TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE SUCINTA SOBRE OS ASPECTOS ANATÔMICOS E OS TRANSTORNOS DO CRISTALINO OCULAR

Por:   •  26/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.176 Palavras (13 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

Tema................................................................................................. 04

Delimitação do tema......................................................................... 04

Problematização............................................................................... 05

Objetivos............................................................................................ 06

Justificativa........................................................................................ 07

Metodologia....................................................................................... 09

Referencial Teórico........................................................................... 10

Referencias........................................................................................ 14

TEMA:

Aspectos Anatômicos e os Transtornos do Cristalino Ocular.

DELIMITAÇÃO DO TEMA

Essa pesquisa propõe conhecer e expor os aspectos anatômicos do cristalino ocular, enfatizando seu desenvolvimento e suas características funcionais quando em situação normal. Não pretende auferir ou procurar respostas em laboratório nem tampouco, empreitar em estudos de caso ou plano de intervenção em programa de atenção à saúde que pretendam averiguar aspectos estatísticos dessa temática. Não temos a intenção de conhecer números nem refletir sobre a situação da atenção a saúde da visão.

Em suma, o que se pleiteia com esse estudo é: elaborar um levantamento bibliográfico rico, que ponha a pesquisadora em contato direto com a maior quantidade de material já publicado sobre esse tema, permitindo assim, reforçar ou refutar informações já publicadas. Objetiva-se dá clareza em relação a essas informações, traduzindo-as para uma linguagem menos aplicada ao setor médico e mais facilmente apropriável pelo segmento de pesquisas da optometria.

A ideia portanto, é conhecer os aspectos da saúde ocular ligados ao cristalino e seu bom estado de funcionamento. Também conhecer e refletir sobre as medidas que podem ser tomadas pra prevenção de problemas ou doenças da lente.

Assim, esse estudo servirá também para exposição do conjunto dos transtornos do Cristalino constantes na Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID 10: H25-28). Essa exposição visa facilitar o acesso a informações técnicas que, sendo trazidas com clareza, são capazes de auxiliar indivíduos na conservação da saúde dos olhos.

Espera-se portanto, conhecer e expor a anatomia do cristalino, seus transtornos e a relação que se pode estabelecer entre profissional optometrista e cuidados com a conservação da boa visão mediante a prevenção e trato de doenças do cristalino. Espera-se que isso possa colaborar com a construção de elementos que tragam maior clareza sobre a identidade desse profissional e sobre os desafios de ser um dos elos no cuidados com a visão das pessoas.

PROBLEMATIZAÇÃO

Durante investigações acerca das estruturas que garantem uma visão saudável, percebemos uma evidente escassez de pesquisas sobre os aspectos anatômicos e funcionais do Cristalino Ocular. De fato, nota-se que os trabalhos nessa temática são publicados em dois extremos: ou com característica estritamente conceituativas, resumidas e sem o uso de muitos referenciais metodológicos, ou em caráter estritamente médico apresentando aspectos que importam a uma abordagens mais clinica (cirúrgica)

São escassos, também, os materiais publicados na acerca dos transtornos que acometem o Cristalino. A maior parte dessas publicações não colaboram com a criação de uma cultura de cuidados com a saúde dos olhos, pois direcionam-se a áreas muito especifica, não podendo ser assimiladas por pessoas comuns – interessadas em conhecer mais sobre a preservação da visão.

Essa pesquisa pretende colecionar informações bem especificas sobre essa parte da estrutura ocular (cristalino), trazendo detalhes sobre sua formação e desenvolvimento e sintetizando, de forma mais clara, as doenças classificadas nos tópicos H 25-28 , do CID 10.

As questões-problemas que nortearão essa pesquisa são as seguintes: como se desenvolve e quais são as características do cristalino ocular saudável? Qual a função e a importância desse elemento para a boa visão? Quais são os transtornos/doenças mais comuns desse estrutura e como são tratadas? Que cuidados devem ser tomados para se garantir a saúde do cristalino? Como o profissional da optometria pode colaborar para a difusão de uma educação de saúde dos olhos e de prevenção e trato das doenças do o cristalino?

A questão principal a que temos a intenção de abordar é aquela que relaciona o profissional da optometria e a saúde dos olhos. Nesse perspectiva, essa pesquisa se propõe a responder a questão central: como o optometrista pode colaborar com a formação de uma cultura de preservação da boa visão e de cuidados com o cristalino?

São muitos os desafios que a optometria enfrenta para poder se consolidar como aliada a saúde e, acreditamos que é por meio da pesquisa e do debate que podemos reafirmar a identidade do profissional dessa área, apresentando-a a sociedade como fundamental para a promoção da boa visão humana.

OBJETIVOS

Objetivo Geral

- Apresentar as características anatômicas e funcionais do Cristalino ocular, bem como os transtornos que o acometem.

Objetivos Específicos

- Refletir sobre a necessidade de criação de uma cultura de atenção a saúde dos olhos, em especial, a da saúde e trato de distúrbios do cristalino

- Relacionar e expor as doenças do cristalino categorizadas no CID 10

- Refletir sobre o papel do profissional da optometria na construção de uma cultura de cuidados com a saúde dos olhos, em especial, da prevenção e trato de transtornos da lente ocular humana.

JUSTIFICATIVA

A princípio, faz-se oportuno dizer que os olhos são órgãos fundamentais para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (146.7 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com