TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANATOMIA – PLEXO LOMBOSSACRAL

Por:   •  8/2/2018  •  Resenha  •  2.847 Palavras (12 Páginas)  •  608 Visualizações

Página 1 de 12

ANATOMIA – PLEXO LOMBOSSACRAL

GRUPO 11

 Plexo braquial é mais complexo que o lombo-sacral porque o plexo braquial está

relacionado com .as inervações que vão para os membros superiores. E os membros superiores são os que tem mais contato em relação a movimento e estabilidade com o meio externo. Já o membro inferior está relacionado mais com a estabilidade e tem menos complexidade. De onde vão sair essas inervações, elas vão sair da medula espinal em duas intumescências, a intumescência cervical que é a primeira dilatação superior, que sai o plexo braquial, e a intumescência lombo-sacral que é a dilatação inferior na medula, por onde sai o plexo lombo-sacral.

 Do plexo braquial vão sair ramos ventrais e dorsais, só que nós vamos 

trabalhar, no plexo só com os ramos ventrais. Na medula saí raiz na parte anterior e posterior quando se juntam a partir do momento que ela perfura  as meninges ela passa a ser o nervo final.  No nervo final ele vai ter o ramo ventral e o ramo dorsal. O ramo dorsal pega qualquer parte da parte posterior do nosso corpo. E o ramo ventral nessas duas intumescências vão formar exatamente esses dois plexos. O plexo braquial dele sai varias ramificações, ramos centrais e eles vao se juntar para aumentar, pelo grau de dificuldade vão aumentar a quantidade de neurônios, então eles vão se juntar para formar os troncos, depois se separam em anteriores e posteriores, depois se juntam de novo e formam os fascículos até chegarem ramos terminais. Para cada ramo terminal desse se dividir exatamente na parte do membro superior. Lembrando também que dentro desses troncos, desses fascículos vão sair ramos colaterais. Então o plexo braquial é muito mais complexo, pois do plexo lombo-sacral vão sair só ramos ventrais que nós temos de a L2 até a L4, apesar de que tem referencias bibliográficas que não colocam a L4, eles só colocam a L2 até a L3, mas na maioria dos livros vocês vão ver que eles encaixam a L4. Quando não encaixam eles comentam: "a L4 vezes tem ramificações que fazem parte também."

 Então eles só vão ter os ramos ventrais e em um momento só é que vão se dividir em anterior e posterior, mas eles praticamente já são ramos terminais ou se juntam para poder gerar o ramos terminal Exatamente pela complexidade diferente dos nossos membros inferiores.

Do plexo lombo sacral, como o próprio nome já diz, fazem parte só duas regiões, aí a região lombar e a região sacral só que na teoria ele separa e vira plexo lombar e plexo sacral, que formam plexo lombo sacral. Então ele se divide mas na pratica é impossível fazer essa separação total porque a parte lombar fica se juntando com a parte sacral para formar exatamente as inervações. 

Outra coisa a L1 não faz parte, como falei o plexo lombo-sacral é formado da a L2 até a L4 , mas da L1 ele saem fibras formando dois nervos cutâneos, mas não seria só esses por nervos cutâneos que eu teria que colocar o L1 fazendo parte do plexo, mas sim porque dele vão sair fibras que vão se juntar aos seguimentos da L2 e vão formar nervos importantes dos membros inferiores é o membro motor e o nervo cultâneo. Como tem fibras da L1 que vão formar esses nervos, então a L1 também é ventral. Mas L1 diferente da L4 , nunca faz parte do plexo lombo sacral, só é citada por conta desse nervo cutâneo.

