TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Estagio Em Laboratório De Analises Clinicas

Artigo: Relatorio De Estagio Em Laboratório De Analises Clinicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  4.933 Palavras (20 Páginas)  •  12.649 Visualizações

Página 1 de 20

ANHANGUERA EDUCACIONAL

FACULDADES DE BAURU

Relatório de Estágio Supervisionado I

Estágio em Laboratório de Análises Clínicas

Aluna: Valéria Pinto Miranda

RA: 0994000029

Bauru

2º Semestre – 2012

ANHANGUERA EDUCACIONAL

FACULDADES DE BAURU

Relatório de Estágio Supervisionado I

Estágio em Laboratório de Análises Clínicas

Aluna: Valéria Pinto Miranda

RA: 0994000029

Professor supervisor: Giovana de Azevedo Paiva

Relatório apresentado como Conclusão do Estágio Supervisionado do Curso de Ciências Biológicas de Faculdade Anhanguera – Bauru, realizado em Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Estadual Bauru.

Bauru

2º Semestre – 2012

SUMÁRIO

1. Introdução 04

2. Justificativa 05

3. Objetivo 06

3.1 Objetivo Geral 06

3.2 Objetivo Específico 06

4. Metodologia 07

4.1. Coleta de Sangue 07

4.2. Hemograma 08

4.2.1. Hemograma Completo 08

4.2.1.1. Contagem de hemácias e índices hematimétricos 08

4.2.1.2. Hemoglobina Total 10

4.2.1.3. Hematócrito 10

4.2.1.4. Contagem de Leucócitos 11

4.2.1.5. Diferencial de Leucócitos 12

4.2.1.6. Contagem de Plaquetas 13

4.3. Exame de Urina 14

4.3.1. EAS - Urina tipo I 15

4.3.2. EAS (urina tipo I) normal 21

4.4. Tipagem Sanguínea 22

4.5. Lavagem das mãos 22

6. Conclusão 23

7. Referências 24

1. INTRODUÇÃO

As atividades realizadas em Laboratórios de análises clínicas são executas por farmacêuticos, biomédicos, bioquímicos, biólogos e médicos. Estes profissionais são supervisionados e tem seu trabalho validado pelo responsável técnico legal pelo laboratório clínico. A fiscalização do laboratório fica a cargo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e dos técnicos de nível superior por seus respectivos conselhos profissionais. Laboratórios de análises clínicas realizam exames de caráter químico, físico-químico, químico-biológico, fitoquímico, bromatológico, químico-toxicológico, sanitário e químico legal, onde o analista clínico/biólogo analisa os fluidos biológicos humanos e examina os tecidos através da análise microscópica de cortes. SALES (2008).

As atividades realizadas em laboratórios de Análises Clínicas visam compor o diagnóstico do médico, proporcionando assim um diagnóstico mais rápido e eficaz.

Entre os exames solicitados com maior freqüência estão: hemograma completo, contagem de plaquetas, dosagem de glicose, uréia, creatinina, colesterol total e frações, triglicerídeos, ácido úrico, teste imunológico de gravidez, HIV, Dengue, exame parasitológico de fezes, rotina e cultura de urina. Todos estes exames, e os demais não mencionados, são realizados com o propósito de um diagnóstico preciso, proporcionando assim o aumentando da possibilidade de salvar mais vidas humanas. VALLADA (1995).

Antigamente as análises eram feitas manualmente, hoje os profissionais contam com a ajuda de aparelhos automatizados, minimizando assim o tempo para a entrega do resultado, possibilitando o tratamento em tempo menor, além da precisão e uma análise em maior escala. Ainda existem exames que são realizados manualmente, seja por não existir aparelhos para tal procedimento ou pelo fato dos mesmos serem de alto custo. SALLES (2008).

O estágio realizado em laboratório de análises clínicas tornou-se um dos principais locais para este tipo de atividade, onde o Biólogo aprende como executar corretamente os procedimentos nas diversas análises existentes nesses locais. Com a estrutura necessária (microscópios, centrífugas, estufas, banho-maria, meios de cultura e kits de análises que estão à disposição dos alunos sob a orientação dos professores/orientadores) a análise torna-se mais eficaz.

2. JUSTIFICATIVA

De acordo com a Resolução nº 7 de 11 de março, do Conselho Federal de Biologia, onde estabelece as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Ciências Biológicas, determina que, além do Conteúdo Básico (conhecimentos biológicos e das áreas das ciências exatas, da terra e humanas, tendo a evolução como eixo integrador), Conteúdo Específico (para atender as modalidades Licenciatura e Bacharelado), o formando deverá cumprir estágio e atividades complementares.

O estágio curricular deve ser atividade obrigatória e supervisionada que contabilize horas e créditos, a fim de garantir a interação teoria-prática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com