TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS DE BIOLOGIA

Artigos Científicos: APS DE BIOLOGIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  640 Palavras (3 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 3

4ª Aula Teórica

Carboidratos

Os carboidratos (também chamados sacarídeos, glicídios, oses, hidratos de carbono ou açúcares), são definidos, quimicamente, como poli-hidróxi-cetonas (cetoses) ou poli-hidróxi-aldeídos (aldoses), ou seja, compostos orgânicos com, pelo menos três carbonos onde todos os carbonos possuem uma hidroxila, com exceção de um, que possui a carbonila primária (grupamento aldeídico) ou a carbonila secundária (grupamento cetônico). Possuem fórmula empírica Cn (H2O)m desde os mais simples (os monossacarídeos, onde n = m) até os maiores (com peso molecular de até milhões de daltons).

Lipídios

São substâncias caracterizadas pela baixa solubilidade em água e outros solvente polares e alta solubilidade em solventes apolares. São vulgarmente conhecidos como gorduras e suas propriedades físicas estão relacionadas com a natureza hidrófoba das suas estruturas, sendo todos sintetizados a partir da acetil-CoA.

Proteínas

É o polímero biológico, mas abundante do corpo humano. São constituídos por monômeros chamados aminoácidos. A palavra proteína deriva do grego proteios, que significa de sua importância.

Ácidos nucléicos

Ácidos Nucleicos: Ácido Desoxirribonucléico (DNA) e Ácido Ribonucléico (RNA)

Importância do ácido desoxirribonucléico (DNA), do ácido ribonucléico (RNA) e do trifosfato de adenosina (ATP). Os ácidos nucleicos são moléculas orgânicas gigantes contendo carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e fósforo. Existem dois tipos principais: o ácido desoxirribonucléico (DNA) e o ácido ribonucléico (RNA).

As estruturas fundamentais dos ácidos nucleicos são os nucleotídeos. Uma molécula de DNA é uma cadeia composta de unidades de nucleotídeos repetidas. Cada nucleotídeo do DNA consiste de três partes básicas os nucleotídeos são as estruturas fundamentais dos ácidos nucléicos.

VITAMINAS

Vitaminas são compostos que têm ação reguladora sobre o aproveitamento dos alimentos. São fatores acessórios sem os quais os alimentos não se integram ao organismo. As vitaminas são indispensáveis à vida (vitamina = amina da vida) e sua deficiência produz distúrbios sérios na nutrição, ocasionando carências denominadas hipovitaminoses ou avitaminoses.

Geralmente as vitaminas são pensadas como um grupo de componentes necessários em quantidades diminutas no organismo e necessárias para o metabolismo celular normal, crescimento e manutenção do tecido. Usualmente as vitaminas estão dividias de acordo com duas classificações amplas, hidro e lipossolúveis. Uma lista e a classificação das vitaminas pode ser encontrada na Tabela 8.1. A solubilidade das vitaminas afeta sua forma e função dentro das células. As vitaminas hidrossolúveis incluem o grupo do complexo B e ácido ascórbico (vitamina C). Todas essas vitaminas apresentam a característica comum de sua habilidade para atuar como coenzimas ou cofatores nas reações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com