 Essa figura é a figura mais didática que eu acho, essa figura aqui do DANGELO E FATTINI (Anatomia sistêmica e segmental topográfica). Em relação a teoria o mais didática que eu acho é o GRAY'S ANATOMIA PARA ESTUDANTES DE MEDICINA. Então aqui são exatamente os seguimento que nós temos, então nós temos: L2, L3, L4, L5, S1, S2, S3, S4 e seguimentos dos ramos ventrais saindo dele, saindo exatamente dos forames vertebrais. Só que aqui, ainda tem uma parte da L1 porque vai sair ramificações dela que vai formar esse nervo aqui chamado de nervo femural, exatamente por sair ramificações dele é que ele também vai ter que ser citado. Então só os ramos ventrais que nós temos aí que são esses escurinhos aqui, todos eles e esses branquinhos são os únicos que eu digo que vou ter divisões, então o único lugar, o único momento, em que vão ter divisões dos ramos ventrais é exatamente nessa região aqui da lombar, então ele vai ter divisões anteriores e divisões posteriores. Os posteriores continuam sendo os escurinhos, ramos ventrais dos seguimentos, mas são bem escurinhos, e os branquinhos sendo as divisões anteriores. Então aqui nós temos o que? Na L1 vai sair aqueles cutâneos que falei para vocês quando se chama cutâneo já se sabe que é só pele, não tem relação com músculo. Então como cutâneo nós temos o ístimo e o iguinal. O ístimo que é esse aqui  ele vai sair exatamente das fibras de L1 e ele vai diretamente para a pele região lateral da nádega e é ele que vai inervar toda essa região lateral da nádega. Além disso vão sair fibras pra região do pudendo, mas ele não é do pudendo, a parte principal dele da pele é exatamente a lateral da nádega. A outra é a iguinal que vai pra região do pudendo. As fibras da L1 que se juntam na verdade com as fibras  da L2, vão formar o nervo aqui que é o nervo femural ele vai descer exatamente pela parte interna  do osso do quadril e vai passar uma parte dele por um ligamento inguinal um deles vai passar  por baixo de ligamento inguinal, exatamente a parte femural. Então a parte femural vai para parte anterior da coxa. Nessa parte anterior da coxa, exatamente nessa região daqui, vai ter o que nós chamamos de triângulo femoral, é no formato de um triângulo aqui, formado pelo: a parte superior do ligamento inguinal, o músculo sartório, e aqui o músculo adutor longo. Então os três formam o triângulo femoral.

11:00-22:00

Nervos Lombares

E aqui o músculo adutor longo. Aqui os três formam exatamente o trígono que eu tenho aqui. O que seria importante neles? Feixe fascículo nervoso(?)(11:12) que é a veia, artéria e o nervo femural. Então aqui é uma região delicada e é onde esse nervo, a parte femural(nervo genito-femural) dele, a parte da pele ele vai estar inervando. A parte femural é essa da pele e a parte muscular é a parte genito(?)(11:36) que ele vai estar aqui com o músculo cremaster e os lábios maiores do pudendo. Então o genito femural como é limitado(?) e ele pega invervações da L1, por isso que a L1 é citada. Quais são os nervos do ramo lombar? Primeiro, o gênito-femural. Segundo, nós temos aqui saindo ramos ventrais da L2,3 e 4. A formação dele, divisões anteriores da L2,3 e 4 vão formar o nervo obituratório que é importante tanto muscular quanto cutâneo e vai passar pelo quadril pelo forame obturado(?)(13:36). Esse nervo obturatório é formado por ramos que saem da L2,3 e 4 e passam pelo forame obturado e a parte muscular vai invervar todos os músculos do compartimento medial da coxa. Além disso ele vai inervar a parte inferior e medial coxa com sua parte cutânea. Então, das divisões anteriores da L 2,3 e 4 eu tenho o nervo obturatório. Mas das divisões posteriores de L 2,3 e 4 tenho o nervo femural, que se dirige pra parte anterior da coxa passando por dentro ligamento inguinal e vai formar aquele feixe fascículo nervoso(?), artéria, veia e nervo, que eu comentei. Ele vai inervar toda a muscular anterior e lateral da coxa e pele toda a região anterior da coxa. Então, o nervo femoral é tanto muscular quanto cutâneo.  Muscular ele vai inervar todos os músculos do compartimento anterior da coxa e  cutâneo toda a parte anterior da coxa menos a região do trígono femural que é inervado pelo genito-femural. L2 e L3 formam o nervo cutâneo femural-lateral que passa pela crista ilíaca e vai se dirigir para a parte lateral. Ele inerva toda a coxa lateral cutânea. Nervos cutâneos da parte anterior: Nervo femural no trígono genito-femural; na parte lateral, cutâneo femural-lateral e a medial pelo nervo obituratório.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (128.2 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com