliados nas placas de Petri 90x15mm previamente vertidas com o meio e utilizando-se a técnica de difusão de discos de ± 0,5 cm foram adicionados 4 discos por placa, onde em três adicionou-se 60 µl do extrato a ser avaliado e no quarto, o grupo controle adicionou-se 60 µl de DMSO. Posteriormente as placas foram a B.O.D. á temperatura de 37 ºC por 24h. De modo geral os extratos avaliados mostraram-se eficientes frente aos microrganismos E. coli, e S.aureus, ressalta-se entretanto que os melhores resultados foram obtidos frente aos microrganismos E.coli, isso para ambas as técnicas de extração, em Soxhlet e a frio, obtendo halos de inibição 10,49 e 11,09 mm, respectivamente.

Palavras-chave: Fungo; Metabólitos; Antimicrobiano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com