TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANEURISMA CEREBRAL

Trabalho Universitário: ANEURISMA CEREBRAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/2/2014  •  1.001 Palavras (5 Páginas)  •  538 Visualizações

Página 1 de 5

ANEURISMA CEREBRAL

CONCEITO

Aneurisma cerebral, ou aneurisma sacular, é uma dilatação que se forma na parede enfraquecida de uma artéria do cérebro. A pressão normal do sangue dentro da artéria força essa região menos resistente e dá origem a uma espécie de bexiga que pode ir crescendo lenta e progressivamente. Os maiores riscos desse afrouxamento do tecido vascular são ruptura da artéria e hemorragia ou compressão de outras áreas do cérebro.

A ruptura inicial de um aneurisma cerebral leva à morte quase um terço dos pacientes. Alguns pacientes apresentam dois ou mais episódios de hemorragia do aneurisma cerebral. Em cada uma das hemorragias o risco de morte vai se somando.

São raros os aneurismas congênitos, mas a pessoa pode nascer com tendência à fragilidade dos vasos e à formação de aneurismas.

Em geral, os episódios de ruptura e sangramento ocorrem a partir da 5ª década de vida, afetam mais as mulheres e tornam-se mais comuns à medida que a pessoa envelhece.

Aneurisma cerebral é uma doença grave. Apenas 2/3 dos pacientes sobrevivem, mas cerca da metade permanece com seqüelas importantes que comprometem a qualidade de vida.

FISIOPATOLOGIA

A degeneração cística da camada média descreve a degeneração e fragmentação de fibras elásticas, perda de músculo liso, aumento do depósito de colágeno e acúmulo de cistos mucóides intersticiais. Isto está presente na síndrome de Marfan e em outras formas genéticas de aneurisma, um processo que pode ser acelerado pela hipertensão. Estas alterações causam fraqueza progressiva da parede aórtica, levando à formação do aneurisma.

A aterosclerose também está envolvida no processo de formação do aneurisma.

FATORES DE RISCO

Os fatores que podem aumentar o risco de aneurisma cerebral incluem:

 Arteriosclerose.

 Fumo - há oito vezes mais risco de desenvolver aneurisma se a pessoa fuma.

 Histórico familiar de aneurisma, doença cardíaca ou outros problemas nas artérias.

 Hipertensão arterial (pressão alta facilita o desenvolvimento e a ruptura dos aneurismas);

 Dislipidemia (aumento dos níveis de colesterol e triglicérides);

 Diabetes;

 Cigarro;

 Álcool.

 Uso de entorpecentes como cocaína.

COMPLICAÇÕES

 Embolia distal: pode ocorrer embolização de trombo, debris de ateroma ou cristais de colesterol, afetando o leito arterial distal. Pode ocorrer em pacientes com aneurisma de aorta torácica ou ateromas e em pacientes que realizam angiografia, cirurgia de grandes vasos ou terapia trombolítica.

 Isquemia renal: as complicações renais podem ser agudas, subagudas ou crônicas, com dor em flanco, febre, hematúria e náuseas.

 Isquemia mesentérica

 Isquemia periférica

 Ruptura

 Dissecção

CONSEQUÊNCIAS

A conseqüência do rompimento do aneurisma cerebral é um fenômeno patológico, chamado de acidente vascular cerebral hemorrágico ou AVC ou AVCH (derrame, na linguagem popular). Os aneurismas, na maioria dos casos, não geram qualquer tipo de sintoma até a sua ruptura e sangramento, menos freqüente o aneurisma pode crescer, comprimindo estruturas como nervos causando paralisia como acontece freqüentemente a queda de uma pálpebra subitamente, indicando possibilidade de ruptura. Existem outras causas de AVCH e o sangramento por aneurisma não é a causa mais freqüente. Pode haver sangramento para dentro do tecido cerebral (menos comum); hemorragia sub-aracnoide, HSA, também conhecida como hemorragia meníngea espontânea ou para dentro dos ventrículos cerebrais, podendo provocar hidrocefalia. A ocorrência da hemorragia é em geral súbita, repentina, com duração dos sintomas e sua intensidade variáveis, passível de produzir alterações da consciência, da motricidade, da palavra, entre outras. Cefaléia súbita, descrita como a dor de cabeça mais forte que o indivíduo sente em toda a sua vida, acompanhada de desmaio (perda da consciência) e vômitos são a tríade de sintomas mais comuns na HSA.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com