TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DOS RESULTADOS DAS COLETAS EXTERNAS E DA CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE PARA O HUCFF JUNTO À COMUNIDADE DA UFRJ

Por:   •  12/9/2019  •  Abstract  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 2

ANÁLISE DOS RESULTADOS DAS COLETAS EXTERNAS E DA CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE PARA O HUCFF JUNTO À COMUNIDADE DA UFRJ

Castro PHR, Nogueira CM, Santos AA

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Objetivo: Desde o ano de 2002 o Serviço de Hemoterapia do HUCFF vem realizando, um Programa de Coletas Externas (CE) em parceria com diversas instituições. Em 2007 foram realizadas quatro CE, sendo duas no Centro de Tecnologia (CT) e duas no Centro de Ciências da Saúde (CCS), além de uma ampla Campanha para toda a comunidade da UFRJ. Nosso objetivo foi o de analisar os resultados das CE e da Campanha de Doação de Sangue para o HUCFF.

Material e método: Foi feito um levantamento de todas as doações realizadas nas CE e analisados parâmetros por sexo, faixa etária, primeira doação para o HUCFF (“doadores novos” ou DN), tipo sanguíneo e aptidão na triagem clínica.

Resultados: Foram no total 407 doadores candidatos, que representaram 76,8% do total de CE em 2007. Destes, foram 165 no CCS (82,5 por dia) e 242 no CT (60,5 por dia). A média de doadores que nunca haviam doado no HUCFF foi de 79%. No entanto, a média de aptidão na Triagem dos DN (67,3%) foi inferior a dos DA (82,6%). As CE na UFRJ representaram de 8,8% a 13% (média 10,3%) do total de doadores candidatos nos meses que ocorreram, e 5% do total anual. O número de doadores por dia nas CE foi em média 47% maior que nas coletas no HUCFF.

Conclusão: O objetivo das CE é complementar os estoques de sangue e principalmente facilitar, para o candidato a doador, a oportunidade da doação. Os doadores costumam ter menores prevalências de marcadores de doenças infecciosas que o observado na media geral. Com isso, procura-se não apenas obter um maior número de doações, mas também obter novos doadores, que poderão em outra ocasião ir pessoalmente ao HU. Nesse sentido, levando em conta a localização do HUCFF, a proximidade da comunidade de alunos, professores e funcionários da UFRJ é de fundamental importância. Ainda são necessários muitos avanços, sobretudo na parte de transporte e composição de equipe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (74.4 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com