TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANEMIA FALCIFORME

Monografias: ANEMIA FALCIFORME. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/2/2015  •  795 Palavras (4 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 4

ANEMIA FALCIFORME

Anemia falciforme é o nome dado a uma doença hereditária que causa a malformação das hemácias, que assumem forma semelhante a foices (de onde vem o nome da doença), com maior ou menor severidade de acordo com o caso, o que causa deficiência do transporte de oxigênio nos indivíduos acometidos pela doença. É comum na África, na Europa mediterrânea, no Oriente Médio e regiões da Índia.

A expectativa de vida é encurtada, com estudos reportando uma expectativa de vida média de 42 e 48 anos, em indivíduos masculinos e femininos, respectivamente.

Esta expectativa de vida encurtada é resultado de algumas das complicações associadas à AF, como por exemplo, megaesôfago, cardiomiopatia restritiva, sepse, doenças das vias biliares e câncer de intestino.

ORIGEM

A presença da anemia falciforme, é determinada por uma quantidade elevada de hemácias deformadas.

Em indivíduos normais, as células de transporte de gases, HEMÁCIAS, TÊM FORMA ARREDONDADA CÔNCAVA E FLEXÍVEL, e possuem em si MOLÉCULAS DE HEMOGLOBINA, que sao responsáveis por fazer as ligações gasosas. Essa constituição permite que essas células consigam executar sua função mesmo através dos mais finos capilares.

A formação dessa hemoglobina é determinada por um par genético no cromossoma 11, que sofre alteração nos indivíduos falciformes.

Nos indivíduos falciformes as hemacias consegue transportar o oxigênio mas, quando o mesmo passa para os tecidos, as moléculas da sua hemoglobina se AGLUTINAM EM FORMAS GELATINOSAS DE POLÍMEROS, QUE ACABAM POR DISTORCER AS HEMÁCIAS, TORNAMDO-SE DURAS E QUEBRADIÇAS DEVIDO ÀS MUDANÇAS NA SUA MEMBRANA.

Quando recebem novamente o oxigênio, podem ou não reganhar seu formato: após algum tempo, por não suportar bem modificações físicas, a hemoglobina pode manter a forma gelatinosa permanentemente e, consequentemente, a deformação que ela gera. NESSA FORMA, SUA VIDA ÚTIL SE EXTINGUE MAIS RAPIDAMENTE, O QUE PODE VIR A CAUSAR ANEMIA HEMOLÍTICA (OU COMUM). CONTUDO, AO CONTRÁRIO DA ANEMIA COMUM, NÃO HÁ TRATAMENTO DEFINITIVO PARA A FORMA FALCIFORME.

SINTOMAS

Há a presença de alguns dos sintomas clássicos da anemia, causados pelo déficit de hemácias (uma vez que estas tendem a ter sua vida útil encurtada). Desses podem-se citar FADIGA, ASTENIA (FRAQUEZA ORGÂNICA, PORÉM SEM PERDA REAL DA CAPACIDADE MUSCULAR.) E PALIDEZ (PRINCIPALMENTE NAS CONJUNTIVAS E MUCOSAS).

Há contudo a presença de uma gama de sintomas característicos da anemia falciforme aguda, que são causados pelo aumento da viscosidade sanguínea que é a aglomeração de hemacias comprometidas. Por causa disso pode haver formação de TROMBOS (COÁGULOS) NAS MAIS DIVERSAS ÁREAS DO ORGANISMO, COM DÉFICE DO TRANSPORTE SANGUÍNEO PARA A ÁREA. EM REGIÕES MUSCULARES OU CONJUNTIVAS, ISSO PODE CAUSAR CRISES DE DOR INTENSA.

Concomitantemente a isso, há um aumento do número de hemácias comprometidas, uma vez que a acidose e a deficiência de oxigênio facilita a deformação permanente. Pode causar também hemorragia, descolamento retiniano, priapismo, acidente vascular cerebral, enfarte, calcificações em ossos com dores agudas, insuficiência renal e pulmonar, dependendo da fase de vida. Nas mãos e nos pés principalmente das crianças, pode haver tumefacção causado pela obstrução de vasos naquelas áreas, também acompanhado de dor. Pode ainda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com